“Ecce sacerdos magnus”: as entradas dos bispos nas dioceses de regio patronato. Uma comparação entre o vice-reino de Nápoles e os espaços portugueses (séculos XVI-XVIII)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nestola, Paola
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/1210
Resumo: O estudo considera dois espaços distantes e diferentes, comparados através das cerimónias de entrada dos bispos. Esse exercício comparativo, baseado em documentos visuais e escritos, centra-se sobre os exemplos de algumas sedes episcopais do vice reino de Nápoles, até agora descuidadas pela historiografia, e sobre os do território português continental e ultramarino. Tenta responder às seguintes perguntas: quais são as categorias que conferem sentido a este elevado momento de manifestação e representação da dignidade episcopal, assim como da cidade sé do governo diocesano? Dimensão cronológica e espacial, sistemas simbólicos, teológicos e topográficos podem contribuir para tornar inteligíveis os extraordinários ritos comunitários ligados à reforma tridentina encaminhada nos meados do século XVI? Que elementos distinguem ou aproximam as dinâmicas socioculturais geradas nos diferentes territórios examinados?
id RCAP_9d41cf55e98cf5071157316b4a46ed11
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1210
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Ecce sacerdos magnus”: as entradas dos bispos nas dioceses de regio patronato. Uma comparação entre o vice-reino de Nápoles e os espaços portugueses (séculos XVI-XVIII)ArtigosO estudo considera dois espaços distantes e diferentes, comparados através das cerimónias de entrada dos bispos. Esse exercício comparativo, baseado em documentos visuais e escritos, centra-se sobre os exemplos de algumas sedes episcopais do vice reino de Nápoles, até agora descuidadas pela historiografia, e sobre os do território português continental e ultramarino. Tenta responder às seguintes perguntas: quais são as categorias que conferem sentido a este elevado momento de manifestação e representação da dignidade episcopal, assim como da cidade sé do governo diocesano? Dimensão cronológica e espacial, sistemas simbólicos, teológicos e topográficos podem contribuir para tornar inteligíveis os extraordinários ritos comunitários ligados à reforma tridentina encaminhada nos meados do século XVI? Que elementos distinguem ou aproximam as dinâmicas socioculturais geradas nos diferentes territórios examinados?2014-06-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/1210por2183-04792182-3278Nestola, Paolainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-26T10:53:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:07:03.109905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Ecce sacerdos magnus”: as entradas dos bispos nas dioceses de regio patronato. Uma comparação entre o vice-reino de Nápoles e os espaços portugueses (séculos XVI-XVIII)
title “Ecce sacerdos magnus”: as entradas dos bispos nas dioceses de regio patronato. Uma comparação entre o vice-reino de Nápoles e os espaços portugueses (séculos XVI-XVIII)
spellingShingle “Ecce sacerdos magnus”: as entradas dos bispos nas dioceses de regio patronato. Uma comparação entre o vice-reino de Nápoles e os espaços portugueses (séculos XVI-XVIII)
Nestola, Paola
Artigos
title_short “Ecce sacerdos magnus”: as entradas dos bispos nas dioceses de regio patronato. Uma comparação entre o vice-reino de Nápoles e os espaços portugueses (séculos XVI-XVIII)
title_full “Ecce sacerdos magnus”: as entradas dos bispos nas dioceses de regio patronato. Uma comparação entre o vice-reino de Nápoles e os espaços portugueses (séculos XVI-XVIII)
title_fullStr “Ecce sacerdos magnus”: as entradas dos bispos nas dioceses de regio patronato. Uma comparação entre o vice-reino de Nápoles e os espaços portugueses (séculos XVI-XVIII)
title_full_unstemmed “Ecce sacerdos magnus”: as entradas dos bispos nas dioceses de regio patronato. Uma comparação entre o vice-reino de Nápoles e os espaços portugueses (séculos XVI-XVIII)
title_sort “Ecce sacerdos magnus”: as entradas dos bispos nas dioceses de regio patronato. Uma comparação entre o vice-reino de Nápoles e os espaços portugueses (séculos XVI-XVIII)
author Nestola, Paola
author_facet Nestola, Paola
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nestola, Paola
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O estudo considera dois espaços distantes e diferentes, comparados através das cerimónias de entrada dos bispos. Esse exercício comparativo, baseado em documentos visuais e escritos, centra-se sobre os exemplos de algumas sedes episcopais do vice reino de Nápoles, até agora descuidadas pela historiografia, e sobre os do território português continental e ultramarino. Tenta responder às seguintes perguntas: quais são as categorias que conferem sentido a este elevado momento de manifestação e representação da dignidade episcopal, assim como da cidade sé do governo diocesano? Dimensão cronológica e espacial, sistemas simbólicos, teológicos e topográficos podem contribuir para tornar inteligíveis os extraordinários ritos comunitários ligados à reforma tridentina encaminhada nos meados do século XVI? Que elementos distinguem ou aproximam as dinâmicas socioculturais geradas nos diferentes territórios examinados?
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/1210
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/1210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0479
2182-3278
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130530571091968