Número nominal: Concordância e Flexão - Natureza dos Desvios Produzidos por Aprendentes de Português Língua Estrangeira e Orientações Didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Adriana Aurora Marques Maçarico
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104053
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras
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spelling Número nominal: Concordância e Flexão - Natureza dos Desvios Produzidos por Aprendentes de Português Língua Estrangeira e Orientações DidáticasNominal number: Agreement and Inflection - The Nature of Learners' Non Target Production of Portuguese as a Foreign Language and Didactic OrientationsConcordância nominal de númeroConcordância predicativa de númeroFlexão de númeroMorfologia do pluralDidática do português língua estrangeiraNominal number agreementPredicative number agreementNumber inflectionPlural morphologyDidactics of Portuguese as a foreign languageRelatório de Estágio do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório de estágio debruça-se sobre o número nominal (concordância e flexão), didaticamente abordado em contextos de concordância nominal de número e de concordância predicativa de número.Tem como objetivo efetuar uma análise e uma reflexão, teoricamente enquadradas, da atividade didática desenvolvida com alunos de português língua não materna, visando a extração de informação relevante, que auxilie o desenho de materiais didáticos sobre o tema.Neste sentido, foram recolhidos dados de produção, junto de alunos dos níveis de proficiência A1 e B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Estrangeiras. A posterior análise dos dados permitiu observar a evolução da aquisição/aprendizagem da concordância nominal e predicativa de número, bem como dos padrões flexionais de número, na reestruturação das interlínguas dos aprendentes.O estudo empírico revelou que os aprendentes produziram mais desvios de natureza morfológica do que de natureza sintática, indo os resultados ao encontro de algumas conclusões de investigações já existentes na área. Também foi verificado que nem todos os desvios observados se resolveram por completo com a reestruturação da interlíngua dos aprendentes na transição do nível A1 para o nível B1. A atividade didática desenvolvida evidenciou, ainda, a potencial eficácia do ensino gramatical explícito de construções linguísticas menos regulares e/ou menos frequentes, em linha com a perspetiva teórica adotada no trabalho.Neste sentido, desenvolveu-se posteriormente, para além dos materiais trabalhados em sala de aula, material didático de ensino gramatical explícito no domínio da expressão morfológica dos valores de número, com ênfase no plural, dado ser esse o valor marcado.This internship report focuses on the nominal number (agreement and inflection), didactically approached in contexts of nominal number agreement and predicative number agreement. Its objective is to carry out a theoretically supported analysis of the didactic activity developed with students of Portuguese as a non-native language, aimed at extracting relevant information, which helps the design of didactic materials on the subject. To this end, production data were collected from students at A1 and B1 proficiency levels, according to the Common European Framework of Reference for Languages. The subsequent analysis of the data revealed the evolution of acquisition/learning of nominal and predicative number agreement, as well as of inflectional patterns of number, in the restructuring of the interlanguages of the learners.The empirical study revealed that the learners produced more deviations of a morphological nature than of a syntactic nature, in accordance with results of existing research on the topic.It was also verified that not all the deviations observed were completely eradicated with the restructuring of the learners’ interlanguage in the transition of level A1 to level B1. The didactic activity developed also highlighted the potential effectiveness of the explicit grammatical teaching of less regular and/or less frequent linguistic structures, in line with the theoretical perspective adopted. As such, in addition to the materials used in the classroom, instructional material for explicit grammar teaching was developed, in the domain of the morphological expression of number values, with an emphasis on the plural, given that this is the marked value of number.2022-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104053http://hdl.handle.net/10316/104053TID:203124812porGil, Adriana Aurora Marques Maçaricoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-17T21:38:23Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:46.673516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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