Atitudes dos pares face à inclusão de crianças com NEE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/7157 |
Resumo: | A educação inclusiva constitui um dos maiores desafios da escola atual ao assentar no princípio da igualdade de oportunidades educativas e sociais, tentando, deste modo, responder às necessidades educativas de todos os alunos, independentemente da sua diversidade. Mas a inclusão de crianças com NEE nas escolas públicas não pode ser apenas um processo educativo. Terá que ser fundamentalmente um processo social e emocional, de forma a poder contribuir para um clima educativo de sucesso para todos. Os pares são, neste processo de inclusão, elementos decisivos para a criação de um ambiente de sucesso, fazendo uma ponte entre a parte educativa e a parte do desenvolvimento afetivo e social. Estudar as atitudes dos alunos face à inclusão de crianças com NEE, para além de suscitar interesse, torna-se imprescindível, na medida em que a análise dos resultados desta investigação poderão servir como um conjunto de condições que facilitarão a inclusão destes alunos. É importante que todos os alunos aceitem e respeitem a diferença, de modo a contribuírem ativamente para a implementação de políticas inclusivas na escola. |
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Atitudes dos pares face à inclusão de crianças com NEEInclusãoEducação inclusivaEscola inclusivaEducação especialAtitudes dos paresAprendizagem cooperativaInclusionInclusive educationInclusive schoolSpecial educationAttitudes of peersCooperative learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA educação inclusiva constitui um dos maiores desafios da escola atual ao assentar no princípio da igualdade de oportunidades educativas e sociais, tentando, deste modo, responder às necessidades educativas de todos os alunos, independentemente da sua diversidade. Mas a inclusão de crianças com NEE nas escolas públicas não pode ser apenas um processo educativo. Terá que ser fundamentalmente um processo social e emocional, de forma a poder contribuir para um clima educativo de sucesso para todos. Os pares são, neste processo de inclusão, elementos decisivos para a criação de um ambiente de sucesso, fazendo uma ponte entre a parte educativa e a parte do desenvolvimento afetivo e social. Estudar as atitudes dos alunos face à inclusão de crianças com NEE, para além de suscitar interesse, torna-se imprescindível, na medida em que a análise dos resultados desta investigação poderão servir como um conjunto de condições que facilitarão a inclusão destes alunos. É importante que todos os alunos aceitem e respeitem a diferença, de modo a contribuírem ativamente para a implementação de políticas inclusivas na escola.The inclusive education is one of the biggest challenges of the current school’s since it is based on the principle of equality of social and educational opportunities, trying thus respond to the needs of all students, regardless of their diversity. But the inclusion of children with SEN in the public schools can not only be an educational process. You will have to be fundamentally a social process and emotional, so that it can contribute to a successful educational environment for all. The pairs are in the process of inclusion, critical elements for creating an environment for success, making a bridge between the educational part and the part of social and emotional development. Studying the attitude of students in relation to the inclusion of children with SEN, in addition to arouse great interest, becomes essential, as the analysis of the results of this investigation may serve as a set of conditions that will ease the inclusion of these students. It is important that all students accept and respect this difference, so they can contribute in an active way to the implementation of inclusive policies in schools.Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaOliveira, Maria Antónia Mendes2019-01-09T08:53:21Z2013-12-23T00:00:00Z2013-12-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7157201702223pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:31Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:02.484151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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