Desenvolvimento de metodologia e implantação de laboratório remoto de disciplinas de automação da manufatura para ensino remoto emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Álvares, Alberto José
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46736
https://doi.org/10.55905/revconv.16n.4-030
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia para Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia do Corona Vírus de disciplinas na área de Automação da Manufatura e Automação de Processos, sendo disciplinas de quatro créditos, dois teóricos e dois práticos. As aulas práticas, antes presenciais, foram remodeladas para serem ministradas na modalidade remota, com atividades síncronas e assíncronas. A metodologia foi dividida em duas fases. Na fase 2, disciplinas que estão sendo ministradas pela segunda vez, já passaram pela fase 1, tem todo o conteúdo das aulas teóricas gravadas e disponibilizadas na modalidade de aulas assíncronas. Desta forma, as disciplinas usam as aulas síncronas virtuais para atividades de discussão do conteúdo, perguntas, resolução de exercícios, entre outras atividades, com valorização dos encontros síncronos, adotando assim o conceito de Aula Invertida, onde as aulas gravadas do semestre anterior são disponibilizadas com alguns dias de antecedência do encontro/aula síncrona. Utiliza-se o conceito de Tele-Laboratórios/Web Laboratórios/Laboratórios Remotos/Laboratórios Ciber-físicos para ministrar as aulas práticas. A metodologia de ensino/aprendizagem é baseada na Filosofia/Teoria Construtivista, com uso da aprendizagem baseada em problemas e projetos, sem utilizar avaliação baseada em provas e sim em trabalhos.
id UNB_19dbf93a43bda4e86b782f3037560887
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46736
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de metodologia e implantação de laboratório remoto de disciplinas de automação da manufatura para ensino remoto emergencialAulas síncronasAulas assíncronasEnsino remoto emergencialTeoria construtivistaEste trabalho apresenta uma proposta de metodologia para Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia do Corona Vírus de disciplinas na área de Automação da Manufatura e Automação de Processos, sendo disciplinas de quatro créditos, dois teóricos e dois práticos. As aulas práticas, antes presenciais, foram remodeladas para serem ministradas na modalidade remota, com atividades síncronas e assíncronas. A metodologia foi dividida em duas fases. Na fase 2, disciplinas que estão sendo ministradas pela segunda vez, já passaram pela fase 1, tem todo o conteúdo das aulas teóricas gravadas e disponibilizadas na modalidade de aulas assíncronas. Desta forma, as disciplinas usam as aulas síncronas virtuais para atividades de discussão do conteúdo, perguntas, resolução de exercícios, entre outras atividades, com valorização dos encontros síncronos, adotando assim o conceito de Aula Invertida, onde as aulas gravadas do semestre anterior são disponibilizadas com alguns dias de antecedência do encontro/aula síncrona. Utiliza-se o conceito de Tele-Laboratórios/Web Laboratórios/Laboratórios Remotos/Laboratórios Ciber-físicos para ministrar as aulas práticas. A metodologia de ensino/aprendizagem é baseada na Filosofia/Teoria Construtivista, com uso da aprendizagem baseada em problemas e projetos, sem utilizar avaliação baseada em provas e sim em trabalhos.This work presents a proposal for a methodology for Emergency Remote Teaching during the Corona Virus pandemic of disciplines in the area of Manufacturing Automation and Process Automation, being subjects with four credits, two theoretical and two practical. The practical classes, previously in person, were remodeled to be taught in remote mode, with synchronous and asynchronous activities. The methodology was divided into two phases. In phase 2, subjects that are being taught for the second time, have already passed through phase 1, with all the content of the theoretical classes recorded and made available in the form of asynchronous classes. In this way, the disciplines use virtual synchronous classes for activities to discuss content, questions, exercise resolution, among other activities, with value for synchronous meetings, thus adopting the concept of Inverted Class, where the recorded classes from the previous semester are made available. a few days in advance of the synchronous meeting / class. The concept of Tele-Laboratories/Web Laboratories/Remote Laboratories/Cyber-physical Laboratories is used to teach practical classes. The teaching/ learning methodology is based on the Philosophy / Constructivist Theory, using problem-based and project-based learning, without using evidence-based assessment but with work.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales2023-10-25T13:40:13Z2023-10-25T13:40:13Z2023-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALVARES, Alberto Jose. Desenvolvimento de metodologia e implantação de laboratório remoto de disciplinas de automação da manufatura para ensino remoto emergencial. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 16, n. 4, p. 1950-1969, 2023. DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.16n.4-030. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/576. Acesso em: 25 out. 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46736https://doi.org/10.55905/revconv.16n.4-030por(CC BY NC) This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/576. Acesso em: 25 out. 2023.info:eu-repo/semantics/openAccessÁlvares, Alberto Joséreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-25T13:40:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/46736Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-25T13:40:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de metodologia e implantação de laboratório remoto de disciplinas de automação da manufatura para ensino remoto emergencial
title Desenvolvimento de metodologia e implantação de laboratório remoto de disciplinas de automação da manufatura para ensino remoto emergencial
spellingShingle Desenvolvimento de metodologia e implantação de laboratório remoto de disciplinas de automação da manufatura para ensino remoto emergencial
Álvares, Alberto José
Aulas síncronas
Aulas assíncronas
Ensino remoto emergencial
Teoria construtivista
title_short Desenvolvimento de metodologia e implantação de laboratório remoto de disciplinas de automação da manufatura para ensino remoto emergencial
title_full Desenvolvimento de metodologia e implantação de laboratório remoto de disciplinas de automação da manufatura para ensino remoto emergencial
title_fullStr Desenvolvimento de metodologia e implantação de laboratório remoto de disciplinas de automação da manufatura para ensino remoto emergencial
title_full_unstemmed Desenvolvimento de metodologia e implantação de laboratório remoto de disciplinas de automação da manufatura para ensino remoto emergencial
title_sort Desenvolvimento de metodologia e implantação de laboratório remoto de disciplinas de automação da manufatura para ensino remoto emergencial
author Álvares, Alberto José
author_facet Álvares, Alberto José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Álvares, Alberto José
dc.subject.por.fl_str_mv Aulas síncronas
Aulas assíncronas
Ensino remoto emergencial
Teoria construtivista
topic Aulas síncronas
Aulas assíncronas
Ensino remoto emergencial
Teoria construtivista
description Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia para Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia do Corona Vírus de disciplinas na área de Automação da Manufatura e Automação de Processos, sendo disciplinas de quatro créditos, dois teóricos e dois práticos. As aulas práticas, antes presenciais, foram remodeladas para serem ministradas na modalidade remota, com atividades síncronas e assíncronas. A metodologia foi dividida em duas fases. Na fase 2, disciplinas que estão sendo ministradas pela segunda vez, já passaram pela fase 1, tem todo o conteúdo das aulas teóricas gravadas e disponibilizadas na modalidade de aulas assíncronas. Desta forma, as disciplinas usam as aulas síncronas virtuais para atividades de discussão do conteúdo, perguntas, resolução de exercícios, entre outras atividades, com valorização dos encontros síncronos, adotando assim o conceito de Aula Invertida, onde as aulas gravadas do semestre anterior são disponibilizadas com alguns dias de antecedência do encontro/aula síncrona. Utiliza-se o conceito de Tele-Laboratórios/Web Laboratórios/Laboratórios Remotos/Laboratórios Ciber-físicos para ministrar as aulas práticas. A metodologia de ensino/aprendizagem é baseada na Filosofia/Teoria Construtivista, com uso da aprendizagem baseada em problemas e projetos, sem utilizar avaliação baseada em provas e sim em trabalhos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-25T13:40:13Z
2023-10-25T13:40:13Z
2023-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVARES, Alberto Jose. Desenvolvimento de metodologia e implantação de laboratório remoto de disciplinas de automação da manufatura para ensino remoto emergencial. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 16, n. 4, p. 1950-1969, 2023. DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.16n.4-030. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/576. Acesso em: 25 out. 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46736
https://doi.org/10.55905/revconv.16n.4-030
identifier_str_mv ALVARES, Alberto Jose. Desenvolvimento de metodologia e implantação de laboratório remoto de disciplinas de automação da manufatura para ensino remoto emergencial. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 16, n. 4, p. 1950-1969, 2023. DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.16n.4-030. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/576. Acesso em: 25 out. 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46736
https://doi.org/10.55905/revconv.16n.4-030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales
publisher.none.fl_str_mv Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508274936971264