Uma criança com perturbação do espectro do autismo : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Isabel Maria Dias Marques
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/700
Resumo: Trabalho de Projecto apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
id RCAP_da89307999e75154657714831555713a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/700
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma criança com perturbação do espectro do autismo : um estudo de casoPerturbação do Espectro do AutismoInclusão envolvimentoFamíliaTrabalho de Projecto apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.Uma Criança com Perturbação do Espectro do Autismo – Um Estudo de Caso‖ é a temática do nosso trabalho de projecto, no qual pretendemos dar a conhecer a especificidade desta problemática, através de uma investigação fundamentada, séria e rigorosa tanto no ponto de vista do enquadramento conceptual, como no que concerne à metodologia de trabalho de campo. Os conteúdos abordados e desenvolvidos consideram-se relevantes e por esse motivo, actuais e pertinentes, enquanto profissionais de educação que pretendem a qualidade das aprendizagens. Neste trabalho foram considerados os objectivos na tentativa de compreender de que forma a inclusão de uma criança, está a contribuir para o seu desenvolvimento e analisar a adequação do conceito de envolvimento, na avaliação da progressão das suas aprendizagens. Este projecto está organizado como um estudo de caso, dado que irá consistir numa metodologia de investigação aprofundada acerca de um caso de uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo e desta forma descrever e compreender os seus acontecimentos e contextos onde estão envolvidos vários factores. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a Escala de Envolvimento da Criança, (Laevers,1994), grelhas de observação de comportamentos e entrevistas semi estruturadas aos vários intervenientes no processo. A utilização desta escala de observação, permitiu verificar que a criança observada, se envolveu de uma forma muito positiva, apontando para um nível de envolvimento médio, nível 3, sendo que no primeiro momento obteve uma média de 3,5 e no segundo 3,6, tendo em conta o intervalo de observação, de seis semanas. Estes dados significam que as actividades foram propiciadoras de alguns momentos envolventes, capazes de promover aprendizagens significativas. Consideramos, também que, esta criança está integrada em contexto escolar e consegue adquirir as competências delineadas para o seu nível etário dentro das Orientações Curriculares. O contexto escolar em ela se insere é propício à aquisição de novos saberes e competências onde a Educadora, respeitando a diferença, ajudá-la na sua formação e no seu desenvolvimento integral. A família é o núcleo crucial para o desenvolvimento da criança. Verificamos que a participação e colaboração dos pais no processo educativo/terapêutico foi um factor decisivo na promoção do desenvolvimento desta criança com Perturbação do Espectro do Autismo, bem como a intervenção dos técnicos e professores envolvidos.Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo BrancoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFerreira, Isabel Maria Dias Marques2011-06-07T10:38:05Z2011-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/700porFERREIRA, Isabel Maria Dias Marques (2011) - Uma criança com perturbação do espectro do autismo : Um estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 196 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:37:47Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:17.457642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma criança com perturbação do espectro do autismo : um estudo de caso
title Uma criança com perturbação do espectro do autismo : um estudo de caso
spellingShingle Uma criança com perturbação do espectro do autismo : um estudo de caso
Ferreira, Isabel Maria Dias Marques
Perturbação do Espectro do Autismo
Inclusão envolvimento
Família
title_short Uma criança com perturbação do espectro do autismo : um estudo de caso
title_full Uma criança com perturbação do espectro do autismo : um estudo de caso
title_fullStr Uma criança com perturbação do espectro do autismo : um estudo de caso
title_full_unstemmed Uma criança com perturbação do espectro do autismo : um estudo de caso
title_sort Uma criança com perturbação do espectro do autismo : um estudo de caso
author Ferreira, Isabel Maria Dias Marques
author_facet Ferreira, Isabel Maria Dias Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Isabel Maria Dias Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação do Espectro do Autismo
Inclusão envolvimento
Família
topic Perturbação do Espectro do Autismo
Inclusão envolvimento
Família
description Trabalho de Projecto apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-07T10:38:05Z
2011-01
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/700
url http://hdl.handle.net/10400.11/700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FERREIRA, Isabel Maria Dias Marques (2011) - Uma criança com perturbação do espectro do autismo : Um estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 196 f. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130779248230400