A investigação ao serviço de uma educação de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sim-Sim, Inês
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/611
Resumo: O presente texto espelha algumas reflexões da autora sobre a construção do conhecimento educativo e foi escrito com o objectivo de acompanhar um conjunto de artigos de investigação, produtos de trabalhos de pesquisa, realizados no âmbito de um curso de mestrado no domínio da Psicologia da Educação. Depois de equacionar o conhecimento como um processo colectivo de que cada geração possui o usufruto, a autora reforça a necessidade de produção científica no domínio educativo, elencando um conjunto de áreas de pesquisa essenciais à universalização da qualidade das aprendizagens dos alunos, a uma melhor gestão e liderança da educação e ao desenvolvimento da profissionalidade docente.
id RCAP_1c7ecac31ee7b1fc5b3d231bea1d3c27
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A investigação ao serviço de uma educação de qualidadeO presente texto espelha algumas reflexões da autora sobre a construção do conhecimento educativo e foi escrito com o objectivo de acompanhar um conjunto de artigos de investigação, produtos de trabalhos de pesquisa, realizados no âmbito de um curso de mestrado no domínio da Psicologia da Educação. Depois de equacionar o conhecimento como um processo colectivo de que cada geração possui o usufruto, a autora reforça a necessidade de produção científica no domínio educativo, elencando um conjunto de áreas de pesquisa essenciais à universalização da qualidade das aprendizagens dos alunos, a uma melhor gestão e liderança da educação e ao desenvolvimento da profissionalidade docente.Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLSim-Sim, Inês2011-11-25T14:25:38Z2005-032005-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/611porDa Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2005 Vol VI Nº1 13-210874-9620info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:37:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:51.719160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A investigação ao serviço de uma educação de qualidade
title A investigação ao serviço de uma educação de qualidade
spellingShingle A investigação ao serviço de uma educação de qualidade
Sim-Sim, Inês
title_short A investigação ao serviço de uma educação de qualidade
title_full A investigação ao serviço de uma educação de qualidade
title_fullStr A investigação ao serviço de uma educação de qualidade
title_full_unstemmed A investigação ao serviço de uma educação de qualidade
title_sort A investigação ao serviço de uma educação de qualidade
author Sim-Sim, Inês
author_facet Sim-Sim, Inês
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Sim-Sim, Inês
description O presente texto espelha algumas reflexões da autora sobre a construção do conhecimento educativo e foi escrito com o objectivo de acompanhar um conjunto de artigos de investigação, produtos de trabalhos de pesquisa, realizados no âmbito de um curso de mestrado no domínio da Psicologia da Educação. Depois de equacionar o conhecimento como um processo colectivo de que cada geração possui o usufruto, a autora reforça a necessidade de produção científica no domínio educativo, elencando um conjunto de áreas de pesquisa essenciais à universalização da qualidade das aprendizagens dos alunos, a uma melhor gestão e liderança da educação e ao desenvolvimento da profissionalidade docente.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03
2005-03-01T00:00:00Z
2011-11-25T14:25:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/611
url http://hdl.handle.net/10400.21/611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2005 Vol VI Nº1 13-21
0874-9620
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133358569029632