A informação fornecida pelos enfermeiros para os cuidados após a alta em cirurgia de ambulatório.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7173 |
Resumo: | Relatório de Estágio de Mestrado em Enfermagem Perioperatória |
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A informação fornecida pelos enfermeiros para os cuidados após a alta em cirurgia de ambulatório.Enfermagem PerioperatóriaCirurgia de AmbulatórioInformaçãoSatisfaçãoPerioperative NursingAmbulatory SurgeryInformationSatisfactionRelatório de Estágio de Mestrado em Enfermagem PerioperatóriaO presente Relatório de Estágio visa a descrição, análise e avaliação de forma crítica de todas as etapas realizadas e vividas durante a realização deste Estágio/Projeto de Intervenção. Este foi realizado no âmbito do 1º curso de Mestrado em Enfermagem Perioperatório da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Setúbal. Este projeto vem avaliar a satisfação das pessoas/cuidadores informais em relação à informação fornecida para os cuidados após a alta em cirurgia de ambulatório, assim como os aspetos facilitadores e dificultadores referidos pelos Enfermeiros. O objetivo do trabalho é contribuir para a melhoria da informação fornecida pelos enfermeiros à pessoa/cuidador informal sobre os cuidados após a alta em cirurgia de ambulatório. A profissão de Enfermagem está em contínuo desenvolvimento sendo possível em colaboração com a comunidade, poderem-se descobrir novos significados das experiências vividas e com isso identificar os seus níveis de satisfação. Segundo vários autores o fornecimento de orientações e informações coerentes reduzem a insegurança das pessoas, favorecendo uma relação positiva, levando ao sucesso do tratamento e à satisfação da pessoa. Estes mesmos autores destacam vários aspetos fulcrais para o fornecimento de informação de forma completa e adequada fomentando a satisfação das pessoas. Posteriormente foi implementado um questionário a uma amostra por conveniência procurando conhecer a satisfação das mesmas e analisar quais os cuidados a melhorar na procura da excelência dos cuidados. Foram obtidos resultados bastante positivos com níveis de satisfação altos, no entanto procurou-se compreender onde se pode melhorar e onde o processo é bem realizado. Com esses dados foi ainda possível realizar algumas inferências estatísticas. Neste projeto foi ainda importante a discussão com os Enfermeiros da UCA, procurando realçar as dificuldades e facilidades analisando os aspetos a poder melhorar. Embora os dados positivos indiquem cuidados excelente estes podem estar alicerçados a questões relacionadas com viés de resposta como o efeito halo e o viés aquiescência. Estes podem ser aspetos interessantes para futuros trabalhos.Abstract: This Internship Report aims to describe, analise and critically evaluate all of the realized and lived steps during the realization of this Internship/Intervention Project. It was elaborated under the 1st Masters degree on Perioperative Surgery of the Superior School of Health of Setúbal’s Politecnical Institute. This project evaluates the satisfaction of the person/informal caregivers about the information given for the after discharge care in ambulatory surgery, as well as the facilitator and complicating aspects refered by the Nurses. The goal of this work is to contribute to the improvement of the information that is given by the nurses to the person/informal caregiver about the after discharge care in ambulatory surgery. The career of Nursing is in continuous development making possible, through collaboration with the people, to discover new meanings for the lived experiences and with that to evaluate the satisfaction levels. According to various authors giving directions and coherent informations the insecurity of people is reduced, favoring a positive relation, which leads to the success of treatment and the person’s satisfaction. These authors highlight central aspects to the providing of information completely and adequately, increasing the people’s satisfaction. Later on, a questionnaire was implemented to a convenience sample, aiming to the knowledge on their satisfaction and analising which cares to improve in the search for excelence of care. The obtained results were quite positive with high satisfaction rates, however sought to realize where can exist improvement and where is the process well made. With these data it was yet possible to do some statistic inference. For this project it was also important the discussion with the Nurses of the Ambulatory Surgery Unit, seeking to focus on the difficulties and amenities analising what aspects to be improved. Although the positive data indicate excelent care these can be grounded to questions related to answer bias like the halo effect and the acquiescence bias. These can be interesting aspects for future work on this matter.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de SaúdeFreitas, AntónioRepositório ComumCouto, André Alexandre Amaro2014-12-10T11:04:09Z2014-122014-092014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7173porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:06Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:07.808441Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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