A influência da economia digital na banca de retalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, António José Ascenso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/13894
Resumo: A atividade da banca de retalho enfrenta novos desafios num contexto económico também ele novo, imprevisível e cheio de incertezas. O objetivo desta dissertação é interpretar as implicações que o digital traz no presente e no futuro das instituições financeiras, tendo sido aplicado o método qualitativo, através das técnicas de revisão da literatura e entrevistas a peritos. No decorrer da pesquisa de informação, tornou-se evidente a existência de quatro pilares chave que influenciam de forma decisiva o novo paradigma de atuação no mercado dos serviços financeiros, são eles: A tecnologia; é um elemento cada vez mais presente e indispensável em qualquer atividade económica; Os novos clientes, as novas gerações obrigam a atuar de forma diferente quando se pensa em lançar produtos ou conquistar clientes; A redução de custos, é uma área em que as empresas têm apostado fortemente, para se defenderem da concorrência, serem mais eficientes, mitigarem a redução de margem financeira (tendo em conta o contexto de taxas de juro muito baixas), e porque em alguns casos, vêm nessa redução a chave para a conquista de mercados à escala global; Os novos concorrentes, isto é, empresas embora não financeiras, têm suportes tecnológicos, know-how e presença em várias geografias e indústrias que lhes confere capacidade de ofertas diferenciadoras e com mais valor, comparativamente aos tradicionais operadores no mercado financeiro. Em conclusão, podemos afirmar que é crítico incrementar o digital na banca, porque se tornou num elemento essencial ao sucesso das organizações e acompanha as alterações em curso na sociedade e na economia. Os bancos estão num processo de mudança de paradigma, de um modelo de negócio baseado no relacionamento comercial cara-a-cara, para uma relação mais tecnológica e baseada na mobilidade. Contudo é necessário assegurar a resposta mais adequada a cada segmento de clientes.
id RCAP_1c8d8e6accb949a6227df0943767127b
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13894
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da economia digital na banca de retalhoEconomia digitalBancaModelos de negócioMobilidadeTecnologiaConcorrênciaA atividade da banca de retalho enfrenta novos desafios num contexto económico também ele novo, imprevisível e cheio de incertezas. O objetivo desta dissertação é interpretar as implicações que o digital traz no presente e no futuro das instituições financeiras, tendo sido aplicado o método qualitativo, através das técnicas de revisão da literatura e entrevistas a peritos. No decorrer da pesquisa de informação, tornou-se evidente a existência de quatro pilares chave que influenciam de forma decisiva o novo paradigma de atuação no mercado dos serviços financeiros, são eles: A tecnologia; é um elemento cada vez mais presente e indispensável em qualquer atividade económica; Os novos clientes, as novas gerações obrigam a atuar de forma diferente quando se pensa em lançar produtos ou conquistar clientes; A redução de custos, é uma área em que as empresas têm apostado fortemente, para se defenderem da concorrência, serem mais eficientes, mitigarem a redução de margem financeira (tendo em conta o contexto de taxas de juro muito baixas), e porque em alguns casos, vêm nessa redução a chave para a conquista de mercados à escala global; Os novos concorrentes, isto é, empresas embora não financeiras, têm suportes tecnológicos, know-how e presença em várias geografias e indústrias que lhes confere capacidade de ofertas diferenciadoras e com mais valor, comparativamente aos tradicionais operadores no mercado financeiro. Em conclusão, podemos afirmar que é crítico incrementar o digital na banca, porque se tornou num elemento essencial ao sucesso das organizações e acompanha as alterações em curso na sociedade e na economia. Os bancos estão num processo de mudança de paradigma, de um modelo de negócio baseado no relacionamento comercial cara-a-cara, para uma relação mais tecnológica e baseada na mobilidade. Contudo é necessário assegurar a resposta mais adequada a cada segmento de clientes.The retail banking activity faces new challenges in a new economic context, unpredictable and full of uncertainties. The aim of this work is examine the digital implications in the present and future of financial institutions. The applied method was qualitative, through literature review techniques and interviews with experts. During the research, we were led to consider four key pillars that influence decisively the new paradigm in the financial services market, they are: Technology; it’s an indispensable element in any economic industry; New customers, new generations requires to act differently when we think about launching products or attract customers; The cost reduction, this is an area where companies have made big efforts to defend themselves from the competition, be more efficient, mitigate the reduction in net interest income (seeing very low interest rate environment), and because, in some cases, it’s the key to conquer global markets; New competitors, companies though non-financial, have technological support, know-how and presence across all geographies and industries, which gives them the ability to offer a better proposal and more value, compared to traditional players in the financial market. In conclusion, we can say that it is critical to increase the digital banking, because it has become an essential element to the success of organizations, and follow changes in society and the economy. Banks are in paradigm shift of the business model based on face-to-face relationship, to a more technological relationship, based on mobility. However, it is necessary to ensure the most appropriate response to each customer segment.2017-07-07T12:14:05Z2016-12-06T00:00:00Z2016-12-062016-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/13894TID:201477173porHenriques, António José Ascensoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:53:04Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:32.253394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da economia digital na banca de retalho
title A influência da economia digital na banca de retalho
spellingShingle A influência da economia digital na banca de retalho
Henriques, António José Ascenso
Economia digital
Banca
Modelos de negócio
Mobilidade
Tecnologia
Concorrência
title_short A influência da economia digital na banca de retalho
title_full A influência da economia digital na banca de retalho
title_fullStr A influência da economia digital na banca de retalho
title_full_unstemmed A influência da economia digital na banca de retalho
title_sort A influência da economia digital na banca de retalho
author Henriques, António José Ascenso
author_facet Henriques, António José Ascenso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, António José Ascenso
dc.subject.por.fl_str_mv Economia digital
Banca
Modelos de negócio
Mobilidade
Tecnologia
Concorrência
topic Economia digital
Banca
Modelos de negócio
Mobilidade
Tecnologia
Concorrência
description A atividade da banca de retalho enfrenta novos desafios num contexto económico também ele novo, imprevisível e cheio de incertezas. O objetivo desta dissertação é interpretar as implicações que o digital traz no presente e no futuro das instituições financeiras, tendo sido aplicado o método qualitativo, através das técnicas de revisão da literatura e entrevistas a peritos. No decorrer da pesquisa de informação, tornou-se evidente a existência de quatro pilares chave que influenciam de forma decisiva o novo paradigma de atuação no mercado dos serviços financeiros, são eles: A tecnologia; é um elemento cada vez mais presente e indispensável em qualquer atividade económica; Os novos clientes, as novas gerações obrigam a atuar de forma diferente quando se pensa em lançar produtos ou conquistar clientes; A redução de custos, é uma área em que as empresas têm apostado fortemente, para se defenderem da concorrência, serem mais eficientes, mitigarem a redução de margem financeira (tendo em conta o contexto de taxas de juro muito baixas), e porque em alguns casos, vêm nessa redução a chave para a conquista de mercados à escala global; Os novos concorrentes, isto é, empresas embora não financeiras, têm suportes tecnológicos, know-how e presença em várias geografias e indústrias que lhes confere capacidade de ofertas diferenciadoras e com mais valor, comparativamente aos tradicionais operadores no mercado financeiro. Em conclusão, podemos afirmar que é crítico incrementar o digital na banca, porque se tornou num elemento essencial ao sucesso das organizações e acompanha as alterações em curso na sociedade e na economia. Os bancos estão num processo de mudança de paradigma, de um modelo de negócio baseado no relacionamento comercial cara-a-cara, para uma relação mais tecnológica e baseada na mobilidade. Contudo é necessário assegurar a resposta mais adequada a cada segmento de clientes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-06T00:00:00Z
2016-12-06
2016-10
2017-07-07T12:14:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/13894
TID:201477173
url http://hdl.handle.net/10071/13894
identifier_str_mv TID:201477173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134828667338752