Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: vamos aprender por projeto?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mafalda Nascimento
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26702
Resumo: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico surge o presente relatório que procura dar conta do processo investigativo, desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada. Pro-curámos compreender e promover o Trabalho por Projeto nos dois contextos educativos, orientadas por visões pedagógicas que privilegiam práticas assen-tes em valores democráticos da educação e no exercício dos direitos das cri-anças. Procurámos co construir ambientes de diferenciação pedagógica em cooperação com as titulares de turma com vista à construção do currículo mais participada pelas crianças. Tivemos como base a revisão da literatura referente ao Trabalho por Projeto na tentativa de experimentar as suas potencialidades, assim como as recentes alterações legislativas e curriculares, designadamente o Decreto-Lei 55 de 2018 e o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obriga-tória (Martins et al., 2017). Utilizámos a metodologia de investigação-ação por permitir reajustes necessários ao longo da intervenção, ser dinâmica e potenciar a constante re-flexão sobre a ação e para a ação. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação participante e notas de campo que permitiram recolher evidên-cias e a reflexão escrita. O Trabalho por Projeto revelou-se uma metodologia bastante enrique-cedora nos dois contextos, surgindo projetos em que o envolvimento não só das crianças como também as famílias e comunidade foram visíveis; Abstrat: Report of Supervised Teaching Practice in Master in Preschool Education and Primary School Teaching- Let's learn by project? Within the scope of the Master's Degree in Preschool Education and Teaching Primary Education comes the present report that seeks to account for the investigative process, developed during the Supervised Teaching Prac-tice. We sought to understand and promote Project Work in both educational contexts, guided by pedagogical views that favor practices based on demo-cratic values of education and the exercise of children's rights. We endeav-oured to build environments of pedagogical differentiation in cooperation with the class holders with a view to building the curriculum most attended by the children. We based our review of the literature on Project Work in an attempt to experience its potential, as well as recent legislative and curricular changes, namely Decree-Law 55 of 2018 and the Profile of Students Exiting Obligatory Education (Martins et al., 2017). We use the action research methodology because it allows the neces-sary readjustments throughout the intervention, being dynamic and enhancing the constant reflection on the action and for the action. The data collection in-struments were participant observation and field notes that allowed collecting evidence and written reflection. Project work has proved to be a very enriching methodology in both contexts, and projects have emerged in which the involvement of children, fam-ilies and communities was visible.
id RCAP_468854420ceedd7b640570c2ed8d7604
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26702
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: vamos aprender por projeto?Trabalho por projetoFlexibilização CurricularCooperaçãoCompetências SociaisProject WorkCurricular FlexibilityCooperationSocial SkillsNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico surge o presente relatório que procura dar conta do processo investigativo, desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada. Pro-curámos compreender e promover o Trabalho por Projeto nos dois contextos educativos, orientadas por visões pedagógicas que privilegiam práticas assen-tes em valores democráticos da educação e no exercício dos direitos das cri-anças. Procurámos co construir ambientes de diferenciação pedagógica em cooperação com as titulares de turma com vista à construção do currículo mais participada pelas crianças. Tivemos como base a revisão da literatura referente ao Trabalho por Projeto na tentativa de experimentar as suas potencialidades, assim como as recentes alterações legislativas e curriculares, designadamente o Decreto-Lei 55 de 2018 e o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obriga-tória (Martins et al., 2017). Utilizámos a metodologia de investigação-ação por permitir reajustes necessários ao longo da intervenção, ser dinâmica e potenciar a constante re-flexão sobre a ação e para a ação. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação participante e notas de campo que permitiram recolher evidên-cias e a reflexão escrita. O Trabalho por Projeto revelou-se uma metodologia bastante enrique-cedora nos dois contextos, surgindo projetos em que o envolvimento não só das crianças como também as famílias e comunidade foram visíveis; Abstrat: Report of Supervised Teaching Practice in Master in Preschool Education and Primary School Teaching- Let's learn by project? Within the scope of the Master's Degree in Preschool Education and Teaching Primary Education comes the present report that seeks to account for the investigative process, developed during the Supervised Teaching Prac-tice. We sought to understand and promote Project Work in both educational contexts, guided by pedagogical views that favor practices based on demo-cratic values of education and the exercise of children's rights. We endeav-oured to build environments of pedagogical differentiation in cooperation with the class holders with a view to building the curriculum most attended by the children. We based our review of the literature on Project Work in an attempt to experience its potential, as well as recent legislative and curricular changes, namely Decree-Law 55 of 2018 and the Profile of Students Exiting Obligatory Education (Martins et al., 2017). We use the action research methodology because it allows the neces-sary readjustments throughout the intervention, being dynamic and enhancing the constant reflection on the action and for the action. The data collection in-struments were participant observation and field notes that allowed collecting evidence and written reflection. Project work has proved to be a very enriching methodology in both contexts, and projects have emerged in which the involvement of children, fam-ilies and communities was visible.Universidade de Évora2020-01-31T09:08:41Z2020-01-312019-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26702http://hdl.handle.net/10174/26702TID:202383253porDepartamento de Pedagogia e Educaçãomafaldanascpereira@gmail.com229Pereira, Mafalda Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:59.756338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: vamos aprender por projeto?
title Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: vamos aprender por projeto?
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: vamos aprender por projeto?
Pereira, Mafalda Nascimento
Trabalho por projeto
Flexibilização Curricular
Cooperação
Competências Sociais
Project Work
Curricular Flexibility
Cooperation
Social Skills
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: vamos aprender por projeto?
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: vamos aprender por projeto?
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: vamos aprender por projeto?
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: vamos aprender por projeto?
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: vamos aprender por projeto?
author Pereira, Mafalda Nascimento
author_facet Pereira, Mafalda Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Mafalda Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho por projeto
Flexibilização Curricular
Cooperação
Competências Sociais
Project Work
Curricular Flexibility
Cooperation
Social Skills
topic Trabalho por projeto
Flexibilização Curricular
Cooperação
Competências Sociais
Project Work
Curricular Flexibility
Cooperation
Social Skills
description No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico surge o presente relatório que procura dar conta do processo investigativo, desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada. Pro-curámos compreender e promover o Trabalho por Projeto nos dois contextos educativos, orientadas por visões pedagógicas que privilegiam práticas assen-tes em valores democráticos da educação e no exercício dos direitos das cri-anças. Procurámos co construir ambientes de diferenciação pedagógica em cooperação com as titulares de turma com vista à construção do currículo mais participada pelas crianças. Tivemos como base a revisão da literatura referente ao Trabalho por Projeto na tentativa de experimentar as suas potencialidades, assim como as recentes alterações legislativas e curriculares, designadamente o Decreto-Lei 55 de 2018 e o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obriga-tória (Martins et al., 2017). Utilizámos a metodologia de investigação-ação por permitir reajustes necessários ao longo da intervenção, ser dinâmica e potenciar a constante re-flexão sobre a ação e para a ação. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação participante e notas de campo que permitiram recolher evidên-cias e a reflexão escrita. O Trabalho por Projeto revelou-se uma metodologia bastante enrique-cedora nos dois contextos, surgindo projetos em que o envolvimento não só das crianças como também as famílias e comunidade foram visíveis; Abstrat: Report of Supervised Teaching Practice in Master in Preschool Education and Primary School Teaching- Let's learn by project? Within the scope of the Master's Degree in Preschool Education and Teaching Primary Education comes the present report that seeks to account for the investigative process, developed during the Supervised Teaching Prac-tice. We sought to understand and promote Project Work in both educational contexts, guided by pedagogical views that favor practices based on demo-cratic values of education and the exercise of children's rights. We endeav-oured to build environments of pedagogical differentiation in cooperation with the class holders with a view to building the curriculum most attended by the children. We based our review of the literature on Project Work in an attempt to experience its potential, as well as recent legislative and curricular changes, namely Decree-Law 55 of 2018 and the Profile of Students Exiting Obligatory Education (Martins et al., 2017). We use the action research methodology because it allows the neces-sary readjustments throughout the intervention, being dynamic and enhancing the constant reflection on the action and for the action. The data collection in-struments were participant observation and field notes that allowed collecting evidence and written reflection. Project work has proved to be a very enriching methodology in both contexts, and projects have emerged in which the involvement of children, fam-ilies and communities was visible.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T00:00:00Z
2020-01-31T09:08:41Z
2020-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26702
http://hdl.handle.net/10174/26702
TID:202383253
url http://hdl.handle.net/10174/26702
identifier_str_mv TID:202383253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
mafaldanascpereira@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136652179800064