Modelação da interação lateral balastro-travessa em vias-férreas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19361 |
Resumo: | A estabilidade lateral da via-férrea e sua importância para o comportamento adequado da mesma é um fator determinante nos caminhos de ferro. Deste modo, o presente estudo visa, numa primeira parte, introduzir o leitor ao assunto disponibilizando de forma sucinta e clara informações sobre a via férrea em geral e a estabilidade lateral da mesma, obtidas através de uma extensa revisão bibliográfica. Ao longo da investigação, com base no estudo da literatura existente, foi elaborada uma tabela com valores para resistência lateral em alguns tipos de casos. Numa fase posterior, foi elaborada a modelação e análise da via férrea com recurso ao programa de elementos finitos Pegasus que permite a introdução de cargas dinâmicas e um modelo constitutivo para o comportamento resiliente do balastro não linear, visando sempre o comportamento lateral da via. Com esse estudo, pretende-se auxiliar os desenvolvimentos futuros de modelos mais simples que utilizem molas e amortecedores, fornecendo uma aproximação para os valores de rigidez a adoptar nessas molas. |
id |
RCAP_1cf6002da73a5cd822aae86d96d1fab6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/19361 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modelação da interação lateral balastro-travessa em vias-férreasVia-férreaResistência lateralRigidez lateralTensão no balastroModelação numéricaComportamento não linearDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilA estabilidade lateral da via-férrea e sua importância para o comportamento adequado da mesma é um fator determinante nos caminhos de ferro. Deste modo, o presente estudo visa, numa primeira parte, introduzir o leitor ao assunto disponibilizando de forma sucinta e clara informações sobre a via férrea em geral e a estabilidade lateral da mesma, obtidas através de uma extensa revisão bibliográfica. Ao longo da investigação, com base no estudo da literatura existente, foi elaborada uma tabela com valores para resistência lateral em alguns tipos de casos. Numa fase posterior, foi elaborada a modelação e análise da via férrea com recurso ao programa de elementos finitos Pegasus que permite a introdução de cargas dinâmicas e um modelo constitutivo para o comportamento resiliente do balastro não linear, visando sempre o comportamento lateral da via. Com esse estudo, pretende-se auxiliar os desenvolvimentos futuros de modelos mais simples que utilizem molas e amortecedores, fornecendo uma aproximação para os valores de rigidez a adoptar nessas molas.Ferreira, JoséRUNBarreto, Jeniffer Costa2016-11-15T10:37:12Z2016-072016-112016-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19361porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:00:43Zoai:run.unl.pt:10362/19361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:25.596964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelação da interação lateral balastro-travessa em vias-férreas |
title |
Modelação da interação lateral balastro-travessa em vias-férreas |
spellingShingle |
Modelação da interação lateral balastro-travessa em vias-férreas Barreto, Jeniffer Costa Via-férrea Resistência lateral Rigidez lateral Tensão no balastro Modelação numérica Comportamento não linear Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
title_short |
Modelação da interação lateral balastro-travessa em vias-férreas |
title_full |
Modelação da interação lateral balastro-travessa em vias-férreas |
title_fullStr |
Modelação da interação lateral balastro-travessa em vias-férreas |
title_full_unstemmed |
Modelação da interação lateral balastro-travessa em vias-férreas |
title_sort |
Modelação da interação lateral balastro-travessa em vias-férreas |
author |
Barreto, Jeniffer Costa |
author_facet |
Barreto, Jeniffer Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, José RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Jeniffer Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Via-férrea Resistência lateral Rigidez lateral Tensão no balastro Modelação numérica Comportamento não linear Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
topic |
Via-férrea Resistência lateral Rigidez lateral Tensão no balastro Modelação numérica Comportamento não linear Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
description |
A estabilidade lateral da via-férrea e sua importância para o comportamento adequado da mesma é um fator determinante nos caminhos de ferro. Deste modo, o presente estudo visa, numa primeira parte, introduzir o leitor ao assunto disponibilizando de forma sucinta e clara informações sobre a via férrea em geral e a estabilidade lateral da mesma, obtidas através de uma extensa revisão bibliográfica. Ao longo da investigação, com base no estudo da literatura existente, foi elaborada uma tabela com valores para resistência lateral em alguns tipos de casos. Numa fase posterior, foi elaborada a modelação e análise da via férrea com recurso ao programa de elementos finitos Pegasus que permite a introdução de cargas dinâmicas e um modelo constitutivo para o comportamento resiliente do balastro não linear, visando sempre o comportamento lateral da via. Com esse estudo, pretende-se auxiliar os desenvolvimentos futuros de modelos mais simples que utilizem molas e amortecedores, fornecendo uma aproximação para os valores de rigidez a adoptar nessas molas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-15T10:37:12Z 2016-07 2016-11 2016-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/19361 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/19361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137886033936384 |