Atitudes dos pares face à inclusão de crianças com NEE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Antónia Mendes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7157
Resumo: A educação inclusiva constitui um dos maiores desafios da escola atual ao assentar no princípio da igualdade de oportunidades educativas e sociais, tentando, deste modo, responder às necessidades educativas de todos os alunos, independentemente da sua diversidade. Mas a inclusão de crianças com NEE nas escolas públicas não pode ser apenas um processo educativo. Terá que ser fundamentalmente um processo social e emocional, de forma a poder contribuir para um clima educativo de sucesso para todos. Os pares são, neste processo de inclusão, elementos decisivos para a criação de um ambiente de sucesso, fazendo uma ponte entre a parte educativa e a parte do desenvolvimento afetivo e social. Estudar as atitudes dos alunos face à inclusão de crianças com NEE, para além de suscitar interesse, torna-se imprescindível, na medida em que a análise dos resultados desta investigação poderão servir como um conjunto de condições que facilitarão a inclusão destes alunos. É importante que todos os alunos aceitem e respeitem a diferença, de modo a contribuírem ativamente para a implementação de políticas inclusivas na escola.
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