A investigação ao serviço de uma educação de qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/611 |
Resumo: | O presente texto espelha algumas reflexões da autora sobre a construção do conhecimento educativo e foi escrito com o objectivo de acompanhar um conjunto de artigos de investigação, produtos de trabalhos de pesquisa, realizados no âmbito de um curso de mestrado no domínio da Psicologia da Educação. Depois de equacionar o conhecimento como um processo colectivo de que cada geração possui o usufruto, a autora reforça a necessidade de produção científica no domínio educativo, elencando um conjunto de áreas de pesquisa essenciais à universalização da qualidade das aprendizagens dos alunos, a uma melhor gestão e liderança da educação e ao desenvolvimento da profissionalidade docente. |
id |
RCAP_1c7ecac31ee7b1fc5b3d231bea1d3c27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/611 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A investigação ao serviço de uma educação de qualidadeO presente texto espelha algumas reflexões da autora sobre a construção do conhecimento educativo e foi escrito com o objectivo de acompanhar um conjunto de artigos de investigação, produtos de trabalhos de pesquisa, realizados no âmbito de um curso de mestrado no domínio da Psicologia da Educação. Depois de equacionar o conhecimento como um processo colectivo de que cada geração possui o usufruto, a autora reforça a necessidade de produção científica no domínio educativo, elencando um conjunto de áreas de pesquisa essenciais à universalização da qualidade das aprendizagens dos alunos, a uma melhor gestão e liderança da educação e ao desenvolvimento da profissionalidade docente.Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLSim-Sim, Inês2011-11-25T14:25:38Z2005-032005-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/611porDa Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2005 Vol VI Nº1 13-210874-9620info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:37:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:51.719160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A investigação ao serviço de uma educação de qualidade |
title |
A investigação ao serviço de uma educação de qualidade |
spellingShingle |
A investigação ao serviço de uma educação de qualidade Sim-Sim, Inês |
title_short |
A investigação ao serviço de uma educação de qualidade |
title_full |
A investigação ao serviço de uma educação de qualidade |
title_fullStr |
A investigação ao serviço de uma educação de qualidade |
title_full_unstemmed |
A investigação ao serviço de uma educação de qualidade |
title_sort |
A investigação ao serviço de uma educação de qualidade |
author |
Sim-Sim, Inês |
author_facet |
Sim-Sim, Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sim-Sim, Inês |
description |
O presente texto espelha algumas reflexões da autora sobre a construção do conhecimento educativo e foi escrito com o objectivo de acompanhar um conjunto de artigos de investigação, produtos de trabalhos de pesquisa, realizados no âmbito de um curso de mestrado no domínio da Psicologia da Educação. Depois de equacionar o conhecimento como um processo colectivo de que cada geração possui o usufruto, a autora reforça a necessidade de produção científica no domínio educativo, elencando um conjunto de áreas de pesquisa essenciais à universalização da qualidade das aprendizagens dos alunos, a uma melhor gestão e liderança da educação e ao desenvolvimento da profissionalidade docente. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-03 2005-03-01T00:00:00Z 2011-11-25T14:25:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/611 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2005 Vol VI Nº1 13-21 0874-9620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133358569029632 |