Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Daniela Melaré Vieira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Okada, Alexandra, Henriques, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6535
Resumo: A aprendizagem colaborativa é um dos eixos centrais para o desenvolvimento educativo na atualidade. As mudanças nos processos de comunicação ao longo dos anos facilitaram a prática dessa aprendizagem, orientadas para uma dinâmica de comunicação de muitos para muitos e não somente de um para um. Além disso, digitalizaram-se os espaços para qualquer tipo de comunicação criar seu próprio registro e história, facilitando condições para que o colaborativo fosse desenvolvido. Nesse contexto a colaboração surge como um movimento para a aprendizagem informal, partindo de processos de relacionamento com objetivos comuns. O presente artigo tem por objetivo apresentar a rede de estilos de aprendizagem e ead e a dinâmica que realiza para facilitar a coaprendizagem. A reflexão das autoras destaca uma investigação em desenvolvimento sobre coaprendizagem e coinvestigação na Comunidade de Aprendizagem – Colearn da Open University, UK. A metodologia utilizada no estudo apresentado é a descritiva suportada por referenciais bibliográficos que possibilitou resultados interessantes que concordam com as questões de pesquisa levantadas, em específico, quais os elementos que compõe a coaprendizagem nas redes.
id RCAP_1dba79e06fe9f7a98dabd595b4b7361b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6535
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagemRedesCoaprendizagemAprendizagem colaborativaNetworkingCo-learningCollaborative learningA aprendizagem colaborativa é um dos eixos centrais para o desenvolvimento educativo na atualidade. As mudanças nos processos de comunicação ao longo dos anos facilitaram a prática dessa aprendizagem, orientadas para uma dinâmica de comunicação de muitos para muitos e não somente de um para um. Além disso, digitalizaram-se os espaços para qualquer tipo de comunicação criar seu próprio registro e história, facilitando condições para que o colaborativo fosse desenvolvido. Nesse contexto a colaboração surge como um movimento para a aprendizagem informal, partindo de processos de relacionamento com objetivos comuns. O presente artigo tem por objetivo apresentar a rede de estilos de aprendizagem e ead e a dinâmica que realiza para facilitar a coaprendizagem. A reflexão das autoras destaca uma investigação em desenvolvimento sobre coaprendizagem e coinvestigação na Comunidade de Aprendizagem – Colearn da Open University, UK. A metodologia utilizada no estudo apresentado é a descritiva suportada por referenciais bibliográficos que possibilitou resultados interessantes que concordam com as questões de pesquisa levantadas, em específico, quais os elementos que compõe a coaprendizagem nas redes.Collaborative learning is central to the educational development today. Changes in communication processes over the years facilitated the practice of this learning - oriented dynamic communication from many to many and not just one to one. Additionally , the spaces were digitized for any type of communication create and record their own history, facilitating conditions for collaborative work were developed. In this context collaboration emerges as a movement for informal learning, from relationship processes with common goals .This article aims to present the network of learning styles and distance education and what done to facilitate co-learning .The reflection of the authors mentions a research and development on co-learning in coresearch in Learning Community - Colearn Open University, UK. The methodology used in the presented study is supported by the descriptive bibliographic references with interesting results that agree with the research questions, in particular , what elements make up the co-learning networks.Repositório AbertoBarros, Daniela Melaré VieiraOkada, AlexandraHenriques, Susana2017-06-06T11:17:30Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6535porBarros, Daniela Melaré Vieira; Alexandra Okada; Susana Henriques - Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagem. "Journal of Learning Styles" [Em linha]. ISSN 2332-8533. Vol. 9, nº 18 (2017), p. 236-2552332-8533info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:24:35Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:00.264117Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagem
title Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagem
spellingShingle Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagem
Barros, Daniela Melaré Vieira
Redes
Coaprendizagem
Aprendizagem colaborativa
Networking
Co-learning
Collaborative learning
title_short Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagem
title_full Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagem
title_fullStr Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagem
title_full_unstemmed Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagem
title_sort Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagem
author Barros, Daniela Melaré Vieira
author_facet Barros, Daniela Melaré Vieira
Okada, Alexandra
Henriques, Susana
author_role author
author2 Okada, Alexandra
Henriques, Susana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira
Okada, Alexandra
Henriques, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Redes
Coaprendizagem
Aprendizagem colaborativa
Networking
Co-learning
Collaborative learning
topic Redes
Coaprendizagem
Aprendizagem colaborativa
Networking
Co-learning
Collaborative learning
description A aprendizagem colaborativa é um dos eixos centrais para o desenvolvimento educativo na atualidade. As mudanças nos processos de comunicação ao longo dos anos facilitaram a prática dessa aprendizagem, orientadas para uma dinâmica de comunicação de muitos para muitos e não somente de um para um. Além disso, digitalizaram-se os espaços para qualquer tipo de comunicação criar seu próprio registro e história, facilitando condições para que o colaborativo fosse desenvolvido. Nesse contexto a colaboração surge como um movimento para a aprendizagem informal, partindo de processos de relacionamento com objetivos comuns. O presente artigo tem por objetivo apresentar a rede de estilos de aprendizagem e ead e a dinâmica que realiza para facilitar a coaprendizagem. A reflexão das autoras destaca uma investigação em desenvolvimento sobre coaprendizagem e coinvestigação na Comunidade de Aprendizagem – Colearn da Open University, UK. A metodologia utilizada no estudo apresentado é a descritiva suportada por referenciais bibliográficos que possibilitou resultados interessantes que concordam com as questões de pesquisa levantadas, em específico, quais os elementos que compõe a coaprendizagem nas redes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-06T11:17:30Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6535
url http://hdl.handle.net/10400.2/6535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira; Alexandra Okada; Susana Henriques - Rede de estilos de aprendizagem e EaD: uma experiência de coaprendizagem. "Journal of Learning Styles" [Em linha]. ISSN 2332-8533. Vol. 9, nº 18 (2017), p. 236-255
2332-8533
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135045971083264