Estratégias para aumentar o envolvimento do público no Instagram: estudo comparativo de três jornais portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/103513 |
Resumo: | O Instagram é uma das redes que mais cresceu entre os portugueses e este estudo comparativo tem como objetivo perceber quais são as estratégias que melhor funcionam em páginas de jornais para aumentar o envolvimento do público. Foi feita uma análise de conteúdo às 20 publicações do mês e outubro de 2019 com maiores taxas de engagement de três jornais portugueses, o “Público”, o “Jornal de Notícias” e o “Expresso”. Num primeiro momento foi feita a coleta e categorização dos dados e na sequência foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelas páginas do Instagram dos jornais. Os resultados mostram que imagens estáticas com pessoas e com textos que tenham mais de cinco hashtags apresentam mais gostos e comentários, porém não foi possível comprovar uma relação direta entre publicações com altas taxas de engagement e aumento de acessos ao artigo a que a publicação faz referência. O estudo conclui que o Instagram é usado principalmente como forma de aumentar popularidade da marca entre comunidades mais jovens e menos como uma forma de atrair tráfego para o site do jornal. |
id |
RCAP_1dce51c5646db6e48e8eafe68fac5afd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/103513 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias para aumentar o envolvimento do público no Instagram: estudo comparativo de três jornais portuguesesInstagramJornalismoJornalismo digitalInstagramEnvolvimentoDigital journalismEngagementStrategiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO Instagram é uma das redes que mais cresceu entre os portugueses e este estudo comparativo tem como objetivo perceber quais são as estratégias que melhor funcionam em páginas de jornais para aumentar o envolvimento do público. Foi feita uma análise de conteúdo às 20 publicações do mês e outubro de 2019 com maiores taxas de engagement de três jornais portugueses, o “Público”, o “Jornal de Notícias” e o “Expresso”. Num primeiro momento foi feita a coleta e categorização dos dados e na sequência foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelas páginas do Instagram dos jornais. Os resultados mostram que imagens estáticas com pessoas e com textos que tenham mais de cinco hashtags apresentam mais gostos e comentários, porém não foi possível comprovar uma relação direta entre publicações com altas taxas de engagement e aumento de acessos ao artigo a que a publicação faz referência. O estudo conclui que o Instagram é usado principalmente como forma de aumentar popularidade da marca entre comunidades mais jovens e menos como uma forma de atrair tráfego para o site do jornal.Instagram is one of the fastest growing networks among the portuguese and this comparative study aims to understand which strategies work best on newspaper profiles to increase public engagement. A content analysis was carried out on the 20 publications with the highest engagement rates of october 2019 of three portuguese newspapers, “Público”, “Jornal de Notícias” and “Expresso”. At first, data was collected and categorized and after semi-structured interviews were conducted with those responsible for the newspapers' Instagram pages. The results show that static images with people and texts that have more than five hashtags present more likes and comments, however it was not possible to prove a direct relation between publications with high engagement rates and increased access to the article that the publication makes reference The study concludes that Instagram is used primarily as a way of increasing the brand's popularity among younger comunities and less as a way of attracting traffic to the newspaper's website.Silva, Dora SantosRUNFiates, Sâmia Pauli2020-09-07T10:12:09Z2020-07-202020-09-072020-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/103513TID:202504786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:48:57Zoai:run.unl.pt:10362/103513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:39:54.562296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias para aumentar o envolvimento do público no Instagram: estudo comparativo de três jornais portugueses |
title |
Estratégias para aumentar o envolvimento do público no Instagram: estudo comparativo de três jornais portugueses |
spellingShingle |
Estratégias para aumentar o envolvimento do público no Instagram: estudo comparativo de três jornais portugueses Fiates, Sâmia Pauli Jornalismo Jornalismo digital Envolvimento Digital journalism Engagement Strategies Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Estratégias para aumentar o envolvimento do público no Instagram: estudo comparativo de três jornais portugueses |
title_full |
Estratégias para aumentar o envolvimento do público no Instagram: estudo comparativo de três jornais portugueses |
title_fullStr |
Estratégias para aumentar o envolvimento do público no Instagram: estudo comparativo de três jornais portugueses |
title_full_unstemmed |
Estratégias para aumentar o envolvimento do público no Instagram: estudo comparativo de três jornais portugueses |
title_sort |
Estratégias para aumentar o envolvimento do público no Instagram: estudo comparativo de três jornais portugueses |
author |
Fiates, Sâmia Pauli |
author_facet |
Fiates, Sâmia Pauli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Dora Santos RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fiates, Sâmia Pauli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instagram Jornalismo Jornalismo digital Envolvimento Digital journalism Engagement Strategies Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Instagram Jornalismo Jornalismo digital Envolvimento Digital journalism Engagement Strategies Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
O Instagram é uma das redes que mais cresceu entre os portugueses e este estudo comparativo tem como objetivo perceber quais são as estratégias que melhor funcionam em páginas de jornais para aumentar o envolvimento do público. Foi feita uma análise de conteúdo às 20 publicações do mês e outubro de 2019 com maiores taxas de engagement de três jornais portugueses, o “Público”, o “Jornal de Notícias” e o “Expresso”. Num primeiro momento foi feita a coleta e categorização dos dados e na sequência foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelas páginas do Instagram dos jornais. Os resultados mostram que imagens estáticas com pessoas e com textos que tenham mais de cinco hashtags apresentam mais gostos e comentários, porém não foi possível comprovar uma relação direta entre publicações com altas taxas de engagement e aumento de acessos ao artigo a que a publicação faz referência. O estudo conclui que o Instagram é usado principalmente como forma de aumentar popularidade da marca entre comunidades mais jovens e menos como uma forma de atrair tráfego para o site do jornal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-07T10:12:09Z 2020-07-20 2020-09-07 2020-07-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/103513 TID:202504786 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/103513 |
identifier_str_mv |
TID:202504786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138015303434241 |