Construção da concordância nominal em produções orais de aprendentes de PL2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Alexandra Costa Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82306
Resumo: Dissertação de Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentada à Faculdade de Letras
id RCAP_76f13f607088693051dfad6152257f07
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82306
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção da concordância nominal em produções orais de aprendentes de PL2Construction of the nominal agreement in oral productions of Portuguese as a foreign and second language learnersaquisição e aprendizagem PL2concordância nominalgéneronúmerooralidadePL2 acquisition and learningnominal agreementgendernumberoralityDissertação de Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentada à Faculdade de LetrasA presente dissertação tem como principal objetivo a identificação dos padrões mais comuns de desvios relativamente à concordância nominal em número e género em estruturas com núcleo nominal ou pronominal em produções orais de aprendentes adultos de PL2 dos níveis de proficiência A1/A2.O objetivo específico deste trabalho é identificar, em primeiro lugar, quais as classes de palavras mais afetadas pelos desvios na construção de mecanismos de concordância em NUM e/ou em GEN em estruturas do tipo referido anteriormente e, em segundo lugar, perceber os contextos sintáticos em que isso ocorre.Partindo destes objetivos, e depois de uma descrição teórica dos aspetos gramaticais relevantes, procedemos à análise de um conjunto de desvios registados no “Corpus Oral de Português L2”, do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC), da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir globalmente o seguinte : i) os mecanismos de concordância nominal em GEN e NUM constituem uma área crítica no processo de aquisição e aprendizagem de PL2, isto é, uma área de difícil aquisição para estes aprendentes; (ii) a categoria gramatical de GEN revela-se como sendo a categoria onde se regista o maior número de ocorrências de desvios; (iii) os elementos que precedem o nome, nomeadamente os artigos definidos, são os mais afetados pelos desvios na construção de mecanismos de concordância.Palavras - chave: Aquisição e aprendizagem PL2, concordância nominal, género, número, corpus, oralidade.The main goal of the following dissertation is to identify the most common deviation patterns in what concerns gender and number nominal agreement in structures with nominal or pronominal cores in PL2 adult learners’ spoken productions of A1/A2 proficiency levels.Firstly, the specific focus of this thesis is to identify which are the most affected word classes by the deviations in the construction of NUM and/or GEN agreement mechanisms in structures as the ones referred previously. Secondly, the aim is to understand the syntactic contexts in which they occur.Based upon the goals referred above, and after a theoretical description of the relevant grammatical aspects, we analyze a set of deviations documented in the “Corpus Oral de Português L2”, from the Center for General and Applied Linguistics (CELGA-ILTEC) of the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra. The results obtained allowed us to conclude globally that i) the mechanisms of GEN and NUM nominal agreement constitute a critical area in the process of acquisition and learning of PL2 (in other words, it is an area of difficult acquisition for the learners); (ii) the grammatical category of GEN proves to be the category where the greatest number of occurrences of deviations is registered; (iii) the elements that precede the noun, namely the definite articles, are the most affected by the deviations in the construction of agreement mechanisms.ixAbstractThe main goal of the following dissertation is to identify the most common deviation patterns in what concerns gender and number nominal agreement in structures with nominal or pronominal cores in PL2 adult learners’ spoken productions of A1/A2 proficiency levels.Firstly, the specific focus of this thesis is to identify which are the most affected word classes by the deviations in the construction of NUM and/or GEN agreement mechanisms in structures as the ones referred previously. Secondly, the aim is to understand the syntactic contexts in which they occur.Based upon the goals referred above, and after a theoretical description of the relevant grammatical aspects, we analyze a set of deviations documented in the “Corpus Oral de Português L2”, from the Center for General and Applied Linguistics (CELGA-ILTEC) of the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra. The results obtained allowed us to conclude globally that i) the mechanisms of GEN and NUM nominal agreement constitute a critical area in the process of acquisition and learning of PL2 (in other words, it is an area of difficult acquisition for the learners); (ii) the grammatical category of GEN proves to be the category where the greatest number of occurrences of deviations is registered; (iii) the elements that precede the noun, namely the definite articles, are the most affected by the deviations in the construction of agreement mechanisms.Keywords: PL2 acquisition and learning, nominal agreement, gender, number, corpus, orality.2018-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82306http://hdl.handle.net/10316/82306TID:202044017porSilva, Ana Alexandra Costa Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T13:02:10Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:14.211435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção da concordância nominal em produções orais de aprendentes de PL2
Construction of the nominal agreement in oral productions of Portuguese as a foreign and second language learners
title Construção da concordância nominal em produções orais de aprendentes de PL2
spellingShingle Construção da concordância nominal em produções orais de aprendentes de PL2
Silva, Ana Alexandra Costa Rodrigues
aquisição e aprendizagem PL2
concordância nominal
género
número
oralidade
PL2 acquisition and learning
nominal agreement
gender
number
orality
title_short Construção da concordância nominal em produções orais de aprendentes de PL2
title_full Construção da concordância nominal em produções orais de aprendentes de PL2
title_fullStr Construção da concordância nominal em produções orais de aprendentes de PL2
title_full_unstemmed Construção da concordância nominal em produções orais de aprendentes de PL2
title_sort Construção da concordância nominal em produções orais de aprendentes de PL2
author Silva, Ana Alexandra Costa Rodrigues
author_facet Silva, Ana Alexandra Costa Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Alexandra Costa Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv aquisição e aprendizagem PL2
concordância nominal
género
número
oralidade
PL2 acquisition and learning
nominal agreement
gender
number
orality
topic aquisição e aprendizagem PL2
concordância nominal
género
número
oralidade
PL2 acquisition and learning
nominal agreement
gender
number
orality
description Dissertação de Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentada à Faculdade de Letras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82306
http://hdl.handle.net/10316/82306
TID:202044017
url http://hdl.handle.net/10316/82306
identifier_str_mv TID:202044017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133934970208256