Olhar para dois mundos diferentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Manuel Carvalho Marques
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12726
Resumo: O presente relatório pretende dar a conhecer uma etapa da minha formação académica que engloba duas grandes experiências de aprendizagem, os estágios em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estes estágios têm como desiderato colocar em prática as aprendizagens conseguidas e desenvolver competências relacionadas com a prática de uma educadora e de uma professora. Estas aprendizagens tornam-se significativas com a experimentação de diferentes situações, dando oportunidade para encarar e responder a alguns dos desafios. No decorrer dos estágios devemos sempre considerar as opiniões, os interesses, as necessidades das crianças e a sua participação ativa, uma vez que são elas que desempenham o papel principal. No processo educativo, as crianças devem ser vistas como o sujeito do mesmo e não como o objeto. Devemos partir dos seus saberes e da sua cultura, respeitando e valorizando as suas características individuais e as suas diferenças que se tornam a base para novas aprendizagens (ME, 1997, p.19). Ao longo da prática pedagógica a observação e a reflexão foram elementos chave para compreender o processo de ensino-aprendizagem, o contexto que rodeia a ação e as temáticas que estão ligadas com a prática pedagógica. A reflexão permitiu-me elaborar este documento, onde exponho as minhas experiências enquanto estagiária dos dois níveis educativos acima referidos, fazendo assim uma descrição reflexiva do meu percurso.
id RCAP_1d3fe2eb82dd3415955257668418b3e6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12726
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Olhar para dois mundos diferentesrelatório finalEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaO presente relatório pretende dar a conhecer uma etapa da minha formação académica que engloba duas grandes experiências de aprendizagem, os estágios em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estes estágios têm como desiderato colocar em prática as aprendizagens conseguidas e desenvolver competências relacionadas com a prática de uma educadora e de uma professora. Estas aprendizagens tornam-se significativas com a experimentação de diferentes situações, dando oportunidade para encarar e responder a alguns dos desafios. No decorrer dos estágios devemos sempre considerar as opiniões, os interesses, as necessidades das crianças e a sua participação ativa, uma vez que são elas que desempenham o papel principal. No processo educativo, as crianças devem ser vistas como o sujeito do mesmo e não como o objeto. Devemos partir dos seus saberes e da sua cultura, respeitando e valorizando as suas características individuais e as suas diferenças que se tornam a base para novas aprendizagens (ME, 1997, p.19). Ao longo da prática pedagógica a observação e a reflexão foram elementos chave para compreender o processo de ensino-aprendizagem, o contexto que rodeia a ação e as temáticas que estão ligadas com a prática pedagógica. A reflexão permitiu-me elaborar este documento, onde exponho as minhas experiências enquanto estagiária dos dois níveis educativos acima referidos, fazendo assim uma descrição reflexiva do meu percurso.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumOliveira, Maria Manuel Carvalho Marques2016-03-29T13:37:43Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12726202543633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:52.046389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Olhar para dois mundos diferentes
relatório final
title Olhar para dois mundos diferentes
spellingShingle Olhar para dois mundos diferentes
Oliveira, Maria Manuel Carvalho Marques
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
title_short Olhar para dois mundos diferentes
title_full Olhar para dois mundos diferentes
title_fullStr Olhar para dois mundos diferentes
title_full_unstemmed Olhar para dois mundos diferentes
title_sort Olhar para dois mundos diferentes
author Oliveira, Maria Manuel Carvalho Marques
author_facet Oliveira, Maria Manuel Carvalho Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Loff, Philippe Bernard, 1955-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Manuel Carvalho Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
description O presente relatório pretende dar a conhecer uma etapa da minha formação académica que engloba duas grandes experiências de aprendizagem, os estágios em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estes estágios têm como desiderato colocar em prática as aprendizagens conseguidas e desenvolver competências relacionadas com a prática de uma educadora e de uma professora. Estas aprendizagens tornam-se significativas com a experimentação de diferentes situações, dando oportunidade para encarar e responder a alguns dos desafios. No decorrer dos estágios devemos sempre considerar as opiniões, os interesses, as necessidades das crianças e a sua participação ativa, uma vez que são elas que desempenham o papel principal. No processo educativo, as crianças devem ser vistas como o sujeito do mesmo e não como o objeto. Devemos partir dos seus saberes e da sua cultura, respeitando e valorizando as suas características individuais e as suas diferenças que se tornam a base para novas aprendizagens (ME, 1997, p.19). Ao longo da prática pedagógica a observação e a reflexão foram elementos chave para compreender o processo de ensino-aprendizagem, o contexto que rodeia a ação e as temáticas que estão ligadas com a prática pedagógica. A reflexão permitiu-me elaborar este documento, onde exponho as minhas experiências enquanto estagiária dos dois níveis educativos acima referidos, fazendo assim uma descrição reflexiva do meu percurso.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2016-03-29T13:37:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12726
202543633
url http://hdl.handle.net/10400.26/12726
identifier_str_mv 202543633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130014349787136