Avaliação Crítica do Projeto Embaixadores pela Biodiversidade – Torres Vedras e Lourinhã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Matos dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/62923
Resumo: A crescente necessidade de alteração dos hábitos e comportamentos dos cidadãos que permitam uma transição para uma sociedade sustentável, contribuiu para a proeminência que a educação ambiental ganhou no panorama mundial, como ferramenta de atuação nestas questões. Com isto, surgiu também a necessidade de se desenvolver, não só o campo da educação ambiental, mas também da sua avaliação, pois só assim se consegue validar e melhorar continuamente estes programas. O presente trabalho consistiu na avaliação do processo de desenvolvimento e implementação do Projeto Embaixadores pela Biodiversidade, que decorreu nos Municípios de Torres Vedras e Lourinhã, e que assenta na premissa “Só acarinha quem conhece”. Esta avaliação teve por base métodos de natureza qualitativa, nomeadamente entrevistas a diversos stakeholders envolvidos no projeto, análise documental e observação direta de algumas das atividades. Paralelamente, foi feito um acompanhamento da equipa deste projeto, no decorrer deste processo. Para tal, foi feita uma revisão de literatura dos conceitos pertinentes na área do conhecimento da educação ambiental, e na área da avaliação de projetos e programas. Foi, também, feita uma descrição de todo o projeto em análise e das suas atividades, e desenhada a metodologia de trabalho que, por fim, permitiu recolher toda a informação para a condução de uma análise crítica do Projeto Embaixadores pela Biodiversidade. O trabalho desenvolvido no âmbito desta dissertação pretende dar resposta às lacunas que atualmente existem no campo da Avaliação de programas de Educação ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Podemos concluir que, embora este trabalho seja um pequeno contributo à transformação dos processos de avaliação, é ainda necessário fazer-se um desvio da avaliação tradicionalmente conduzida neste tipo de programas, que se baseia sobretudo em análises de dados quantitativos, e apostar-se numa combinação de abordagens quantitativas e qualitativas de outros campos de atuação, nomeadamente no campo das Ciências Sociais.
id RCAP_1d7ed13a40d623fb564460e7e52f1020
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/62923
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação Crítica do Projeto Embaixadores pela Biodiversidade – Torres Vedras e LourinhãDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do AmbienteA crescente necessidade de alteração dos hábitos e comportamentos dos cidadãos que permitam uma transição para uma sociedade sustentável, contribuiu para a proeminência que a educação ambiental ganhou no panorama mundial, como ferramenta de atuação nestas questões. Com isto, surgiu também a necessidade de se desenvolver, não só o campo da educação ambiental, mas também da sua avaliação, pois só assim se consegue validar e melhorar continuamente estes programas. O presente trabalho consistiu na avaliação do processo de desenvolvimento e implementação do Projeto Embaixadores pela Biodiversidade, que decorreu nos Municípios de Torres Vedras e Lourinhã, e que assenta na premissa “Só acarinha quem conhece”. Esta avaliação teve por base métodos de natureza qualitativa, nomeadamente entrevistas a diversos stakeholders envolvidos no projeto, análise documental e observação direta de algumas das atividades. Paralelamente, foi feito um acompanhamento da equipa deste projeto, no decorrer deste processo. Para tal, foi feita uma revisão de literatura dos conceitos pertinentes na área do conhecimento da educação ambiental, e na área da avaliação de projetos e programas. Foi, também, feita uma descrição de todo o projeto em análise e das suas atividades, e desenhada a metodologia de trabalho que, por fim, permitiu recolher toda a informação para a condução de uma análise crítica do Projeto Embaixadores pela Biodiversidade. O trabalho desenvolvido no âmbito desta dissertação pretende dar resposta às lacunas que atualmente existem no campo da Avaliação de programas de Educação ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Podemos concluir que, embora este trabalho seja um pequeno contributo à transformação dos processos de avaliação, é ainda necessário fazer-se um desvio da avaliação tradicionalmente conduzida neste tipo de programas, que se baseia sobretudo em análises de dados quantitativos, e apostar-se numa combinação de abordagens quantitativas e qualitativas de outros campos de atuação, nomeadamente no campo das Ciências Sociais.Vasconcelos, LiaMesquita, MônicaRUNSantos, Maria Matos dos2019-03-11T16:03:09Z2018-1220182018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/62923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:29:43Zoai:run.unl.pt:10362/62923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:49.444633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Crítica do Projeto Embaixadores pela Biodiversidade – Torres Vedras e Lourinhã
title Avaliação Crítica do Projeto Embaixadores pela Biodiversidade – Torres Vedras e Lourinhã
spellingShingle Avaliação Crítica do Projeto Embaixadores pela Biodiversidade – Torres Vedras e Lourinhã
Santos, Maria Matos dos
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
title_short Avaliação Crítica do Projeto Embaixadores pela Biodiversidade – Torres Vedras e Lourinhã
title_full Avaliação Crítica do Projeto Embaixadores pela Biodiversidade – Torres Vedras e Lourinhã
title_fullStr Avaliação Crítica do Projeto Embaixadores pela Biodiversidade – Torres Vedras e Lourinhã
title_full_unstemmed Avaliação Crítica do Projeto Embaixadores pela Biodiversidade – Torres Vedras e Lourinhã
title_sort Avaliação Crítica do Projeto Embaixadores pela Biodiversidade – Torres Vedras e Lourinhã
author Santos, Maria Matos dos
author_facet Santos, Maria Matos dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Lia
Mesquita, Mônica
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Matos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
topic Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
description A crescente necessidade de alteração dos hábitos e comportamentos dos cidadãos que permitam uma transição para uma sociedade sustentável, contribuiu para a proeminência que a educação ambiental ganhou no panorama mundial, como ferramenta de atuação nestas questões. Com isto, surgiu também a necessidade de se desenvolver, não só o campo da educação ambiental, mas também da sua avaliação, pois só assim se consegue validar e melhorar continuamente estes programas. O presente trabalho consistiu na avaliação do processo de desenvolvimento e implementação do Projeto Embaixadores pela Biodiversidade, que decorreu nos Municípios de Torres Vedras e Lourinhã, e que assenta na premissa “Só acarinha quem conhece”. Esta avaliação teve por base métodos de natureza qualitativa, nomeadamente entrevistas a diversos stakeholders envolvidos no projeto, análise documental e observação direta de algumas das atividades. Paralelamente, foi feito um acompanhamento da equipa deste projeto, no decorrer deste processo. Para tal, foi feita uma revisão de literatura dos conceitos pertinentes na área do conhecimento da educação ambiental, e na área da avaliação de projetos e programas. Foi, também, feita uma descrição de todo o projeto em análise e das suas atividades, e desenhada a metodologia de trabalho que, por fim, permitiu recolher toda a informação para a condução de uma análise crítica do Projeto Embaixadores pela Biodiversidade. O trabalho desenvolvido no âmbito desta dissertação pretende dar resposta às lacunas que atualmente existem no campo da Avaliação de programas de Educação ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Podemos concluir que, embora este trabalho seja um pequeno contributo à transformação dos processos de avaliação, é ainda necessário fazer-se um desvio da avaliação tradicionalmente conduzida neste tipo de programas, que se baseia sobretudo em análises de dados quantitativos, e apostar-se numa combinação de abordagens quantitativas e qualitativas de outros campos de atuação, nomeadamente no campo das Ciências Sociais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018
2018-12-01T00:00:00Z
2019-03-11T16:03:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/62923
url http://hdl.handle.net/10362/62923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137960062353408