Desenvolvimento de competências para um cuidado seguro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sílvia Maria Magalhães de Sousa Pacheco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/22911
Resumo: Este documento é o relato de todo o percurso efetuado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica com o objetivo de dar a conhecer os objetivos e atividades desenvolvidas com vista à aquisição de competências de grau de mestre. A segurança do doente nas diversas vertentes de cuidados foi o meu principal foco de atenção e serviu de pano de fundo no desenrolar de todas as atividades desenvolvidas durante a realização dos dois módulos de estágio, que tiveram lugar no serviço de urgência e comissão de controlo de infeção. Ao longo de todo o relatório foi usada uma metodologia descritiva e de análise crítico-reflexiva dos objetivos, atividades desenvolvidas e competências atingidas face às dificuldades encontradas, às estratégias desenvolvidas e soluções sugeridas. Da pesquisa efetuada, a segurança do doente foi associada a um dos graves problemas de Saúde Pública a nível mundial, com custos humanos e financeiros avultados. A existência de uma cultura de segurança é um dos principais preditores de segurança do doente e pressupõe formação dos profissionais, uma cultura não punitiva de resposta ao erro, um aumento do número de notificações de eventos adversos e uma liderança capaz de induzir alterações de comportamentos no seio das equipas para um cuidado seguro. Deste percurso devo realçar a análise das atividades desenvolvidas para colmatar situações problema detetadas no âmbito das aquisições de competências na área da gestão, das aprendizagens profissionais e na melhoria contínua da qualidade dos cuidados. Das atividades desenvolvidas no serviço de urgência destaco a elaboração de um poster informativo, a elaboração de um documento designado por proposta de melhoria entregue ao chefe de serviço e uma formação em serviço sobre segurança do doente. Na comissão de controlo de infeção destaco a elaboração de um poster e uma ação de sensibilização dos profissionais sobre prevenção da infeção respiratória, a verificação das práticas relacionadas com as nebulizações com aplicação de uma grelha de verificação construída e adaptada. Dos 51% da população estudada, pude verificar um incumprimento da norma institucional relativa à prática das nebulizações, tendo sido apontadas como principais razões o desconhecimento da mesma, a falta de recursos estruturais e humanos, e ausência de informação sobre o tipo de material usado. Dos resultados da pesquisa bibliográfica pude fundamentar a sugestão de alterações à norma instituída relativamente ao tempo de troca do dispositivo a cada 24h, limpeza do dispositivo aquando de cada utilização, a utilização de unidose de medicação, o reforço de medidas de controlo de infeção como a desinfeção das mãos e o uso de luvas, e medidas de armazenamento do material. As atividades e reflexões realizadas durante este período contribuíram para o meu crescimento pessoal e foram ao encontro da aquisição de competências de grau de mestre. Por conseguinte, abriram caminhos à discussão sobre segurança do doente, sensibilizaram os profissionais para a aquisição de comportamentos que visam o cumprimento das normas de segurança dos cuidados e quebraram algumas das barreiras comportamentais enraizadas. Na minha atividade profissional, este percurso, impulsionou a implementação de um projeto multidisciplinar que tem por objetivo, incrementar a segurança do doente no local onde exerço atuais funções. A aprendizagem é um contínuo ao longo da vida, pelo que enquanto mestre em enfermagem guiarei o meu exercício de funções, pela evidência científica, pela segurança e qualidade dos cuidados de enfermagem.
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Ao longo de todo o relatório foi usada uma metodologia descritiva e de análise crítico-reflexiva dos objetivos, atividades desenvolvidas e competências atingidas face às dificuldades encontradas, às estratégias desenvolvidas e soluções sugeridas. Da pesquisa efetuada, a segurança do doente foi associada a um dos graves problemas de Saúde Pública a nível mundial, com custos humanos e financeiros avultados. A existência de uma cultura de segurança é um dos principais preditores de segurança do doente e pressupõe formação dos profissionais, uma cultura não punitiva de resposta ao erro, um aumento do número de notificações de eventos adversos e uma liderança capaz de induzir alterações de comportamentos no seio das equipas para um cuidado seguro. Deste percurso devo realçar a análise das atividades desenvolvidas para colmatar situações problema detetadas no âmbito das aquisições de competências na área da gestão, das aprendizagens profissionais e na melhoria contínua da qualidade dos cuidados. Das atividades desenvolvidas no serviço de urgência destaco a elaboração de um poster informativo, a elaboração de um documento designado por proposta de melhoria entregue ao chefe de serviço e uma formação em serviço sobre segurança do doente. Na comissão de controlo de infeção destaco a elaboração de um poster e uma ação de sensibilização dos profissionais sobre prevenção da infeção respiratória, a verificação das práticas relacionadas com as nebulizações com aplicação de uma grelha de verificação construída e adaptada. Dos 51% da população estudada, pude verificar um incumprimento da norma institucional relativa à prática das nebulizações, tendo sido apontadas como principais razões o desconhecimento da mesma, a falta de recursos estruturais e humanos, e ausência de informação sobre o tipo de material usado. Dos resultados da pesquisa bibliográfica pude fundamentar a sugestão de alterações à norma instituída relativamente ao tempo de troca do dispositivo a cada 24h, limpeza do dispositivo aquando de cada utilização, a utilização de unidose de medicação, o reforço de medidas de controlo de infeção como a desinfeção das mãos e o uso de luvas, e medidas de armazenamento do material. As atividades e reflexões realizadas durante este período contribuíram para o meu crescimento pessoal e foram ao encontro da aquisição de competências de grau de mestre. Por conseguinte, abriram caminhos à discussão sobre segurança do doente, sensibilizaram os profissionais para a aquisição de comportamentos que visam o cumprimento das normas de segurança dos cuidados e quebraram algumas das barreiras comportamentais enraizadas. Na minha atividade profissional, este percurso, impulsionou a implementação de um projeto multidisciplinar que tem por objetivo, incrementar a segurança do doente no local onde exerço atuais funções. A aprendizagem é um contínuo ao longo da vida, pelo que enquanto mestre em enfermagem guiarei o meu exercício de funções, pela evidência científica, pela segurança e qualidade dos cuidados de enfermagem.This document is the report of the entire journey made in the scope of the Master’s Course in Nursing with Medical-Surgical Specialization with the purpose to give knowledge of the objectives and activities developed in order to acquire the competences of the master’s degree. The patient safety in the several areas of care, was my main focus of attention and served as a background in the course of all activities developed during the realization of the two internship modules, which took place in the emergency service and in the commission of infection control. Throughout the report was used a descriptive methodology and a critical- reflective analysis of the objectives, developed activities and competences acquired, face the difficulties encountered, the strategies developed and the suggested solutions. From the research done, the patient safety was associated with one of the serious problems of Public Health worldwide, with high human and financial costs. The existence of a safety culture is one of the main predictors of the patient safety and requires the training of professionals, a non-punitive culture of error response, an increase of the number of reports of adverse events and a leadership capable of inducing behaviour changes within the teams for a safe care. Of all this work we must enhance the analysis of the activities developed to address problem situations detected in the context of skills acquisitions in the management area, of the professional learning and in the continuous improvement of the care quality. Of the activities developed in the emergency service is highlighted the elaboration of an informative poster, of a document designated “proposal for improvement” delivered to the head of service and a training in service about the patient safety. In the commission of infection control, we highlight the elaboration of an informative poster and an action to raise the awareness of the professionals in preventing the respiratory infection, the verification of the practises related to nebulisations, with the application of a verification grid built and adapted, and the update of the norm related to the hospital nebulisations. 51% of the population studied, we were able to verify a breach of the institutional norm regarding the nebulisations practise, being pointed as major reasons the ignorance of the norm, the lack of structural and human resources and the absence of information about the type of material used. From the results of the bibliographic research we were able to support the suggestion of changes to the established norm concerning the device switch time every 24 hours, cleaning the device at each use, the use of medication single doses, the strengthening of infection control measures such as disinfection of hands and wearing gloves, and material storage measures. The activities and reflections carried out during this period contributed to my personal growth and were in line with the acquisition of master's degree competences. Therefore, opened paths to the discussion of patient safety, sensitized the professionals to the acquisition of behaviours which aim to comply with care safety standards and broke some of the rooted behavioural barriers. In my professional activity, this journey, promoted the implementation of a multidisciplinary project which aims to increase the patient safety in the place where I perform my work at this moment. Learning is a lifelong continuum, so, as a Master in Nursing, I will always guide my actions as a professional, by the scientific evidence, by the safety and quality of the nursing care.Oliveira, Irene Maria SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRibeiro, Sílvia Maria Magalhães de Sousa Pacheco2017-10-03T14:15:33Z2017-07-1420172017-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22911TID:201759527porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:03.103983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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