A componente da teatralidade em Aby Warburg
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/24464 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é explorar a dimensão teatral das imagens em Aby M. Warburg. Para isso foram considerados os temas da simulação, da empatia, da imitação, da incorporação e a noção de mapas de António Damásio. Todas essas ações foram articuladas ao componente da teatralidade, pois imaginar, sentir empatia, criar não são operações específicas do teatro, conforme Bruce McConachie. Foram escolhidos dois ensaios e uma conferência: Arte italiana e astrologia internacional no Palazzo Schifanoia em Ferrara, A profecia da Antiguidade pagã em texto e imagem nos tempos de Lutero e Imagens da região dos índios pueblos na América do Norte para refletir a cerca dos temas acima referidos. |
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A componente da teatralidade em Aby WarburgWarburg, Aby, 1866-1929 - Critica e interpretaçãoArte - AntropologiaImagem (Filosofia)TeatralidadeIlustrações, imagens, etc. - InterpretaçãoTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO objetivo desta dissertação é explorar a dimensão teatral das imagens em Aby M. Warburg. Para isso foram considerados os temas da simulação, da empatia, da imitação, da incorporação e a noção de mapas de António Damásio. Todas essas ações foram articuladas ao componente da teatralidade, pois imaginar, sentir empatia, criar não são operações específicas do teatro, conforme Bruce McConachie. Foram escolhidos dois ensaios e uma conferência: Arte italiana e astrologia internacional no Palazzo Schifanoia em Ferrara, A profecia da Antiguidade pagã em texto e imagem nos tempos de Lutero e Imagens da região dos índios pueblos na América do Norte para refletir a cerca dos temas acima referidos.Abstract: The aim of this work is to explore the theatrical dimension of the images by Aby M. Warburg. For this purpose were considered the topics of simulation, empathy, imitation, incorporation and the notion of maping by António Damásio. All these actions were articulated to the theatrical component, because to imagine, to empathize, to create are not specific theater operations, as Bruce McConachie defends. Two essays and a conference were chosen as exemplification for these objectives: Italian Art and international astrology in the Palazzo Schifanoia in Ferrara, The prophecy of pagan antiquity in text and image in the times of Luther and Images of the area of the Pueblo Indians in North America to reflect about the topics above.Mendes, AnabelaRepositório da Universidade de LisboaDall' Bello, Denize2016-07-27T17:04:24Z2016-05-192016-02-152016-05-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24464TID:201234882porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:36.160810Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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