Vamos re-criar a escola: programa de promoção da criatividade em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2642 |
Resumo: | O trabalho realizado ao longo desta dissertação teve como inspiração e suporte o Projecto Educativo “Vamos (re)criar a escola - o ato criativo como evidência de competências”, em vigor no Agrupamento de Escolas onde a autora exerce docência. Reconhecida, neste contexto, a importância da criatividade e a necessidade de um maior investimento na sua promoção, este estudo exploratório teve dois objetivos principais: i) conhecer as percepções e práticas educativas dos professores do Agrupamento no que se reporta à criatividade e à sua promoção; e ii) construir e implementar um programa de treino do pensamento divergente em contexto escolar. Foram realizados dois estudos tendo em conta os objetivos desta investigação. No primeiro estudo, foi construído um questionário composto por perguntas abertas, incidindo sobre quatro dimensões gerais - características dos alunos criativos, práticas utilizadas para a promoção da criatividade, avaliação de habilidades criativas e barreiras ao estímulo da criatividade. Numa amostra constituída por 21 professores do Agrupamento, desde o pré-escolar ao 3º Ciclo do Ensino Básico, consideraram alunos criativos os sujeitos que dão respostas inovadoras e originais, revelam espírito crítico, têm capacidade de argumentação, são participativos e motivados. Deste estudo ressaltam ainda dificuldades na promoção da criatividade e sua avaliação por parte destes professores. Apenas fatores extrínsecos são considerados como obstáculos à promoção da criatividade. Para o segundo estudo foi criado um programa de intervenção, designado por “Vamos (re)criar a escola”. Foi aplicado junto de uma turma heterogénea, constituída por 13 alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade (6 raparigas e 7 rapazes), com uma média de idade de 7.5 anos, tendo-se utilizado o Teste de Pensamento Criativo de Torrance numa avaliação de pré e pós teste, assim como uma avaliação qualitativa no decorrer da implementação do programa. Os resultados aludem para a adopção de práticas que promovem a criatividade, tendo os resultados apontado para uma melhoria significativa em duas das dimensões treinadas ao longo do programa: Fluência (p<.05) e Elaboração (p<.01). |
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Vamos re-criar a escola: programa de promoção da criatividade em contexto escolarPensamento criativoProcesso criativoO trabalho realizado ao longo desta dissertação teve como inspiração e suporte o Projecto Educativo “Vamos (re)criar a escola - o ato criativo como evidência de competências”, em vigor no Agrupamento de Escolas onde a autora exerce docência. Reconhecida, neste contexto, a importância da criatividade e a necessidade de um maior investimento na sua promoção, este estudo exploratório teve dois objetivos principais: i) conhecer as percepções e práticas educativas dos professores do Agrupamento no que se reporta à criatividade e à sua promoção; e ii) construir e implementar um programa de treino do pensamento divergente em contexto escolar. Foram realizados dois estudos tendo em conta os objetivos desta investigação. No primeiro estudo, foi construído um questionário composto por perguntas abertas, incidindo sobre quatro dimensões gerais - características dos alunos criativos, práticas utilizadas para a promoção da criatividade, avaliação de habilidades criativas e barreiras ao estímulo da criatividade. Numa amostra constituída por 21 professores do Agrupamento, desde o pré-escolar ao 3º Ciclo do Ensino Básico, consideraram alunos criativos os sujeitos que dão respostas inovadoras e originais, revelam espírito crítico, têm capacidade de argumentação, são participativos e motivados. Deste estudo ressaltam ainda dificuldades na promoção da criatividade e sua avaliação por parte destes professores. Apenas fatores extrínsecos são considerados como obstáculos à promoção da criatividade. Para o segundo estudo foi criado um programa de intervenção, designado por “Vamos (re)criar a escola”. Foi aplicado junto de uma turma heterogénea, constituída por 13 alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade (6 raparigas e 7 rapazes), com uma média de idade de 7.5 anos, tendo-se utilizado o Teste de Pensamento Criativo de Torrance numa avaliação de pré e pós teste, assim como uma avaliação qualitativa no decorrer da implementação do programa. Os resultados aludem para a adopção de práticas que promovem a criatividade, tendo os resultados apontado para uma melhoria significativa em duas das dimensões treinadas ao longo do programa: Fluência (p<.05) e Elaboração (p<.01).The work beside this dissertation had as its inspiration and support the project “Let’s (re)create the school: the creative act as evidence of competence”, in force at the group of schools where the author teaches. Recognized in this context, the importance of creativity and the need for a greater investment in its promotion, this exploratory study had two main objectives: i) understand the teachers perceptions and educational practices in the group in at concerns to creativity and promotion; and ii) build and implement a training program of divergent thinking in the school context. Two studies were conducted taking into account the objectives of this research. In the first one, a questionnaire was constructed consisting of open questions, focusing on four general dimensions – characteristics of creative students, practices used to promote creativity, assessment of creative skills and barriers to foster creativity. In a sample composed by 21 teachers of the group of schools, from pre-school to 3rd Cycle of Basic Education, were considered creative students those who give original and innovative answers, reveal critical mind, are capable of reasoning, are participatory and motivated. This study also highlights difficulties in the promotion of creativity and its evaluation by such teachers. Only extrinsic factors are considered as obstacles to the promotion of creativity. For the second study was designed an intervention program called “Let’s (re)create the school”. It was applied in a heterogeneous class, composed by 13 students from 1st to 4th year of schooling (6 girls and 7 boys), with an average age of 7.5 years, having been used the Torrance Test of Creative Thinking as an assessment of pre and post-test, as well as an qualitative assessment in the course of the program implementation. The results allude to the adoption of practices that promote creativity, and points to a significant improvement in two of the dimensions trained through the program: Fluency (p <.05) and elaboration (p<.01)Oliveira, Ema Patrícia de LimauBibliorumManteigueiro, Lídia Maria da Costa Mendes da Paula2014-11-14T17:05:49Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2642porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:10:27Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:10:27Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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