Um caminho de aprendizagens na Educação de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rita Andreia Ribeiro dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7807
Resumo: O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o percurso que realizei no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Politécnico de Leiria, no ano letivo 2020/2021 e 2021/2022. Este relatório encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte relata a experiência na Prática Pedagógica em contexto de creche e a segunda centra-se na valência de jardim de infância numa Instituição Particular e na rede pública. A primeira parte demonstra as aprendizagens realizadas em contexto de creche, bem como um ensaio investigativo com crianças de 32 e 37 meses de idade. Este estudo visou i) identificar evidências matemáticas presentes nos momentos de brincadeira livre de duas crianças de 32 e 37 meses; ii) descrever e analisar os momentos de brincadeira livre observados; iii) refletir sobre a importância da emergência matemática, em contexto de creche. Para tal, adotou-se a metodologia qualitativa, recorrendo à observação participante e ao registo videográfico para a recolha dos dados. Os resultados obtidos revelam que crianças em creche demonstram ideias matemáticas nas suas brincadeiras livres relacionadas com os conceitos de álgebra, número, geometria, medição e padrões. A segunda e terceira partes revelam as reflexões sobre experiências e aprendizagens adquiridas resultantes das Práticas Pedagógicas de Jardim de Infância I (rede privada) e Jardim de Infância II (rede pública). O portfólio e a Metodologia de Trabalho por Projeto assumiram-se como aspetos primordiais para a minha formação como futura educadora de infância. No final, expõe-se a conclusão, as referências bibliográficas e os anexos.
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