“Ecce sacerdos magnus”: as entradas dos bispos nas dioceses de regio patronato. Uma comparação entre o vice-reino de Nápoles e os espaços portugueses (séculos XVI-XVIII)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nestola, Paola
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/37079
Resumo: O estudo considera dois espaços distantes e diferentes, comparados através das cerimónias de entrada dos bispos. Esse exercício comparativo, baseado em documentos visuais e escritos, centra-se sobre os exemplos de algumas sedes episcopais do vice reino de Nápoles, até agora descuidadas pela historiografia, e sobre os do território português continental e ultramarino. Tenta responder às seguintes perguntas: quais são as categorias que conferem sentido a este elevado momento de manifestação e representação da dignidade episcopal, assim como da cidade sé do governo diocesano? Dimensão cronológica e espacial, sistemas simbólicos, teológicos e topográficos podem contribuir para tornar inteligíveis os extraordinários ritos comunitários ligados à reforma tridentina encaminhada nos meados do século XVI? Que elementos distinguem ou aproximam as dinâmicas socioculturais geradas nos diferentes territórios examinados? This study takes into consideration two distant and different spaces, compared through ceremonies of bishop’s entry. Based on visual and written documents, this comparative exercise is focused on solemn Episcopal entries into some dioceses of the kingdom of Naples, until now neglected by historiography, and on those of the Portuguese territory of Europe and overseas. The study tries to answer to the following questions: what are the categories that give meaning to this high moment of manifestation and representation of the Episcopal dignity, as well as the city center of the diocesan government? Chronological and spatial dimension, symbolic, theological and topographical systems can contribute to make intelligible the extraordinary community rites linked to the Tridentine reform direct in the half of XVI century? Which elements distinguish or approach the socio-cultural dynamics generated in the different territories examined?
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