Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do Brincar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carolina Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7720
Resumo: O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata o meu percurso académico durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório encontra-se dividido em três partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche, a segunda ao contexto de Jardim de Infância numa instituição Privada e a terceira parte referente ao Contexto de Jardim de Infância da Rede Pública. Na primeira parte apresenta-se a reflexão acerca do percurso e as aprendizagens vivenciadas em contextos de Creche, mais especificamente o papel do educador e a rotina. Numa segunda parte apresenta-se a reflexão acerca de todas as aprendizagens em contexto de Jardim de Infância privado, como a relevância do ciclo interativo e a importância do brincar para o desenvolvimento e aprendizagens das crianças. Nesta segunda parte, é apresentado o ensaio investigativo sobre o Brincar e a aprendizagem e desenvolvimento das crianças que visou: i) Conhecer as brincadeiras escolhidas pelas crianças; ii) Identificar as aprendizagens das crianças no decorrer das brincadeiras na sala; iii) Identificar as aprendizagens das crianças no decorrer das brincadeiras no exterior; iv) Conhecer as conceções das crianças, do educador e dos pais acerca do brincar enquanto estratégia de aprendizagem; v) Refletir sobre a importância do brincar enquanto estratégia de aprendizagem. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo contou com a participação de sete crianças, uma educadora e 19 pais. Os dados foram recolhidos através de observação direta com recurso a gravações audiovisuais, questionários e entrevistas. Os resultados revelaram que as conceções dos pais, da educadora e das crianças indicam que a aprendizagem e o desenvolvimento estão intimamente interligados com o brincar. Na terceira parte, reflete-se sobre a metodologia de trabalho por projeto, o envolvimento das famílias e a diferenciação pedagógica. Por último, apresentam-se a conclusão final, referências bibliográficas e os apêndices.
id RCAP_829e6b3456da832d0a1708595c93da0f
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7720
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do BrincarEducação Pré-EscolarAprendizagemBrincarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata o meu percurso académico durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório encontra-se dividido em três partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche, a segunda ao contexto de Jardim de Infância numa instituição Privada e a terceira parte referente ao Contexto de Jardim de Infância da Rede Pública. Na primeira parte apresenta-se a reflexão acerca do percurso e as aprendizagens vivenciadas em contextos de Creche, mais especificamente o papel do educador e a rotina. Numa segunda parte apresenta-se a reflexão acerca de todas as aprendizagens em contexto de Jardim de Infância privado, como a relevância do ciclo interativo e a importância do brincar para o desenvolvimento e aprendizagens das crianças. Nesta segunda parte, é apresentado o ensaio investigativo sobre o Brincar e a aprendizagem e desenvolvimento das crianças que visou: i) Conhecer as brincadeiras escolhidas pelas crianças; ii) Identificar as aprendizagens das crianças no decorrer das brincadeiras na sala; iii) Identificar as aprendizagens das crianças no decorrer das brincadeiras no exterior; iv) Conhecer as conceções das crianças, do educador e dos pais acerca do brincar enquanto estratégia de aprendizagem; v) Refletir sobre a importância do brincar enquanto estratégia de aprendizagem. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo contou com a participação de sete crianças, uma educadora e 19 pais. Os dados foram recolhidos através de observação direta com recurso a gravações audiovisuais, questionários e entrevistas. Os resultados revelaram que as conceções dos pais, da educadora e das crianças indicam que a aprendizagem e o desenvolvimento estão intimamente interligados com o brincar. Na terceira parte, reflete-se sobre a metodologia de trabalho por projeto, o envolvimento das famílias e a diferenciação pedagógica. Por último, apresentam-se a conclusão final, referências bibliográficas e os apêndices.Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deIC-OnlineMartins, Carolina Soares2022-09-23T15:16:08Z2022-07-042022-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7720TID:203068173porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:49Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:36.974170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do Brincar
title Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do Brincar
spellingShingle Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do Brincar
Martins, Carolina Soares
Educação Pré-Escolar
Aprendizagem
Brincar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do Brincar
title_full Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do Brincar
title_fullStr Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do Brincar
title_full_unstemmed Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do Brincar
title_sort Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do Brincar
author Martins, Carolina Soares
author_facet Martins, Carolina Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Carolina Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Aprendizagem
Brincar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Aprendizagem
Brincar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata o meu percurso académico durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório encontra-se dividido em três partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche, a segunda ao contexto de Jardim de Infância numa instituição Privada e a terceira parte referente ao Contexto de Jardim de Infância da Rede Pública. Na primeira parte apresenta-se a reflexão acerca do percurso e as aprendizagens vivenciadas em contextos de Creche, mais especificamente o papel do educador e a rotina. Numa segunda parte apresenta-se a reflexão acerca de todas as aprendizagens em contexto de Jardim de Infância privado, como a relevância do ciclo interativo e a importância do brincar para o desenvolvimento e aprendizagens das crianças. Nesta segunda parte, é apresentado o ensaio investigativo sobre o Brincar e a aprendizagem e desenvolvimento das crianças que visou: i) Conhecer as brincadeiras escolhidas pelas crianças; ii) Identificar as aprendizagens das crianças no decorrer das brincadeiras na sala; iii) Identificar as aprendizagens das crianças no decorrer das brincadeiras no exterior; iv) Conhecer as conceções das crianças, do educador e dos pais acerca do brincar enquanto estratégia de aprendizagem; v) Refletir sobre a importância do brincar enquanto estratégia de aprendizagem. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo contou com a participação de sete crianças, uma educadora e 19 pais. Os dados foram recolhidos através de observação direta com recurso a gravações audiovisuais, questionários e entrevistas. Os resultados revelaram que as conceções dos pais, da educadora e das crianças indicam que a aprendizagem e o desenvolvimento estão intimamente interligados com o brincar. Na terceira parte, reflete-se sobre a metodologia de trabalho por projeto, o envolvimento das famílias e a diferenciação pedagógica. Por último, apresentam-se a conclusão final, referências bibliográficas e os apêndices.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-23T15:16:08Z
2022-07-04
2022-07-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7720
TID:203068173
url http://hdl.handle.net/10400.8/7720
identifier_str_mv TID:203068173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136998796034048