Programa de intervenção educativa em jovens universitários: Preditores de adesão Educational
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13936 |
Resumo: | Introdução: A literatura refere que os estudos longitudinais, em que a participação não é obrigatória e o participante não tem benefício imediato, estão sujeitos a falhas de adesão. Objetivo: Analisar os preditores de adesão a um programa de intervenção para redução do risco de infeção VIH. Os critérios de inclusão foram ser aluno do 1º ano da Universidade de Coimbra, dos 18 aos 24 anos. Foi aplicado um questionário com indicadores da ONUSIDA. Métodos: O estudo, quantitativo, incluiu dois momentos: no primeiro, participaram 551 jovens, que aceitaram preencher o questionário e participar; no segundo, sinalizaram-se os inquiridos e os que aderiram ao programa. Os respondentes tinham uma média de idades de 18 anos (DP = 1.06), 76.2% eram do sexo feminino, 63% da área da saúde e 69.2% já tinham atividade sexual. Resultados: O modelo apresenta dez variáveis independentes: idade, sexo, perceção do risco, área científica, início da vida sexual, número parceiros sexuais ao longo da vida e nos últimos doze meses, conhecimentos sobre transmissão e prevenção do VIH. Quatro variáveis independentes apresentam uma contribuição estatisticamente significativa: perceção do risco, área científica dos estudos, início da vida sexual e parceiros sexuais nos últimos doze meses. O maior preditor de adesão é a idade de iniciação sexual, com um odds ratio de 3,63 (OR = 3.63; IC 95% 1.27 - 8.91), indicando que os alunos que iniciaram a vida sexual apresentam três vezes mais probabilidade de aderir a um programa de intervenção educativa. Os odds ratio de 1,98 (OR = 1.98; IC 95% 1.27 - 2.87) e 1.784 (OR = 1.78; IC 95% 1.04 - 3.07) indicam que os alunos da área saúde e com maior perceção de risco têm cerca de duas vezes mais probabilidade de aderir. A variável “parceiros sexuais nos últimos 12 meses” é igualmente uma variável preditora da adesão e indica-nos que os abstinentes apresentam 0.três vezes mais probabilidade de aderir (OR = 0.32; IC 95% 0.12 - 0.81). Conclusões: Este estudo indica que as campanhas de informação, sensibilização e prevenção não oferecem um modelo eficaz de sensibilização para a percepção de problemas e riscos para os estudantes que não seguem cursos de saúde. |
id |
RCAP_1d496b66475ab956927976339ef65061 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13936 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programa de intervenção educativa em jovens universitários: Preditores de adesão EducationalPrograma de intervención educativa para los estudiantes universitarios: predictores de adhesiónPrograma de intervenção educativa em jovens universitários: Preditores de adesão EducationalLife and Healthcare SciencesIntrodução: A literatura refere que os estudos longitudinais, em que a participação não é obrigatória e o participante não tem benefício imediato, estão sujeitos a falhas de adesão. Objetivo: Analisar os preditores de adesão a um programa de intervenção para redução do risco de infeção VIH. Os critérios de inclusão foram ser aluno do 1º ano da Universidade de Coimbra, dos 18 aos 24 anos. Foi aplicado um questionário com indicadores da ONUSIDA. Métodos: O estudo, quantitativo, incluiu dois momentos: no primeiro, participaram 551 jovens, que aceitaram preencher o questionário e participar; no segundo, sinalizaram-se os inquiridos e os que aderiram ao programa. Os respondentes tinham uma média de idades de 18 anos (DP = 1.06), 76.2% eram do sexo feminino, 63% da área da saúde e 69.2% já tinham atividade sexual. Resultados: O modelo apresenta dez variáveis independentes: idade, sexo, perceção do risco, área científica, início da vida sexual, número parceiros sexuais ao longo da vida e nos últimos doze meses, conhecimentos sobre transmissão e prevenção do VIH. Quatro variáveis independentes apresentam uma contribuição estatisticamente significativa: perceção do risco, área científica dos estudos, início da vida sexual e parceiros sexuais nos últimos doze meses. O maior preditor de adesão é a idade de iniciação sexual, com um odds ratio de 3,63 (OR = 3.63; IC 95% 1.27 - 8.91), indicando que os alunos que iniciaram a vida sexual apresentam três vezes mais probabilidade de aderir a um programa de intervenção educativa. Os odds ratio de 1,98 (OR = 1.98; IC 95% 1.27 - 2.87) e 1.784 (OR = 1.78; IC 95% 1.04 - 3.07) indicam que os alunos da área saúde e com maior perceção de risco têm cerca de duas vezes mais probabilidade de aderir. A variável “parceiros sexuais nos últimos 12 meses” é igualmente uma variável preditora da adesão e indica-nos que os abstinentes apresentam 0.três vezes mais probabilidade de aderir (OR = 0.32; IC 95% 0.12 - 0.81). Conclusões: Este estudo indica que as campanhas de informação, sensibilização e prevenção não oferecem um modelo eficaz de sensibilização para a percepção de problemas e riscos para os estudantes que não seguem cursos de saúde.Introduction: Literature largely suggests that longitudinal studies where participation is not mandatory and participants have no immediate benefits are usually subject to compliance failures. Methods: We looked at the predictors of adherence to an intervention program in reducing the risk of HIV infection. Inclusion criteria included being a 1st-year-student of the University of Coimbra and 18 to 24 years old. A questionnaire with indicators of UNAIDS was employed. The quantitative study included two stages: in the first one 551 youths agreed to complete the questionnaire and participate; in the second stage the survey respondents and those who joined the programme were signaled. Respondents were 18 years old(SD = 1.09) , 76.2 % female, 63% were Health Sciences students and 69.2 % sexually active. Results: The model features ten independent variables (age, sex, perception of risk, scientific area, time of first sexual intercourse, number of sexual partners over the lifetime and in the last twelve months, knowledge of transmission and prevention). Four independent variables had a statistically significant contribution (perception of risk, scientific area, early sex life and number of sexual partners in the last twelve months). The best adherence predictor was the age of sexual initiation, with odds of 3.63 (OR = 3.63; 95% CI 1.27 - 8.91), indicating that students who began their sexual life are three times more likely to join a program. The odds ratios of 1.98 (OR = 1.98; 95% CI 1.27 - 2.87) and 1,784 (OR = 1.78; 95% CI 1:04 to 3:07) indicate that students health and greater risk perception are about twice as likely to join. The variable “sexual partners in the last 12 months” is also a predictor of adherence and tells us that the abstinent have 0.três times more likely to join (OR = 0:32; 95% CI 0:12 - 0.81). Conclusions: It seems to indicate that the information campaigns, awareness and prevention do not offer an effective model of awareness of the problem and risk perception to students that do not follow courses in health.Introducción: La literatura indica que los estudios longitudinales, donde la participación no es obligatoria y el participante no tiene ningún beneficio inmediato, está sujeto a fallos de adhesión. Objetivo: Nos fijamos en los predictores de la adhesión a un programa de intervención para reducir el riesgo de infección por el VIH. Los criterios de inclusión fueron ser un estudiante del primer año de la Universidad de Coimbra, entre los 18 y los 24 años. Se aplicó un cuestionario con indicadores de la ONUSIDA. Métodos: El estudio, cuantitativo, incluyó dos momentos: en el primer momento, 551 jóvenes que accedieron a completar el cuestionario y participar; en el segundo, se sinalizaran los encuestados y los que se unieron al programa. Los encuestados tenían un promedio de edad de 18 años (DM = 1.06), el 76,2% eran mujeres, el 63% del área de Salud y 69.2% tenian ya actividad sexual. Resultados: El modelo cuenta con 10 variables independientes: edad, sexo, percepción de riesgo, área científica de estudios, edad a la primera relación sexual, número de parejas sexuales durante toda la vida y en los últimos 12 meses, el conocimiento de la transmisión y prevención del VIH. Cuatro variables independientes tienen una contribución estadísticamente significativa: percepción de riesgo, área científica de estudios, edad de início de la vida sexual y parejas sexuales en los últimos 12 meses. El mayor predictor de adhesión es la edad de iniciación sexual, con una odds ratio de 3,63 (OR = 3,63; IC del 95%: 1,27 a 8,91), lo que indica que los alumnos que hayan comenzado ya su vida sexual tienen 3 veces más probabilidades de unirse a un programa de intervención educativa. Los odds ratio de 1,98 (OR = 1,98; IC del 95% 1,27 a 2,87) y 1,784 (OR = 1,78; IC del 95% 1:04-3:07) indican que los estudiantes del área de la salud y que tienen más percepción de riesgo tienen aproximadamente 2 veces más probabiladad que se adhieran. La variable “parejas sexuales en los últimos 12 meses” es también un predictor de adhesión y nos dice que los abstinentes tienen 0,3 veces más probabilidades de unirse al programa (OR = 0,32; IC del 95% 0,12 hasta 0,81). Conclusiones: Este estudio indica que la campañas de información, sensibilización y prevención no ofrecen un modelo eficaz de la conciencia del problema y la percepción del riesgo a los estudiantes de que no siguen cursos en la salud.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13936por1647-662X0873-3015Cunha, AlieteCunha, JoséCardoso, IldaDaniel, FernandaCardoso, SalvadorPita, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:01:42Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:21.935540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de intervenção educativa em jovens universitários: Preditores de adesão Educational Programa de intervención educativa para los estudiantes universitarios: predictores de adhesión Programa de intervenção educativa em jovens universitários: Preditores de adesão Educational |
title |
Programa de intervenção educativa em jovens universitários: Preditores de adesão Educational |
spellingShingle |
Programa de intervenção educativa em jovens universitários: Preditores de adesão Educational Cunha, Aliete Life and Healthcare Sciences |
title_short |
Programa de intervenção educativa em jovens universitários: Preditores de adesão Educational |
title_full |
Programa de intervenção educativa em jovens universitários: Preditores de adesão Educational |
title_fullStr |
Programa de intervenção educativa em jovens universitários: Preditores de adesão Educational |
title_full_unstemmed |
Programa de intervenção educativa em jovens universitários: Preditores de adesão Educational |
title_sort |
Programa de intervenção educativa em jovens universitários: Preditores de adesão Educational |
author |
Cunha, Aliete |
author_facet |
Cunha, Aliete Cunha, José Cardoso, Ilda Daniel, Fernanda Cardoso, Salvador Pita, João |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, José Cardoso, Ilda Daniel, Fernanda Cardoso, Salvador Pita, João |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Aliete Cunha, José Cardoso, Ilda Daniel, Fernanda Cardoso, Salvador Pita, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Life and Healthcare Sciences |
topic |
Life and Healthcare Sciences |
description |
Introdução: A literatura refere que os estudos longitudinais, em que a participação não é obrigatória e o participante não tem benefício imediato, estão sujeitos a falhas de adesão. Objetivo: Analisar os preditores de adesão a um programa de intervenção para redução do risco de infeção VIH. Os critérios de inclusão foram ser aluno do 1º ano da Universidade de Coimbra, dos 18 aos 24 anos. Foi aplicado um questionário com indicadores da ONUSIDA. Métodos: O estudo, quantitativo, incluiu dois momentos: no primeiro, participaram 551 jovens, que aceitaram preencher o questionário e participar; no segundo, sinalizaram-se os inquiridos e os que aderiram ao programa. Os respondentes tinham uma média de idades de 18 anos (DP = 1.06), 76.2% eram do sexo feminino, 63% da área da saúde e 69.2% já tinham atividade sexual. Resultados: O modelo apresenta dez variáveis independentes: idade, sexo, perceção do risco, área científica, início da vida sexual, número parceiros sexuais ao longo da vida e nos últimos doze meses, conhecimentos sobre transmissão e prevenção do VIH. Quatro variáveis independentes apresentam uma contribuição estatisticamente significativa: perceção do risco, área científica dos estudos, início da vida sexual e parceiros sexuais nos últimos doze meses. O maior preditor de adesão é a idade de iniciação sexual, com um odds ratio de 3,63 (OR = 3.63; IC 95% 1.27 - 8.91), indicando que os alunos que iniciaram a vida sexual apresentam três vezes mais probabilidade de aderir a um programa de intervenção educativa. Os odds ratio de 1,98 (OR = 1.98; IC 95% 1.27 - 2.87) e 1.784 (OR = 1.78; IC 95% 1.04 - 3.07) indicam que os alunos da área saúde e com maior perceção de risco têm cerca de duas vezes mais probabilidade de aderir. A variável “parceiros sexuais nos últimos 12 meses” é igualmente uma variável preditora da adesão e indica-nos que os abstinentes apresentam 0.três vezes mais probabilidade de aderir (OR = 0.32; IC 95% 0.12 - 0.81). Conclusões: Este estudo indica que as campanhas de informação, sensibilização e prevenção não oferecem um modelo eficaz de sensibilização para a percepção de problemas e riscos para os estudantes que não seguem cursos de saúde. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13936 |
url |
https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/13936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-662X 0873-3015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Polytechnic Institute of Viseu (IPV) |
publisher.none.fl_str_mv |
Polytechnic Institute of Viseu (IPV) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130162165448704 |