Manual Infográfico Criativo para o auxílio das Representações da Masculinidade na Publicidade: um estudo a partir das mudanças paradigmáticas da Revolução de Vinte e Cinco de Abril
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48929 |
Resumo: | Esta pesquisa tem o principal intuito de desenvolver um manual infográfico criativo para a futura criação do Design Publicitário, procurando atenuar e/ ou melhorar os seus problemas de representação e alterando a visão sob a forma de fazer publicidade. Esta pesquisa procura entender em que medida a análise e estudo da transição entre o período final de Ditadura e o início de uma Democracia (nomeado como Revolução de Vinte e Cinco de Abril ou Revolução dos Cravos - 1974), contribuiu para a Equidade de Género na publicidade contemporânea portuguesa. O estudo da publicidade portuguesa durante a histórica mudança de contexto político e social, permite criar uma base de informação e entendimento sob a forma como a figura masculina era representada, identificando elementos-chave que irão ajudar a mapear um novo modo de agir perante a criação da publicidade contemporânea portuguesa. Este estudo será realizado através da análise imagética, utilizando como base o design especulativo, aliado à semiótica desenvolvida por Charles Sanders Peirce, e por fim, uma visão a partir da lente da matriz visual desenvolvida por Lucia Santaella (2005), nascida a partir de uma tradução desta filosofia para a vertente visual. Esta pesquisa apresenta uma conclusão virada para o futuro, procurando influenciar o modo de fazer Design publicitário e a forma como este pode auxiliar na construção de um pensamento ou mentalidade. |
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Manual Infográfico Criativo para o auxílio das Representações da Masculinidade na Publicidade: um estudo a partir das mudanças paradigmáticas da Revolução de Vinte e Cinco de AbrilDesign publicitárioEquidade de género na publicidadeRevolução de Vinte e Cinco de AbrilAnálise imagéticaMatriz visualEsta pesquisa tem o principal intuito de desenvolver um manual infográfico criativo para a futura criação do Design Publicitário, procurando atenuar e/ ou melhorar os seus problemas de representação e alterando a visão sob a forma de fazer publicidade. Esta pesquisa procura entender em que medida a análise e estudo da transição entre o período final de Ditadura e o início de uma Democracia (nomeado como Revolução de Vinte e Cinco de Abril ou Revolução dos Cravos - 1974), contribuiu para a Equidade de Género na publicidade contemporânea portuguesa. O estudo da publicidade portuguesa durante a histórica mudança de contexto político e social, permite criar uma base de informação e entendimento sob a forma como a figura masculina era representada, identificando elementos-chave que irão ajudar a mapear um novo modo de agir perante a criação da publicidade contemporânea portuguesa. Este estudo será realizado através da análise imagética, utilizando como base o design especulativo, aliado à semiótica desenvolvida por Charles Sanders Peirce, e por fim, uma visão a partir da lente da matriz visual desenvolvida por Lucia Santaella (2005), nascida a partir de uma tradução desta filosofia para a vertente visual. Esta pesquisa apresenta uma conclusão virada para o futuro, procurando influenciar o modo de fazer Design publicitário e a forma como este pode auxiliar na construção de um pensamento ou mentalidade.This research has the main purpose of developing a creative infographic manual for the future creation of Advertising Design, seeking to mitigate and/or improve its representation problems and changing the vision in the form of advertising. This research seeks to understand to what extent the analysis and study of the transition between the final period of Dictatorship and the beginning of a Democracy (named as the Twenty-Five April Revolution or Revolução dos Cravos - 1974), contributed to Gender Equity in Portuguese contemporary advertising. The study of Portuguese advertising during the historic change of political and social context, allows to create a base of information and understanding in the way the male figure was represented, identifying key elements that will help to map a new way of acting before the creation of contemporary Portuguese advertising. This study will be carried out through image analysis, using speculative design as a basis, combined with the semiotics developed by Charles Sanders Peirce, and finally, a vision from the lens of the visual matrix developed by Lucia Santaella (2005), born from a translation of this philosophy into the visual aspect. This research presents a conclusion facing the future, seeking to influence the way of doing Advertising Design and the way in which it can help the construction of a thought or mentality.Morais, Rodrigo AntunesRepositório ComumPinho, Gustavo Santos de2024-01-15T12:21:34Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48929TID:203465458porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-18T17:22:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:02.163849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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