Sobrecarga do cuidador informal da pessoa dependente no autocuidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rico, Catarina Isabel Pedrosa Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3978
Resumo: Introdução: Numa sociedade marcada pelo aumento do envelhecimento, associado ao aumento das doenças crónicas e incapacitante, assiste-se ao crescimento do número de pessoas dependentes que necessitam de ajuda nas atividades da vida diária, requerendo assim a presença de um Cuidador Informal (CI). Contudo, o CI ao assumir a responsabilidade de cuidar, para responder às várias solicitações, desencadeia na sua vida uma série de mudanças aos vários níveis, podendo levar à situação de sobrecarga. É por isso é fundamental que os enfermeiros privilegiem o apoio que lhes é prestado, quer em termos de informação e ensino, quer na construção de competências para que o cuidador preste bons cuidados e com satisfação no exercício do seu papel. Metodologia: O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo correlacional que teve por objetivo estudar a sobrecarga do CI da pessoa dependente no autocuidado que procura o Serviço de Urgência (SU). Os dados foram recolhidos através da realização de uma entrevista estruturada, utilizando um formulário como guia orientador, ao CI da pessoa dependente no autocuidado, que procurou o SU durante o mês de fevereiro de 2019, após o devido parecer favorável da Comissão de Ética e da Instituição onde os dados foram colhidos. Resultados: Os resultados obtidos através da aplicação da Escala de Sobrecarga do Cuidador de Zarit revelam que 62,4% dos cuidadores apresentam uma sobrecarga intensa, sendo esta influenciada apenas pelo grau de dependência da pessoa dependente em alguns autocuidados, não se tendo verificado a influência de outros fatores. Conclusão: Este estudo revela a necessidade dos enfermeiros direcionarem a sua atenção para a promoção, manutenção e recuperação das capacidades e potencialidades existentes nos cuidadores informais através de programas de capacitação e educação para a saúde para que estes prestem cuidados de qualidade, indo de encontro às necessidades específicas da pessoa dependente.
id RCAP_1cab27a57fbcc9055d1cd6ca03bf29ce
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3978
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sobrecarga do cuidador informal da pessoa dependente no autocuidadoSobrecargaCuidador InformalPessoa DependenteAutocuidadoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeIntrodução: Numa sociedade marcada pelo aumento do envelhecimento, associado ao aumento das doenças crónicas e incapacitante, assiste-se ao crescimento do número de pessoas dependentes que necessitam de ajuda nas atividades da vida diária, requerendo assim a presença de um Cuidador Informal (CI). Contudo, o CI ao assumir a responsabilidade de cuidar, para responder às várias solicitações, desencadeia na sua vida uma série de mudanças aos vários níveis, podendo levar à situação de sobrecarga. É por isso é fundamental que os enfermeiros privilegiem o apoio que lhes é prestado, quer em termos de informação e ensino, quer na construção de competências para que o cuidador preste bons cuidados e com satisfação no exercício do seu papel. Metodologia: O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo correlacional que teve por objetivo estudar a sobrecarga do CI da pessoa dependente no autocuidado que procura o Serviço de Urgência (SU). Os dados foram recolhidos através da realização de uma entrevista estruturada, utilizando um formulário como guia orientador, ao CI da pessoa dependente no autocuidado, que procurou o SU durante o mês de fevereiro de 2019, após o devido parecer favorável da Comissão de Ética e da Instituição onde os dados foram colhidos. Resultados: Os resultados obtidos através da aplicação da Escala de Sobrecarga do Cuidador de Zarit revelam que 62,4% dos cuidadores apresentam uma sobrecarga intensa, sendo esta influenciada apenas pelo grau de dependência da pessoa dependente em alguns autocuidados, não se tendo verificado a influência de outros fatores. Conclusão: Este estudo revela a necessidade dos enfermeiros direcionarem a sua atenção para a promoção, manutenção e recuperação das capacidades e potencialidades existentes nos cuidadores informais através de programas de capacitação e educação para a saúde para que estes prestem cuidados de qualidade, indo de encontro às necessidades específicas da pessoa dependente.Coelho, José Carlos QuaresmaIC-OnlineRico, Catarina Isabel Pedrosa Lopes2019-07-02T13:38:29Z2019-05-242019-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3978TID:202258548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:20Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:57.790570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sobrecarga do cuidador informal da pessoa dependente no autocuidado
title Sobrecarga do cuidador informal da pessoa dependente no autocuidado
spellingShingle Sobrecarga do cuidador informal da pessoa dependente no autocuidado
Rico, Catarina Isabel Pedrosa Lopes
Sobrecarga
Cuidador Informal
Pessoa Dependente
Autocuidado
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Sobrecarga do cuidador informal da pessoa dependente no autocuidado
title_full Sobrecarga do cuidador informal da pessoa dependente no autocuidado
title_fullStr Sobrecarga do cuidador informal da pessoa dependente no autocuidado
title_full_unstemmed Sobrecarga do cuidador informal da pessoa dependente no autocuidado
title_sort Sobrecarga do cuidador informal da pessoa dependente no autocuidado
author Rico, Catarina Isabel Pedrosa Lopes
author_facet Rico, Catarina Isabel Pedrosa Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, José Carlos Quaresma
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Rico, Catarina Isabel Pedrosa Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Sobrecarga
Cuidador Informal
Pessoa Dependente
Autocuidado
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Sobrecarga
Cuidador Informal
Pessoa Dependente
Autocuidado
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description Introdução: Numa sociedade marcada pelo aumento do envelhecimento, associado ao aumento das doenças crónicas e incapacitante, assiste-se ao crescimento do número de pessoas dependentes que necessitam de ajuda nas atividades da vida diária, requerendo assim a presença de um Cuidador Informal (CI). Contudo, o CI ao assumir a responsabilidade de cuidar, para responder às várias solicitações, desencadeia na sua vida uma série de mudanças aos vários níveis, podendo levar à situação de sobrecarga. É por isso é fundamental que os enfermeiros privilegiem o apoio que lhes é prestado, quer em termos de informação e ensino, quer na construção de competências para que o cuidador preste bons cuidados e com satisfação no exercício do seu papel. Metodologia: O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo correlacional que teve por objetivo estudar a sobrecarga do CI da pessoa dependente no autocuidado que procura o Serviço de Urgência (SU). Os dados foram recolhidos através da realização de uma entrevista estruturada, utilizando um formulário como guia orientador, ao CI da pessoa dependente no autocuidado, que procurou o SU durante o mês de fevereiro de 2019, após o devido parecer favorável da Comissão de Ética e da Instituição onde os dados foram colhidos. Resultados: Os resultados obtidos através da aplicação da Escala de Sobrecarga do Cuidador de Zarit revelam que 62,4% dos cuidadores apresentam uma sobrecarga intensa, sendo esta influenciada apenas pelo grau de dependência da pessoa dependente em alguns autocuidados, não se tendo verificado a influência de outros fatores. Conclusão: Este estudo revela a necessidade dos enfermeiros direcionarem a sua atenção para a promoção, manutenção e recuperação das capacidades e potencialidades existentes nos cuidadores informais através de programas de capacitação e educação para a saúde para que estes prestem cuidados de qualidade, indo de encontro às necessidades específicas da pessoa dependente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-02T13:38:29Z
2019-05-24
2019-05-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3978
TID:202258548
url http://hdl.handle.net/10400.8/3978
identifier_str_mv TID:202258548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136972899352576