Rotulagem ecológica: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10289 |
Resumo: | A escassez de recursos naturais, conjuntamente com a deterioração do meio ambiente, é uma realidade dos tempos atuais. Cada vez mais os consumidores buscam produtos amigos do ambiente, e há organizações e empresas que se empenham ativamente na preservação do planeta. Uma forma de sensibilizar para a proteção ambiental é a rotulagem ecológica, que busca certificar e identificar, através de selos, as embalagens e produtos amigos do ambiente. Dentro desse contexto, o rótulo torna-se um importante instrumento de comunicação com o consumidor. Esta investigação pretende analisar vários tipos de rótulos ecológicos de produtos alimentares e de higiene, assim como perceber como os consumidores encaram este tema sob o ponto de vista das vantagens, conhecimento e informação, instrumento de comunicação e fator influenciador na decisão de compra. Em função disso, foi implementada uma investigação qualitativa contemplando análise de conteúdo e focus group com consumidores. Os resultados apontam que nos dois países ainda existe bastante desconhecimento acerca da rotulagem ambiental devido, em parte, à comunicação verde, que é realizada de forma incorreta; para além disso, denota-se um ceticismo significativo em relação à credibilidade dos produtos certificados com os rótulos ecológicos. |
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Rotulagem ecológica: um estudo comparativo entre Brasil e PortugalRótulo ecológicoComportamento do consumidorComunicação verdeEmbalagemMeio ambienteA escassez de recursos naturais, conjuntamente com a deterioração do meio ambiente, é uma realidade dos tempos atuais. Cada vez mais os consumidores buscam produtos amigos do ambiente, e há organizações e empresas que se empenham ativamente na preservação do planeta. Uma forma de sensibilizar para a proteção ambiental é a rotulagem ecológica, que busca certificar e identificar, através de selos, as embalagens e produtos amigos do ambiente. Dentro desse contexto, o rótulo torna-se um importante instrumento de comunicação com o consumidor. Esta investigação pretende analisar vários tipos de rótulos ecológicos de produtos alimentares e de higiene, assim como perceber como os consumidores encaram este tema sob o ponto de vista das vantagens, conhecimento e informação, instrumento de comunicação e fator influenciador na decisão de compra. Em função disso, foi implementada uma investigação qualitativa contemplando análise de conteúdo e focus group com consumidores. Os resultados apontam que nos dois países ainda existe bastante desconhecimento acerca da rotulagem ambiental devido, em parte, à comunicação verde, que é realizada de forma incorreta; para além disso, denota-se um ceticismo significativo em relação à credibilidade dos produtos certificados com os rótulos ecológicos.The scarcity of natural resources in conjunction with the overall deterioration in the environmental quality both represent realities to contemporary societies. Consumers increasingly search out environmentally friendly products and there are organisations and companies actively engaged in attempting to preserve the planet. One means of raising awareness around environmental protection comes with ecological labelling that seeks to certify and identify environmental friendly products through displaying seals and certificates on the packaging. Within this context, the label becomes an important tool for communication with the consumer. This research seeks to analyse various types of ecological labels on foodstuffs and hygiene products and therefore understand the ways in which consumers approach this theme from the point of view of the advantages, knowledge and information, the effectiveness of green communication strategies and the factors influencing their purchasing decisions. Accordingly, we carried out a qualitative research study incorporating the content analysis of a consumer focus group. The results point that in both countries to the continuing lack of awareness about environmental labelling due in part to environmentally friendly, green communication strategies getting implemented incorrectly; furthermore, this reports a significant level of scepticism in relation to the credibility of products certified with ecological labels.uBibliorumRodrigues, SabrinaPaço, Arminda2020-05-20T08:11:42Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10289por10.31512/gesto.v6i2.2713info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:51Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:17.351618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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