Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares de Mello,Maria Helena Campos
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Quintella,Heitor Luiz Murat de Meirelles, Soares de Mello,João Carlos Correia Baptista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-51612004000200003
Resumo: Este artigo avalia a situação académica dos alunos dos cursos de Engenharia que ingressaram na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Brasil em 1997 pelo acompanhamento do seu rendimento escolar, tentando estabelecer relações de causa e efeito entre suas classificações nas diferentes etapas do exame de admissão, chamado "concurso vestibula''. A amostra é constituída por cerca de cento e cinquenta alunos, com dados referentes às suas classificações em todas as disciplinas frequentadas até ao segundo semestre de 2000. É feita também uma análise da opinião docente sobre as condições que permitem formar um bom aluno e sobre o que se considera um bom aluno. Os resultados dos questionários aplicados são analisados por métodos multidecisor elementares (métodos de Borda e Condorcet) e comparados com a análise anterior.
id RCAP_1cbbb3cac49f4d89d3209514aceab118
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-51612004000200003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docenteseducationstudent evaluationmulticriteria analysisEste artigo avalia a situação académica dos alunos dos cursos de Engenharia que ingressaram na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Brasil em 1997 pelo acompanhamento do seu rendimento escolar, tentando estabelecer relações de causa e efeito entre suas classificações nas diferentes etapas do exame de admissão, chamado "concurso vestibula''. A amostra é constituída por cerca de cento e cinquenta alunos, com dados referentes às suas classificações em todas as disciplinas frequentadas até ao segundo semestre de 2000. É feita também uma análise da opinião docente sobre as condições que permitem formar um bom aluno e sobre o que se considera um bom aluno. Os resultados dos questionários aplicados são analisados por métodos multidecisor elementares (métodos de Borda e Condorcet) e comparados com a análise anterior.APDIO - Associação Portuguesa de Investigação Operacional2004-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-51612004000200003Investigação Operacional v.24 n.2 2004reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-51612004000200003Soares de Mello,Maria Helena CamposQuintella,Heitor Luiz Murat de MeirellesSoares de Mello,João Carlos Correia Baptistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:14:05Zoai:scielo:S0874-51612004000200003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:24:07.806790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes
title Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes
spellingShingle Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes
Soares de Mello,Maria Helena Campos
education
student evaluation
multicriteria analysis
title_short Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes
title_full Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes
title_fullStr Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes
title_full_unstemmed Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes
title_sort Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes
author Soares de Mello,Maria Helena Campos
author_facet Soares de Mello,Maria Helena Campos
Quintella,Heitor Luiz Murat de Meirelles
Soares de Mello,João Carlos Correia Baptista
author_role author
author2 Quintella,Heitor Luiz Murat de Meirelles
Soares de Mello,João Carlos Correia Baptista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares de Mello,Maria Helena Campos
Quintella,Heitor Luiz Murat de Meirelles
Soares de Mello,João Carlos Correia Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv education
student evaluation
multicriteria analysis
topic education
student evaluation
multicriteria analysis
description Este artigo avalia a situação académica dos alunos dos cursos de Engenharia que ingressaram na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Brasil em 1997 pelo acompanhamento do seu rendimento escolar, tentando estabelecer relações de causa e efeito entre suas classificações nas diferentes etapas do exame de admissão, chamado "concurso vestibula''. A amostra é constituída por cerca de cento e cinquenta alunos, com dados referentes às suas classificações em todas as disciplinas frequentadas até ao segundo semestre de 2000. É feita também uma análise da opinião docente sobre as condições que permitem formar um bom aluno e sobre o que se considera um bom aluno. Os resultados dos questionários aplicados são analisados por métodos multidecisor elementares (métodos de Borda e Condorcet) e comparados com a análise anterior.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-51612004000200003
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-51612004000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-51612004000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv APDIO - Associação Portuguesa de Investigação Operacional
publisher.none.fl_str_mv APDIO - Associação Portuguesa de Investigação Operacional
dc.source.none.fl_str_mv Investigação Operacional v.24 n.2 2004
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137319339425792