Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: a participação das crianças no desenvolvimento do currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cláudia Sofia de Azevedo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24177
Resumo: O estudo a que se reporta este relatório desenvolvido através das Práticas de Ensino Supervisionadas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, procura compreender de que modo o professor(a)/educador(a) pode promover um maior envolvimento das crianças na gestão do currículo, no jardim-de-infância e no 1º ciclo do ensino básico. Com base em pressupostos democráticos da educação, contrariando a ideia de currículo uniforme e na busca de uma pedagogia diferenciada suportada na gestão cooperada do currículo, procuro que este estudo conduza a uma prática congruente com o que defendo. Na revisão bibliográfica serão explorados os conceitos de participação, gestão cooperada do currículo e trabalho por projetos. A metodologia a seguir enquadra-se no processo de investigação-ação, sendo este um processo dinâmico, interativo e aberto às propostas que surgiram de forma emergente, levando a reajustes que foram decorrendo da análise dos contextos em estudo. Como instrumentos de recolha de dados para as conclusões deste estudo recorri à observação participante para produção de notas de campo; a reflexões semanais; ao guião de avaliação da prática de ensino supervisionada; registos fotográficos; e documentação dos produtos e processos do trabalho desenvolvido pelas crianças; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Basic Education - Children's participation in curricula development Abstract: The study to which this report, developed through Supervised Teaching Practices in the scope of the Master's Degree in Pre-primary and Primary Education, seeks to understand how the teacher/educator can promote greater involvement of children in curriculum management, in kindergarten and in primary school. Based on democratic assumptions of education, contrary to the idea of a uniform curriculum and in the search for a differentiated pedagogy supported in the cooperative management of the curriculum, I try that this study leads to a practice congruent with what I defend. In the bibliographic review, the concepts of participation, cooperative management of the curriculum and work by projects will be explored. The following methodology is part of the action-research process, which is a dynamic process, interactive and open to proposals that emerged in an emergent way, leading to readjustments that were following the analysis of the contexts under study. As data collection instruments for the conclusions of this study I used participant observation to produce field notes; weekly reflections; to the evaluation guide of supervised teaching practice; photographic records; and documentation of the products and processes of the work developed by the children.
id RCAP_1c91355362cab9009a92aa4d01c45db5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24177
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: a participação das crianças no desenvolvimento do currículoCurrículoParticipaçãoCooperaçãoProjetoCurriculumParticipationCooperationProjectO estudo a que se reporta este relatório desenvolvido através das Práticas de Ensino Supervisionadas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, procura compreender de que modo o professor(a)/educador(a) pode promover um maior envolvimento das crianças na gestão do currículo, no jardim-de-infância e no 1º ciclo do ensino básico. Com base em pressupostos democráticos da educação, contrariando a ideia de currículo uniforme e na busca de uma pedagogia diferenciada suportada na gestão cooperada do currículo, procuro que este estudo conduza a uma prática congruente com o que defendo. Na revisão bibliográfica serão explorados os conceitos de participação, gestão cooperada do currículo e trabalho por projetos. A metodologia a seguir enquadra-se no processo de investigação-ação, sendo este um processo dinâmico, interativo e aberto às propostas que surgiram de forma emergente, levando a reajustes que foram decorrendo da análise dos contextos em estudo. Como instrumentos de recolha de dados para as conclusões deste estudo recorri à observação participante para produção de notas de campo; a reflexões semanais; ao guião de avaliação da prática de ensino supervisionada; registos fotográficos; e documentação dos produtos e processos do trabalho desenvolvido pelas crianças; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Basic Education - Children's participation in curricula development Abstract: The study to which this report, developed through Supervised Teaching Practices in the scope of the Master's Degree in Pre-primary and Primary Education, seeks to understand how the teacher/educator can promote greater involvement of children in curriculum management, in kindergarten and in primary school. Based on democratic assumptions of education, contrary to the idea of a uniform curriculum and in the search for a differentiated pedagogy supported in the cooperative management of the curriculum, I try that this study leads to a practice congruent with what I defend. In the bibliographic review, the concepts of participation, cooperative management of the curriculum and work by projects will be explored. The following methodology is part of the action-research process, which is a dynamic process, interactive and open to proposals that emerged in an emergent way, leading to readjustments that were following the analysis of the contexts under study. As data collection instruments for the conclusions of this study I used participant observation to produce field notes; weekly reflections; to the evaluation guide of supervised teaching practice; photographic records; and documentation of the products and processes of the work developed by the children.Universidade de Évora2019-01-23T19:02:12Z2019-01-232018-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/24177http://hdl.handle.net/10174/24177TID:202134695porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoclaudiasofiapereira@outlook.pt672Pereira, Cláudia Sofia de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:58.924382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: a participação das crianças no desenvolvimento do currículo
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: a participação das crianças no desenvolvimento do currículo
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: a participação das crianças no desenvolvimento do currículo
Pereira, Cláudia Sofia de Azevedo
Currículo
Participação
Cooperação
Projeto
Curriculum
Participation
Cooperation
Project
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: a participação das crianças no desenvolvimento do currículo
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: a participação das crianças no desenvolvimento do currículo
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: a participação das crianças no desenvolvimento do currículo
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: a participação das crianças no desenvolvimento do currículo
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: a participação das crianças no desenvolvimento do currículo
author Pereira, Cláudia Sofia de Azevedo
author_facet Pereira, Cláudia Sofia de Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cláudia Sofia de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Participação
Cooperação
Projeto
Curriculum
Participation
Cooperation
Project
topic Currículo
Participação
Cooperação
Projeto
Curriculum
Participation
Cooperation
Project
description O estudo a que se reporta este relatório desenvolvido através das Práticas de Ensino Supervisionadas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, procura compreender de que modo o professor(a)/educador(a) pode promover um maior envolvimento das crianças na gestão do currículo, no jardim-de-infância e no 1º ciclo do ensino básico. Com base em pressupostos democráticos da educação, contrariando a ideia de currículo uniforme e na busca de uma pedagogia diferenciada suportada na gestão cooperada do currículo, procuro que este estudo conduza a uma prática congruente com o que defendo. Na revisão bibliográfica serão explorados os conceitos de participação, gestão cooperada do currículo e trabalho por projetos. A metodologia a seguir enquadra-se no processo de investigação-ação, sendo este um processo dinâmico, interativo e aberto às propostas que surgiram de forma emergente, levando a reajustes que foram decorrendo da análise dos contextos em estudo. Como instrumentos de recolha de dados para as conclusões deste estudo recorri à observação participante para produção de notas de campo; a reflexões semanais; ao guião de avaliação da prática de ensino supervisionada; registos fotográficos; e documentação dos produtos e processos do trabalho desenvolvido pelas crianças; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Basic Education - Children's participation in curricula development Abstract: The study to which this report, developed through Supervised Teaching Practices in the scope of the Master's Degree in Pre-primary and Primary Education, seeks to understand how the teacher/educator can promote greater involvement of children in curriculum management, in kindergarten and in primary school. Based on democratic assumptions of education, contrary to the idea of a uniform curriculum and in the search for a differentiated pedagogy supported in the cooperative management of the curriculum, I try that this study leads to a practice congruent with what I defend. In the bibliographic review, the concepts of participation, cooperative management of the curriculum and work by projects will be explored. The following methodology is part of the action-research process, which is a dynamic process, interactive and open to proposals that emerged in an emergent way, leading to readjustments that were following the analysis of the contexts under study. As data collection instruments for the conclusions of this study I used participant observation to produce field notes; weekly reflections; to the evaluation guide of supervised teaching practice; photographic records; and documentation of the products and processes of the work developed by the children.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-28T00:00:00Z
2019-01-23T19:02:12Z
2019-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24177
http://hdl.handle.net/10174/24177
TID:202134695
url http://hdl.handle.net/10174/24177
identifier_str_mv TID:202134695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
claudiasofiapereira@outlook.pt
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136631623516160