Olhar para dois mundos diferentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12726 |
Resumo: | O presente relatório pretende dar a conhecer uma etapa da minha formação académica que engloba duas grandes experiências de aprendizagem, os estágios em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estes estágios têm como desiderato colocar em prática as aprendizagens conseguidas e desenvolver competências relacionadas com a prática de uma educadora e de uma professora. Estas aprendizagens tornam-se significativas com a experimentação de diferentes situações, dando oportunidade para encarar e responder a alguns dos desafios. No decorrer dos estágios devemos sempre considerar as opiniões, os interesses, as necessidades das crianças e a sua participação ativa, uma vez que são elas que desempenham o papel principal. No processo educativo, as crianças devem ser vistas como o sujeito do mesmo e não como o objeto. Devemos partir dos seus saberes e da sua cultura, respeitando e valorizando as suas características individuais e as suas diferenças que se tornam a base para novas aprendizagens (ME, 1997, p.19). Ao longo da prática pedagógica a observação e a reflexão foram elementos chave para compreender o processo de ensino-aprendizagem, o contexto que rodeia a ação e as temáticas que estão ligadas com a prática pedagógica. A reflexão permitiu-me elaborar este documento, onde exponho as minhas experiências enquanto estagiária dos dois níveis educativos acima referidos, fazendo assim uma descrição reflexiva do meu percurso. |
id |
RCAP_1d3fe2eb82dd3415955257668418b3e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12726 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Olhar para dois mundos diferentesrelatório finalEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaO presente relatório pretende dar a conhecer uma etapa da minha formação académica que engloba duas grandes experiências de aprendizagem, os estágios em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estes estágios têm como desiderato colocar em prática as aprendizagens conseguidas e desenvolver competências relacionadas com a prática de uma educadora e de uma professora. Estas aprendizagens tornam-se significativas com a experimentação de diferentes situações, dando oportunidade para encarar e responder a alguns dos desafios. No decorrer dos estágios devemos sempre considerar as opiniões, os interesses, as necessidades das crianças e a sua participação ativa, uma vez que são elas que desempenham o papel principal. No processo educativo, as crianças devem ser vistas como o sujeito do mesmo e não como o objeto. Devemos partir dos seus saberes e da sua cultura, respeitando e valorizando as suas características individuais e as suas diferenças que se tornam a base para novas aprendizagens (ME, 1997, p.19). Ao longo da prática pedagógica a observação e a reflexão foram elementos chave para compreender o processo de ensino-aprendizagem, o contexto que rodeia a ação e as temáticas que estão ligadas com a prática pedagógica. A reflexão permitiu-me elaborar este documento, onde exponho as minhas experiências enquanto estagiária dos dois níveis educativos acima referidos, fazendo assim uma descrição reflexiva do meu percurso.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumOliveira, Maria Manuel Carvalho Marques2016-03-29T13:37:43Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12726202543633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:52.046389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhar para dois mundos diferentes relatório final |
title |
Olhar para dois mundos diferentes |
spellingShingle |
Olhar para dois mundos diferentes Oliveira, Maria Manuel Carvalho Marques Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
title_short |
Olhar para dois mundos diferentes |
title_full |
Olhar para dois mundos diferentes |
title_fullStr |
Olhar para dois mundos diferentes |
title_full_unstemmed |
Olhar para dois mundos diferentes |
title_sort |
Olhar para dois mundos diferentes |
author |
Oliveira, Maria Manuel Carvalho Marques |
author_facet |
Oliveira, Maria Manuel Carvalho Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Loff, Philippe Bernard, 1955- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Manuel Carvalho Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
description |
O presente relatório pretende dar a conhecer uma etapa da minha formação académica que engloba duas grandes experiências de aprendizagem, os estágios em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estes estágios têm como desiderato colocar em prática as aprendizagens conseguidas e desenvolver competências relacionadas com a prática de uma educadora e de uma professora. Estas aprendizagens tornam-se significativas com a experimentação de diferentes situações, dando oportunidade para encarar e responder a alguns dos desafios. No decorrer dos estágios devemos sempre considerar as opiniões, os interesses, as necessidades das crianças e a sua participação ativa, uma vez que são elas que desempenham o papel principal. No processo educativo, as crianças devem ser vistas como o sujeito do mesmo e não como o objeto. Devemos partir dos seus saberes e da sua cultura, respeitando e valorizando as suas características individuais e as suas diferenças que se tornam a base para novas aprendizagens (ME, 1997, p.19). Ao longo da prática pedagógica a observação e a reflexão foram elementos chave para compreender o processo de ensino-aprendizagem, o contexto que rodeia a ação e as temáticas que estão ligadas com a prática pedagógica. A reflexão permitiu-me elaborar este documento, onde exponho as minhas experiências enquanto estagiária dos dois níveis educativos acima referidos, fazendo assim uma descrição reflexiva do meu percurso. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2016-03-29T13:37:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12726 202543633 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12726 |
identifier_str_mv |
202543633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130014349787136 |