Adapting to Remote Interpreting Training in Times of COVID-19 - An Experimental Study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17361 |
Resumo: | Versão Final (Contém as críticas e sugestões dos elementos do júri) |
id |
RCAP_1db0811581d2bf6c107b8f427a56145b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17361 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Adapting to Remote Interpreting Training in Times of COVID-19 - An Experimental StudyInterpretação remotaQualidadeStressAulas síncronas e assíncronasCOVID-19Synchronous and asynchronous learningRemote interpretingQualityTraduçãoVersão Final (Contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)A pandemia da COVID-19 obrigou muitos discentes de todo o mundo a adaptarem-se a circunstâncias de aprendizagem quase exclusivamente remota – os formandos de interpretação não foram exceção. Propomo-nos, como tal, analisar neste estudo empírico o impacto causado por estes fatores na formação de intérpretes-estudantes do primeiro ano curricular do Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto do Politécnico do Porto. O estudo tem início nos primeiros momentos da mudança do ensino presencial para a formação a distância, em que o primeiro momento experimental terá como função uma linha de base (estudo piloto). O segundo momento realiza-se em condições semelhantes às do momento anterior, perto do final do período letivo: os cenários experimentais são os mesmos, exceto a temática dos discursos, de modo a evitar que o primeiro momento experimental afete o segundo. O foco principal incide num conjunto de critérios escolhidos pela sua relevância para normas de interpretação e imperfeições relacionadas com o stress no desempenho de um aluno-intérprete. Os dados obtidos em ambos os momentos serão comparados, tendo em consideração a utilização desses mesmos critérios. Teremos igualmente em conta para a nossa análise as respostas por parte dos discentes aos questionários após cada momento experimental. O feedback dos estudantes é crucial, uma vez que, melhor do que ninguém, podem relatar as suas próprias experiências e emitir uma opinião sobre o que poderá ter mudado (ou não) de um momento experimental para o outro. Independentemente das suas respostas, os dados recolhidos proporcionarão uma visão imparcial sobre as diferenças existentes em ambos os momentos.The COVID-19 pandemic forced many students around the world to adapt to almost exclusive remote learning circumstances - interpreter trainees were no exception. Therefore, in this empirical study, we set out to analyze the impact caused by these factors on the training of student-interpreters in the first year of the Masters in Specialized Translation and Interpreting of the Porto Accounting and Business School (ISCAP) of the Polytechnic of Porto (IPP). The study begins in the first moments of the change from on-site teaching to remote learning, where the first experimental moment will have the function of a baseline (pilot study). The second moment takes place under similar conditions to the previous moment, towards the end of the academic period: the experimental scenarios are the same, except for the topic of the speeches, in order to avoid that the first experimental moment affects the second one. The main focus is on a set of criteria chosen for their relevance to interpreting norms and stress-related imperfections in a student-interpreter's performance. The data obtained at both points in time will be compared, taking into consideration the use of these same criteria. For analysis purposes we will also take into account the responses given by the students to the questionnaires after each experimental moment. The students' feedback is crucial, since they, better than anyone else, can report their own experiences and give an opinion about what might have changed (or not) from one experimental moment to the other. Regardless of their answers, the collected data will provide an unbiased view on the differences that exist at both times.Furtado, Marco António Cerqueira MendesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMidões, Alberto Tiago Lima2021-03-09T16:43:47Z2021-01-202021-01-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17361TID:202657710enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:01.038712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adapting to Remote Interpreting Training in Times of COVID-19 - An Experimental Study |
title |
Adapting to Remote Interpreting Training in Times of COVID-19 - An Experimental Study |
spellingShingle |
Adapting to Remote Interpreting Training in Times of COVID-19 - An Experimental Study Midões, Alberto Tiago Lima Interpretação remota Qualidade Stress Aulas síncronas e assíncronas COVID-19 Synchronous and asynchronous learning Remote interpreting Quality Tradução |
title_short |
Adapting to Remote Interpreting Training in Times of COVID-19 - An Experimental Study |
title_full |
Adapting to Remote Interpreting Training in Times of COVID-19 - An Experimental Study |
title_fullStr |
Adapting to Remote Interpreting Training in Times of COVID-19 - An Experimental Study |
title_full_unstemmed |
Adapting to Remote Interpreting Training in Times of COVID-19 - An Experimental Study |
title_sort |
Adapting to Remote Interpreting Training in Times of COVID-19 - An Experimental Study |
author |
Midões, Alberto Tiago Lima |
author_facet |
Midões, Alberto Tiago Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Furtado, Marco António Cerqueira Mendes Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Midões, Alberto Tiago Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interpretação remota Qualidade Stress Aulas síncronas e assíncronas COVID-19 Synchronous and asynchronous learning Remote interpreting Quality Tradução |
topic |
Interpretação remota Qualidade Stress Aulas síncronas e assíncronas COVID-19 Synchronous and asynchronous learning Remote interpreting Quality Tradução |
description |
Versão Final (Contém as críticas e sugestões dos elementos do júri) |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-09T16:43:47Z 2021-01-20 2021-01-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/17361 TID:202657710 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/17361 |
identifier_str_mv |
TID:202657710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131460643323904 |