Rotulagem ecológica: um estudo comparativo entre o Brasil e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sabrina Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6680
Resumo: As mudanças em relação à escassez dos recursos naturais têm se tornado uma realidade nos últimos anos. Neste sentido, começaram a surgir novos padrões de comportamento em relação às questões ecológicas, e a sociedade tem desempenhado um papel relevante nessas mudanças. Quer da parte da procura, quer da parte da oferta denota-se um esforço acrescido nesse sentido. Existem consumidores que estão em busca de produtos ambientalmente corretos e há organizações e empresas que têm ações voltadas à preservação do planeta. Uma dessas ações é a rotulagem ecológica, que busca certificar e identificar, através de selos, as embalagens e produtos amigos do ambiente. Dentro desse contexto, o rótulo (através da embalagem) torna-se um importante instrumento de comunicação com o consumidor aquando da compra. Assim, este artigo busca analisar como as organizações responsáveis regulamentam estes selos certificadores, e como as empresas e os consumidores, no Brasil e em Portugal, encaram este tema sob o ponto de vista das vantagens, conhecimento e informação, instrumento de comunicação e fator influenciador na decisão de compra. Em função disso, foram realizadas entrevistas individuais a empresas e a uma organização e grupos focais a consumidores. Os resultados apontam que existe ainda um desconhecimento acerca da “rotulagem ambiental”, em parte devido à comunicação verde que é realizada de forma incorreta; para além deste facto, existe um ceticismo significativo em relação à credibilidade dos produtos certificados com os rótulos ecológicos.
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