C.A.O.S : o pensamento criativo em ação na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardon, Priscila Daienny Zimermann
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/88202
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Stephania Padovani
id UFPR_0bc8d0a81e0fbd23fb2bd7301d48dce8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/88202
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignPadovani, Stephania, 1973-Nardon, Priscila Daienny Zimermann2024-05-22T20:36:23Z2024-05-22T20:36:23Z2024https://hdl.handle.net/1884/88202Orientadora: Profa. Dra. Stephania PadovaniTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 29/02/2024Inclui referênciasÁrea de concentração: DesignResumo: As competências ligadas à criatividade são amplamente almejadas quando se fala na construção de uma sociedade capaz de vencer demandas complexas e globais. Com vistas a suprir tais demandas, tanto da academia como de instituições de pesquisa governamentais ou não governamentais, recomenda-se o incentivo da criatividade na formação de cada indivíduo, já no ensino básico. Entretanto, a prática é diferente do que prevê a teoria, uma vez que o ambiente escolar apresenta nuances e atores específicos que precisam ser levados em consideração. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo inserir-se no ambiente escolar e projetar um modelo teórico-prático capaz de auxiliar o planejamento de atividades que fomentem o desenvolvimento do pensamento criativo. A construção de tal proposta foi guiada pela Design Science Research (DSR). Fundamentou-se em autores-base sobre a criatividade e abordagens da inteligência de design na escola, bem como investigou práticas similares à do campo a ser analisado já relatadas na literatura. Em um segundo momento, vivenciamos a prática atual dos professores, com intuito de encontrar possibilidades e lacunas em que a inteligência de design possa atuar em parceria com a práxis escolar. Por fim, a partir da conexão entre o que almeja a literatura e as necessidades dos professores, construímos e testamos o modelo proposto.Abstract: Skills linked to creativity are widely sought after when it comes to building a society capable of overcoming complex and global demands. In order to meet such demands, both from academia and from governmental or non-governmental research institutions, it is recommended to encourage creativity in the training of each individual, already in basic education. However, practice is different from what theory predicts, since the school environment presents nuances and specific actors that need to be taken into consideration. In this sense, this research aims to insert itself into the school environment and design a theoretical-practical model capable of assisting in the planning of activities that encourage the development of creative thinking. The construction of this proposal was guided by Design Science Research (DSR). It was based on base authors on creativity and design intelligence approaches at school, as well as investigating practices similar to those already reported in the literature in the field to be analyzed. In a second moment, we experienced the current practice of teachers, with the aim of finding possibilities and gaps in which design intelligence can act in partnership with school praxis. Finally, based on the connection between what the literature aims for and the needs of teachers, we built and tested the proposed model.1 recurso online : PDF.application/pdfDesenho (Projetos)CriatividadeEnsino fundamentalAprendizagemPensamento criativoDesenho IndustrialC.A.O.S : o pensamento criativo em ação na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - PRISCILA DAIENNY ZIMERMANN NARDON.pdfapplication/pdf24354598https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88202/1/R%20-%20T%20-%20PRISCILA%20DAIENNY%20ZIMERMANN%20NARDON.pdf80dd8697c32eb2efd15cfd26f379b228MD51open access1884/882022024-05-22 17:36:23.896open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/88202Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-22T20:36:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv C.A.O.S : o pensamento criativo em ação na escola
title C.A.O.S : o pensamento criativo em ação na escola
spellingShingle C.A.O.S : o pensamento criativo em ação na escola
Nardon, Priscila Daienny Zimermann
Desenho (Projetos)
Criatividade
Ensino fundamental
Aprendizagem
Pensamento criativo
Desenho Industrial
title_short C.A.O.S : o pensamento criativo em ação na escola
title_full C.A.O.S : o pensamento criativo em ação na escola
title_fullStr C.A.O.S : o pensamento criativo em ação na escola
title_full_unstemmed C.A.O.S : o pensamento criativo em ação na escola
title_sort C.A.O.S : o pensamento criativo em ação na escola
author Nardon, Priscila Daienny Zimermann
author_facet Nardon, Priscila Daienny Zimermann
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Padovani, Stephania, 1973-
dc.contributor.author.fl_str_mv Nardon, Priscila Daienny Zimermann
contributor_str_mv Padovani, Stephania, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho (Projetos)
Criatividade
Ensino fundamental
Aprendizagem
Pensamento criativo
Desenho Industrial
topic Desenho (Projetos)
Criatividade
Ensino fundamental
Aprendizagem
Pensamento criativo
Desenho Industrial
description Orientadora: Profa. Dra. Stephania Padovani
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-22T20:36:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-22T20:36:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/88202
url https://hdl.handle.net/1884/88202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/88202/1/R%20-%20T%20-%20PRISCILA%20DAIENNY%20ZIMERMANN%20NARDON.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 80dd8697c32eb2efd15cfd26f379b228
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898718468898816