Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Daniela Melaré Vieira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Romero, Cristina Sánchez, Moreira, J. António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9446
Resumo: A discussão das tendências de educação é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, onde a coaprendizagem formal e informal são imprescindíveis no desenvolvimento intelectual, social e profissional do cidadão do futuro. O principal objetivo da presente reflexão é: caracterizar as diversas formas de coaprendizagem em cenários virtuais de aprendizagem. Apresentamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões dos estudos realizados previamente Barros, et al (2012); Barros (2013); Moreira, Barros e Monteiro (2013); Sanchez (2013). Os resultados trazem assim um contributo para as estratégias pedagógicas emergentes para a educação tanto formal como informal realizadas nos diversos cenários e espaços online do ensino superior.
id RCAP_21c234615e63f99357bd03a6463155be
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9446
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógicaCenários virtuaisCoaprendizagemEstratégias pedagógicasEnsino superiorVirtual settingsCo-learingTeaching strategiesHigher educationA discussão das tendências de educação é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, onde a coaprendizagem formal e informal são imprescindíveis no desenvolvimento intelectual, social e profissional do cidadão do futuro. O principal objetivo da presente reflexão é: caracterizar as diversas formas de coaprendizagem em cenários virtuais de aprendizagem. Apresentamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões dos estudos realizados previamente Barros, et al (2012); Barros (2013); Moreira, Barros e Monteiro (2013); Sanchez (2013). Os resultados trazem assim um contributo para as estratégias pedagógicas emergentes para a educação tanto formal como informal realizadas nos diversos cenários e espaços online do ensino superior.The discussion about trends in education is contextualized within the network society, where formal and informal co-learning are essential in intellectual, social and professional development of the citizen of the future. The main purpose of this analysis is to characterize the various forms of co-learning in virtual learning scenarios. We present a descriptive analysis supported by bibliographic references, reflections and discussions of previous studies: Barros, et al (2012); Barros (2013); Moreira Barros and Monteiro (2013); Sanchez (2013). The results show a contribution to the emerging pedagogical strategies in formal and informal education developed in various scenarios and online spaces in higher education.Repositório AbertoBarros, Daniela Melaré VieiraRomero, Cristina SánchezMoreira, J. António2020-03-06T16:49:11Z20142020-03-05T10:57:36Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9446porcv-prod-1242733https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3453info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:32:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:14.279967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica
title Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica
spellingShingle Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica
Barros, Daniela Melaré Vieira
Cenários virtuais
Coaprendizagem
Estratégias pedagógicas
Ensino superior
Virtual settings
Co-learing
Teaching strategies
Higher education
title_short Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica
title_full Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica
title_fullStr Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica
title_full_unstemmed Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica
title_sort Cenários virtuais de aprendizagem, colaboração e intercâmbio: a coaprendizagem como uma estratégia didático pedagógica
author Barros, Daniela Melaré Vieira
author_facet Barros, Daniela Melaré Vieira
Romero, Cristina Sánchez
Moreira, J. António
author_role author
author2 Romero, Cristina Sánchez
Moreira, J. António
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira
Romero, Cristina Sánchez
Moreira, J. António
dc.subject.por.fl_str_mv Cenários virtuais
Coaprendizagem
Estratégias pedagógicas
Ensino superior
Virtual settings
Co-learing
Teaching strategies
Higher education
topic Cenários virtuais
Coaprendizagem
Estratégias pedagógicas
Ensino superior
Virtual settings
Co-learing
Teaching strategies
Higher education
description A discussão das tendências de educação é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, onde a coaprendizagem formal e informal são imprescindíveis no desenvolvimento intelectual, social e profissional do cidadão do futuro. O principal objetivo da presente reflexão é: caracterizar as diversas formas de coaprendizagem em cenários virtuais de aprendizagem. Apresentamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões dos estudos realizados previamente Barros, et al (2012); Barros (2013); Moreira, Barros e Monteiro (2013); Sanchez (2013). Os resultados trazem assim um contributo para as estratégias pedagógicas emergentes para a educação tanto formal como informal realizadas nos diversos cenários e espaços online do ensino superior.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2020-03-06T16:49:11Z
2020-03-05T10:57:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9446
url http://hdl.handle.net/10400.2/9446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv cv-prod-1242733
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3453
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135076831723520