ESTUDO DO EFEITO QUE A INCORPORAÇÃO DE GASOLINA EM GASÓLEO TEM NO PONTO DE INFLAMAÇÃO DO GASÓLEO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/161078 |
Resumo: | A indústria petrolífera passou por uma transformação significativa e desempenhou um papel vital no desenvolvimento económico e tecnológico global, sendo um motor de cresci- mento e inovação. No entanto, enfrenta diversos desafios como, preocupações ambientais e procura por fontes de energia sustentáveis. A CLC – Companhia Logística de Combustíveis, como parque de armazenamento de combustíveis que são transportados através de um pipeline da refinaria de Sines até Aveiras, enfrenta diversos desafios diariamente. No âmbito desta dissertação foi estudado um dos problemas adjacentes ao transporte de produtos por pipeline, a criação de interfaces e qual o seu destino num parque como a CLC. As interfaces não são produto desperdiçado, mas são produto não conforme. Assim sendo, são diluídas nos tanques de armazenamento de determinado combustível, dependendo do tipo de interface. Esta é uma adversidade que se não for devidamente calculada com rigor pode colocar em causa os critérios de especificação para que um tanque seja aprovado, origi- nando uma situação complicada para a empresa. Através desta dissertação, foi então possível realizar uma equação matemática que prevê qual o ponto de inflamação final de um tanque de gasóleo onde se introduz interfaces gasóleo- gasolina. Através da recolha de 5 amostras de 10 L foi possível realizar 276 ensaios do ponto de inflamação, dando origem a duas equações de previsão do ponto de inflamação com menos de 10% de erro associado. Foram também realizados ensaios relativos a diversas propriedades do gasóleo concluindo-se que é necessário ter especial atenção à destilação pois é um parâme- tro que com a introdução de gasolina em gasóleo, fica fora da especificação. Também foi possível estudar a composição de uma interface através da variação da den- sidade à medida que esta chega às instalações da CLC. Retirando-se amostras de 1 em 1 minuto foi possível verificar a veracidade dos resultados dados pelo densímetro do pipeline. |
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ESTUDO DO EFEITO QUE A INCORPORAÇÃO DE GASOLINA EM GASÓLEO TEM NO PONTO DE INFLAMAÇÃO DO GASÓLEOCLCGasóleoGasolinaInterfacePonto de InflamaçãoDensidadeDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia QuímicaA indústria petrolífera passou por uma transformação significativa e desempenhou um papel vital no desenvolvimento económico e tecnológico global, sendo um motor de cresci- mento e inovação. No entanto, enfrenta diversos desafios como, preocupações ambientais e procura por fontes de energia sustentáveis. A CLC – Companhia Logística de Combustíveis, como parque de armazenamento de combustíveis que são transportados através de um pipeline da refinaria de Sines até Aveiras, enfrenta diversos desafios diariamente. No âmbito desta dissertação foi estudado um dos problemas adjacentes ao transporte de produtos por pipeline, a criação de interfaces e qual o seu destino num parque como a CLC. As interfaces não são produto desperdiçado, mas são produto não conforme. Assim sendo, são diluídas nos tanques de armazenamento de determinado combustível, dependendo do tipo de interface. Esta é uma adversidade que se não for devidamente calculada com rigor pode colocar em causa os critérios de especificação para que um tanque seja aprovado, origi- nando uma situação complicada para a empresa. Através desta dissertação, foi então possível realizar uma equação matemática que prevê qual o ponto de inflamação final de um tanque de gasóleo onde se introduz interfaces gasóleo- gasolina. Através da recolha de 5 amostras de 10 L foi possível realizar 276 ensaios do ponto de inflamação, dando origem a duas equações de previsão do ponto de inflamação com menos de 10% de erro associado. Foram também realizados ensaios relativos a diversas propriedades do gasóleo concluindo-se que é necessário ter especial atenção à destilação pois é um parâme- tro que com a introdução de gasolina em gasóleo, fica fora da especificação. Também foi possível estudar a composição de uma interface através da variação da den- sidade à medida que esta chega às instalações da CLC. Retirando-se amostras de 1 em 1 minuto foi possível verificar a veracidade dos resultados dados pelo densímetro do pipeline.The petroleum industry has undergone a profound transformation and has played an indispensable role in the global economic and technological landscape, it has been an unceas- ing source of growth and innovation. However, it has also confronted multifaceted challenges like, ecological concerns, and the quest for more sustainable energy alternatives. CLC - Companhia Logística de Combustíveis, as a storage facility for fuels that are trans- ported through a pipeline from the Sines refinery to Aveiras, faces various challenges on a daily basis. This work studied one of the problems associated with the transport of products by pipeline, the formation of interfaces and their destination in a fuel storage facility like CLC. Interfaces are not wasted product, but they are non-compliant product, so they are diluted in the storage tanks of a given fuel, depending on the nature of the interface. This is an adversity that, if not carefully calculated, can jeopardize the specification criteria for a tank to be ap- proved, creating a complicated situation for the company. Through this work, it was possible to create a mathematical equation that predicts the flash point of a final mixture in a diesel tank where gasoline-diesel interfaces are introduced. By taking five 10 L samples, it was possible to carry out 276 flash point tests, resulting in two flash point prediction equations with less than 10% associated error. Tests were also carried out on various diesel properties, concluding that special attention should be paid to distillation as this is a parameter which, with the introduction of gasoline into diesel, falls outside the specification. It was also possible to study the composition of an interface by varying its density as it arrived at CLC's facilities. By taking samples every 1 minute, it was possible to check the ve- racity of the results given by the pipeline densimeter.Eusébio, MárioManteigas, JoséRUNBaptista, Maria Inês Neves2023-12-11T19:29:10Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/161078porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:43:51Zoai:run.unl.pt:10362/161078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:58:19.643352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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