Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-51612004000200003 |
Resumo: | Este artigo avalia a situação académica dos alunos dos cursos de Engenharia que ingressaram na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Brasil em 1997 pelo acompanhamento do seu rendimento escolar, tentando estabelecer relações de causa e efeito entre suas classificações nas diferentes etapas do exame de admissão, chamado "concurso vestibula''. A amostra é constituída por cerca de cento e cinquenta alunos, com dados referentes às suas classificações em todas as disciplinas frequentadas até ao segundo semestre de 2000. É feita também uma análise da opinião docente sobre as condições que permitem formar um bom aluno e sobre o que se considera um bom aluno. Os resultados dos questionários aplicados são analisados por métodos multidecisor elementares (métodos de Borda e Condorcet) e comparados com a análise anterior. |
id |
RCAP_1cbbb3cac49f4d89d3209514aceab118 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-51612004000200003 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docenteseducationstudent evaluationmulticriteria analysisEste artigo avalia a situação académica dos alunos dos cursos de Engenharia que ingressaram na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Brasil em 1997 pelo acompanhamento do seu rendimento escolar, tentando estabelecer relações de causa e efeito entre suas classificações nas diferentes etapas do exame de admissão, chamado "concurso vestibula''. A amostra é constituída por cerca de cento e cinquenta alunos, com dados referentes às suas classificações em todas as disciplinas frequentadas até ao segundo semestre de 2000. É feita também uma análise da opinião docente sobre as condições que permitem formar um bom aluno e sobre o que se considera um bom aluno. Os resultados dos questionários aplicados são analisados por métodos multidecisor elementares (métodos de Borda e Condorcet) e comparados com a análise anterior.APDIO - Associação Portuguesa de Investigação Operacional2004-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-51612004000200003Investigação Operacional v.24 n.2 2004reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-51612004000200003Soares de Mello,Maria Helena CamposQuintella,Heitor Luiz Murat de MeirellesSoares de Mello,João Carlos Correia Baptistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:14:05Zoai:scielo:S0874-51612004000200003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:24:07.806790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes |
title |
Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes |
spellingShingle |
Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes Soares de Mello,Maria Helena Campos education student evaluation multicriteria analysis |
title_short |
Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes |
title_full |
Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes |
title_fullStr |
Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes |
title_full_unstemmed |
Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes |
title_sort |
Avaliação do Desempenho de Alunos Considerando Classificações Obtidas e Opiniões dos Docentes |
author |
Soares de Mello,Maria Helena Campos |
author_facet |
Soares de Mello,Maria Helena Campos Quintella,Heitor Luiz Murat de Meirelles Soares de Mello,João Carlos Correia Baptista |
author_role |
author |
author2 |
Quintella,Heitor Luiz Murat de Meirelles Soares de Mello,João Carlos Correia Baptista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares de Mello,Maria Helena Campos Quintella,Heitor Luiz Murat de Meirelles Soares de Mello,João Carlos Correia Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
education student evaluation multicriteria analysis |
topic |
education student evaluation multicriteria analysis |
description |
Este artigo avalia a situação académica dos alunos dos cursos de Engenharia que ingressaram na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Brasil em 1997 pelo acompanhamento do seu rendimento escolar, tentando estabelecer relações de causa e efeito entre suas classificações nas diferentes etapas do exame de admissão, chamado "concurso vestibula''. A amostra é constituída por cerca de cento e cinquenta alunos, com dados referentes às suas classificações em todas as disciplinas frequentadas até ao segundo semestre de 2000. É feita também uma análise da opinião docente sobre as condições que permitem formar um bom aluno e sobre o que se considera um bom aluno. Os resultados dos questionários aplicados são analisados por métodos multidecisor elementares (métodos de Borda e Condorcet) e comparados com a análise anterior. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-51612004000200003 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-51612004000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-51612004000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APDIO - Associação Portuguesa de Investigação Operacional |
publisher.none.fl_str_mv |
APDIO - Associação Portuguesa de Investigação Operacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Investigação Operacional v.24 n.2 2004 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137319339425792 |