A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwarz, Cláudia Elisa Radtke
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/2895
http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2895
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
id UNB-2_af6e4eea23c780dcaa512ce163a2fa92
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/2895
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Schwarz, Cláudia Elisa RadtkeMoreira, Marina FigueiredoSCHWARZ, Cláudia Elisa Radtke. A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais: uma análise sobre parcerias varejistas. 2010. 59 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://bdm.unb.br/handle/10483/2895http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2895Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.As mudanças no mundo empresarial, impulsionadas principalmente pelos fenômenos da tecnologia e da globalização, têm levado as empresas a repensarem seus modelos de negócios, de forma a se manterem competitivas e continuarem criando valor. Neste contexto, uma forma encontrada pelas empresas para enfrentar e vencer os novos desafios é a cooperação, com a formação de parcerias e alianças estratégicas. Formar alianças vantajosas, que geram valor para as empresas parceiras, no entanto, pressupõe a observação de alguns fatores que podem ser decisivos para o sucesso ou fracasso das parcerias e até das próprias empresas. Poucas são as empresas e empresários que detém conhecimentos sobre esses tipos de arranjos empresariais, e a necessidade e o reconhecimento das vantagens de se firmar parcerias é cada vez maior. Este trabalho reúne boa parte da doutrina que trata do assunto, predominantemente estrangeira e construída pelos autores mais consagrados no campo da administração; e analisa um tipo específico de parceria estratégica, chamado Parceria Varejista. A pesquisa realizada explorou a ocorrência da teoria estudada no mundo prático e, a partir da análise dos dados obtidos, verificou quais fatores são mais ou menos importantes para a criação de valor e geração de vantagem competitiva nas parcerias estratégicas, especialmente nas Parcerias Varejistas. Verificou-se que, ao firmar uma aliança estratégica, as empresas devem ficar especialmente atentas nas escolhas de quem serão os seus parceiros. Uma empresa muito menor, de cultura individualista, ou que não reúna as competências necessárias à operacionalização do negócio provavelmente não fará uma boa parceria. O realismo deve prevalecer sobre o otimismo na formação das parcerias, pois elas podem ser boas alternativas, mas geralmente não são a solução milagrosa tão sonhadas pelas empresas. Para as Parcerias Varejistas ou, mais especificamente, para o produto cartão de crédito ofertado por meio delas, o foco na diferenciação se mostrou mais vantajoso para as empresas que os baixos custos, na medida em que as parcerias que deram mais retorno financeiro foram aquelas que investiram em diferenciais competitivos.Submitted by Gabriela Botelho (gabrielabotelho@bce.unb.br) on 2012-01-19T18:40:55Z No. of bitstreams: 1 2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf: 266218 bytes, checksum: 7ce7976a94c72f84cfbf3388da60bd25 (MD5)Approved for entry into archive by Larissa da Costa e Silva(larissadacostaesilva@gmail.com) on 2012-02-13T16:21:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf: 266218 bytes, checksum: 7ce7976a94c72f84cfbf3388da60bd25 (MD5)Made available in DSpace on 2012-02-13T16:21:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf: 266218 bytes, checksum: 7ce7976a94c72f84cfbf3388da60bd25 (MD5)Modelo de negóciosConcorrênciaA criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-02-13T16:21:59Z2012-02-13T16:21:59Z2012-02-13T16:21:59Z2010-12-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdfapplication/pdf266218http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/1/2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf7ce7976a94c72f84cfbf3388da60bd25MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23594http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/4/license_rdff8dc1202367987bad3050a5dac12c346MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1864http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/5/license.txtef5af974a6789e8a3a73c966706f0c57MD55TEXT2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf.txt2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf.txttext/plain93979http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/6/2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf.txt812c3404ee02bba63bfc19f0c44332f1MD5610483/28952021-11-02 00:48:29.355oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-11-02T03:48:29Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistas
title A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistas
spellingShingle A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistas
Schwarz, Cláudia Elisa Radtke
Modelo de negócios
Concorrência
title_short A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistas
title_full A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistas
title_fullStr A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistas
title_full_unstemmed A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistas
title_sort A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais : uma análise sobre parcerias varejistas
author Schwarz, Cláudia Elisa Radtke
author_facet Schwarz, Cláudia Elisa Radtke
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwarz, Cláudia Elisa Radtke
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Marina Figueiredo
contributor_str_mv Moreira, Marina Figueiredo
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Modelo de negócios
Concorrência
topic Modelo de negócios
Concorrência
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
publishDate 2010
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2010-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-02-13T16:21:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-02-13T16:21:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-13T16:21:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SCHWARZ, Cláudia Elisa Radtke. A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais: uma análise sobre parcerias varejistas. 2010. 59 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/2895
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2895
identifier_str_mv SCHWARZ, Cláudia Elisa Radtke. A criação de valor e a geração de vantagem competitiva no estabelecimento de parcerias estratégias pelas organizações empresariais: uma análise sobre parcerias varejistas. 2010. 59 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/2895
http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/1/2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2895/6/2010_ClaudiaElisaRadtkeSchwarz.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ce7976a94c72f84cfbf3388da60bd25
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
f8dc1202367987bad3050a5dac12c346
ef5af974a6789e8a3a73c966706f0c57
812c3404ee02bba63bfc19f0c44332f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492885619605504