Competências transversais dos diplomados da UA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/24912 |
Resumo: | A questão da empregabilidade dos graduados converteu-se nos tempos mais recentes numa das preocupações centrais das Instituições de Ensino Superior. O acompanhamento do percurso socioprofissional dos diplomados é hoje não só uma forma de aferir o sucesso do ensino, mas também uma necessidade para ajustar as estratégias e oferta às necessidades do mercado de trabalho, constituindo uma ferramenta particularmente importante para a definição de políticas de melhoria da qualidade da formação ministrada nos diversos ciclos de estudos. Essa recolha é aliás hoje requerida pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), sendo relevante na acreditação de cursos, além de ser atualmente objeto de tentativas de sistematização de procedimentos entre várias universidades, nomeadamente por ação quer da A3ES quer do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP). Foi neste contexto que a Reitoria da Universidade de Aveiro (UA) criou o Observatório do Percurso Socioprofissional dos Diplomados da Universidade de Aveiro. O presente relatório faz a apresentação pública dos principais resultados obtidos no âmbito do Estudo sobre as Competências Transversais dos Diplomados da UA dos cursos de Bolonha (licenciaturas; mestrados; mestrados integrados e programas doutorais) entre 2006/2007 e 2015/16, procurando utilizar um nível de agregação apropriado para stakeholders externos à Universidade. Os resultados são assim apresentados, para a grande maioria das variáveis estudadas, em termos agregados – considerando toda a oferta de cursos oferecidos pela UA ao longo do período de tempo do estudo. Há, no entanto, variáveis para as quais se optou por realizar igualmente uma análise parcelar tendo em consideração o tipo de ensino – Universitário e Politécnico; o ciclo de estudos – Licenciatura, Mestrado, Mestrado Integrado e Programa Doutoral e a área CNAEF – Educação, Humanidades, Ciências Sociais, Ciências Exatas, Engenharias, Saúde e Serviços. Por outro lado, e também para algumas das variáveis analisadas, foi investigada a influência do ano de conclusão dos cursos dos diplomados inquiridos (tendo-se aqui dividido os diplomados em dois grupos: mais antigos – anos de conclusão entre 2006/07 e 2012/13 – e mais recentes – anos de conclusão entre 2013/14 e 2015/16), bem como da sua situação atual face ao emprego – empregados; estudantes; desempregados. |
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