Manual Infográfico Criativo para o auxílio das Representações da Masculinidade na Publicidade: um estudo a partir das mudanças paradigmáticas da Revolução de Vinte e Cinco de Abril

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Gustavo Santos de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48929
Resumo: Esta pesquisa tem o principal intuito de desenvolver um manual infográfico criativo para a futura criação do Design Publicitário, procurando atenuar e/ ou melhorar os seus problemas de representação e alterando a visão sob a forma de fazer publicidade. Esta pesquisa procura entender em que medida a análise e estudo da transição entre o período final de Ditadura e o início de uma Democracia (nomeado como Revolução de Vinte e Cinco de Abril ou Revolução dos Cravos - 1974), contribuiu para a Equidade de Género na publicidade contemporânea portuguesa. O estudo da publicidade portuguesa durante a histórica mudança de contexto político e social, permite criar uma base de informação e entendimento sob a forma como a figura masculina era representada, identificando elementos-chave que irão ajudar a mapear um novo modo de agir perante a criação da publicidade contemporânea portuguesa. Este estudo será realizado através da análise imagética, utilizando como base o design especulativo, aliado à semiótica desenvolvida por Charles Sanders Peirce, e por fim, uma visão a partir da lente da matriz visual desenvolvida por Lucia Santaella (2005), nascida a partir de uma tradução desta filosofia para a vertente visual. Esta pesquisa apresenta uma conclusão virada para o futuro, procurando influenciar o modo de fazer Design publicitário e a forma como este pode auxiliar na construção de um pensamento ou mentalidade.
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