As atitudes e práticas dos professores do município de Mazagão-AP, sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/10962 |
Resumo: | A Declaração de Salamanca de 1994, reafirma o direito à educação para todos, independentemente das diferenças individuais. Sendo necessário para tal propósito, o direito fundamental da matrícula e permanência no sistema educacional pautado na perspectiva inclusiva, para atingir certo nível de aprendizagem de acordo com seus interesses e necessidades. Cabe aos governos incentivar a inclusão, desenvolver políticas para a inclusão, destinar orçamentos e promover a inserção. Nesse contexto, surge o papel do professor como agente de mediação no processo da inclusão de alunos com necessidades especiais-NE, onde as atitudes/práticas dos docentes se podem transformar em barreiras ou facilitadores na vida escolar desses alunos. (CIF, 2003). As atitudes em relação à inclusão são antecessoras das práticas que promovem a inclusão das pessoas com NEE, sendo que, a atitude dos professores é de grande importância para avaliar o andamento do processo de inclusão dos alunos com NEE nas escolas, levando em conta que os docentes são profissionais que estão em contato direto com esses discentes. (Omote, 2015) Assim sendo, as suas práticas podem manifestar-se como componentes de inclusão ou exclusão. Por acreditarmos no papel fundamental do professor, elegemos como objetivo central do estudo, recolher dados, atitudes e práticas dos professores inquiridos sobre as suas práticas no universo da inclusão. Depois da recolha dos dados, foi possível avaliar as práticas e atitudes do docente em função das variáveis sociodemográficas; pessoais (género idade, grau académico, habilitação própria). O inquérito foi concebido na forma de questionário, com sessenta enunciados, divididos em secções: a primeira seção foi destinada à recolha de dados profissionais dos inqueridos; na segunda estão os enunciados da Escala de Atitudes Socias em Relação a Inclusão- ELASI, escala produzida e validada por Omote, 2005. Nela existem enunciados que relevam atitudes sobre a inclusão de alunos com NEE. (Omote, 2005). Na terceira seção do questionário revelamos outra escala, a Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusivas-EEDPI, desenvolvida e validada por (Martins et al, 2020), que tem como função mostrar o senso de autoeficácia dos professores sobre as suas práticas em relação à inclusão dos alunos com NEE. (Martins et al, 2020). Após a conclusão da recolha de dados, foi realizada tabulação e tratamento no Software SPSS-25, para fundamentar a discussão dos resultados, contendo as correlações médias das atitudes e práticas dos professores, verificando-se através dessa recolha de dados, que foi possível diagnosticar que esses docentes apresentam atitudes favoráveis e senso de autoeficácia, reveladores de possuem boas práticas nas escolas e que promovem a inclusão dos alunos com NEE dentro das salas de aula regulares. |
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Nesse contexto, surge o papel do professor como agente de mediação no processo da inclusão de alunos com necessidades especiais-NE, onde as atitudes/práticas dos docentes se podem transformar em barreiras ou facilitadores na vida escolar desses alunos. (CIF, 2003). As atitudes em relação à inclusão são antecessoras das práticas que promovem a inclusão das pessoas com NEE, sendo que, a atitude dos professores é de grande importância para avaliar o andamento do processo de inclusão dos alunos com NEE nas escolas, levando em conta que os docentes são profissionais que estão em contato direto com esses discentes. (Omote, 2015) Assim sendo, as suas práticas podem manifestar-se como componentes de inclusão ou exclusão. Por acreditarmos no papel fundamental do professor, elegemos como objetivo central do estudo, recolher dados, atitudes e práticas dos professores inquiridos sobre as suas práticas no universo da inclusão. Depois da recolha dos dados, foi possível avaliar as práticas e atitudes do docente em função das variáveis sociodemográficas; pessoais (género idade, grau académico, habilitação própria). O inquérito foi concebido na forma de questionário, com sessenta enunciados, divididos em secções: a primeira seção foi destinada à recolha de dados profissionais dos inqueridos; na segunda estão os enunciados da Escala de Atitudes Socias em Relação a Inclusão- ELASI, escala produzida e validada por Omote, 2005. Nela existem enunciados que relevam atitudes sobre a inclusão de alunos com NEE. (Omote, 2005). Na terceira seção do questionário revelamos outra escala, a Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusivas-EEDPI, desenvolvida e validada por (Martins et al, 2020), que tem como função mostrar o senso de autoeficácia dos professores sobre as suas práticas em relação à inclusão dos alunos com NEE. (Martins et al, 2020). Após a conclusão da recolha de dados, foi realizada tabulação e tratamento no Software SPSS-25, para fundamentar a discussão dos resultados, contendo as correlações médias das atitudes e práticas dos professores, verificando-se através dessa recolha de dados, que foi possível diagnosticar que esses docentes apresentam atitudes favoráveis e senso de autoeficácia, reveladores de possuem boas práticas nas escolas e que promovem a inclusão dos alunos com NEE dentro das salas de aula regulares.The 1994 Salamanca Declaration reaffirms the right to education for all, regardless of individual differences. It is necessary for such purpose, the fundamental right of enrollment and permanence in the educational system based on an inclusive perspective, to achieve a certain level of learning, according to their interests and needs. It is up to the governments of the signatory countries to develop policies for inclusion, budget allocation and incentives for inclusion. In this context, the role of the teacher as an agent of mediation in the process of inclusion of students with special needs emerged, where the attitudes/practices of teachers can become barriers or facilitators in the school life of these students. (CIF, 2003). Attitudes towards inclusion are predecessors of practices that promote the inclusion of people with special educational needs, knowing the attitudes of teachers is of great importance to assess the progress of the inclusion process of students with special educational needs in schools. Because, teachers are professionals who are in direct contact with these students. (Omote, 2015). In addition, its practices are components of inclusion or exclusion. Believing in the fundamental role of the teacher, the theme was the target of this dissertation. The main objective of the study was to collect data on the attitudes and practices of the surveyed teachers about their attitudes and practices on inclusion. After collecting these data, it was possible to assess the teaching practices and attitudes in terms of sociodemographic variables; personal (gender age, academic degree, academic qualifications). The survey was in the form of a questionnaire, with sixty statements, divided into sections, the first section was intended for the collection of professional data from the respondents, the second section is the statements of the Social Attitudes towards Inclusion Scale - ELASI, scale produced and validated by OMOTE, 2005, it contains statements that reveal attitudes about the inclusion of students with special educational needs. (Omote, 2005). The third section of the questionnaire is the statements of another scale, the Teaching Effectiveness Scale for Inclusive Practices-EEDPI, developed and validated by Martins et al, 2020, which has the function of revealing the sense of self-efficacy of teachers about their practices in relation to the inclusion of students with special educational needs. (Martins et al, 2020). After completion of data collection, tabulation was performed, processing in the SPSS-25 Software. To support the discussion of the results, containing the correlations and averages of attitudes and practices of teachers, it is possible to diagnose that these teachers have favorable attitudes and a sense of self-efficacy that indicate that they have good practices in schools, and that they promote the inclusion of students with special educational needs within regular classrooms.Alves, Ana Paula AntunesRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, Almiria Messias da2022-04-19T15:19:07Z2022-03-092022-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10962TID:203014090pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:37Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:43.355428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Declaração de Salamanca de 1994, reafirma o direito à educação para todos, independentemente das diferenças individuais. Sendo necessário para tal propósito, o direito fundamental da matrícula e permanência no sistema educacional pautado na perspectiva inclusiva, para atingir certo nível de aprendizagem de acordo com seus interesses e necessidades. Cabe aos governos incentivar a inclusão, desenvolver políticas para a inclusão, destinar orçamentos e promover a inserção. Nesse contexto, surge o papel do professor como agente de mediação no processo da inclusão de alunos com necessidades especiais-NE, onde as atitudes/práticas dos docentes se podem transformar em barreiras ou facilitadores na vida escolar desses alunos. (CIF, 2003). As atitudes em relação à inclusão são antecessoras das práticas que promovem a inclusão das pessoas com NEE, sendo que, a atitude dos professores é de grande importância para avaliar o andamento do processo de inclusão dos alunos com NEE nas escolas, levando em conta que os docentes são profissionais que estão em contato direto com esses discentes. (Omote, 2015) Assim sendo, as suas práticas podem manifestar-se como componentes de inclusão ou exclusão. Por acreditarmos no papel fundamental do professor, elegemos como objetivo central do estudo, recolher dados, atitudes e práticas dos professores inquiridos sobre as suas práticas no universo da inclusão. Depois da recolha dos dados, foi possível avaliar as práticas e atitudes do docente em função das variáveis sociodemográficas; pessoais (género idade, grau académico, habilitação própria). O inquérito foi concebido na forma de questionário, com sessenta enunciados, divididos em secções: a primeira seção foi destinada à recolha de dados profissionais dos inqueridos; na segunda estão os enunciados da Escala de Atitudes Socias em Relação a Inclusão- ELASI, escala produzida e validada por Omote, 2005. Nela existem enunciados que relevam atitudes sobre a inclusão de alunos com NEE. (Omote, 2005). Na terceira seção do questionário revelamos outra escala, a Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusivas-EEDPI, desenvolvida e validada por (Martins et al, 2020), que tem como função mostrar o senso de autoeficácia dos professores sobre as suas práticas em relação à inclusão dos alunos com NEE. (Martins et al, 2020). Após a conclusão da recolha de dados, foi realizada tabulação e tratamento no Software SPSS-25, para fundamentar a discussão dos resultados, contendo as correlações médias das atitudes e práticas dos professores, verificando-se através dessa recolha de dados, que foi possível diagnosticar que esses docentes apresentam atitudes favoráveis e senso de autoeficácia, reveladores de possuem boas práticas nas escolas e que promovem a inclusão dos alunos com NEE dentro das salas de aula regulares. |
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