O return on investment como metodologia de avaliação do impacto da formação: uma análise comparada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Neusa Kussema
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6635
Resumo: Este estudo descreve um conjunto de esforços empreendidos para desenvolver medidas de avaliação da formação. São discutidos os desafios metodológicos de cada um desses níveis de avaliação e apresentados exemplos de como os problemas de análise e mensuração têm sido resolvidos. É feito um levantamento teórico do estado da arte neste domínio e são descritos os modelos mais importantes e reconhecidos de avaliação dos impactos da formação. Faz-se uma reflexão sobre a matriz metodológica da avaliação da formação e discutem-se as condições para a implementação da metodologia ROI. Os dados foram obtidos, através da aplicação de um inquérito online efetuado aos profissionais da área da formação e da gestão dos recursos humanos, que mostram a situação real da avaliação dos impactos da formação nas organizações. Estes resultados mostraram que, a motivação dos supervisores e dirigentes esta em primeiro lugar nos fatores que mais influenciam o sucesso de uma formação e que o plano de formação resulta de um diagnóstico de necessidades de formação e não esta alinhado com um sistema de avaliação de desempenho e que apesar de a metodologia ROI ser a escolhida como a que mais gostariam de aplicar o modelo de kirkpatrick é o mais utilizado pelas empresas, devido ao custo associado a implementação da metodologia ROI.
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spelling O return on investment como metodologia de avaliação do impacto da formação: uma análise comparadaGESTÃOAVALIAÇÃO DA FORMAÇÃOFORMAÇÃOMETODOLOGIAS DE AVALIAÇÃOGESTÃO DE EMPRESASMANAGEMENTTRAINING EVALUATIONTRAININGEVALUATION METHODOLOGIESBUSINESS MANAGEMENTEste estudo descreve um conjunto de esforços empreendidos para desenvolver medidas de avaliação da formação. São discutidos os desafios metodológicos de cada um desses níveis de avaliação e apresentados exemplos de como os problemas de análise e mensuração têm sido resolvidos. É feito um levantamento teórico do estado da arte neste domínio e são descritos os modelos mais importantes e reconhecidos de avaliação dos impactos da formação. Faz-se uma reflexão sobre a matriz metodológica da avaliação da formação e discutem-se as condições para a implementação da metodologia ROI. Os dados foram obtidos, através da aplicação de um inquérito online efetuado aos profissionais da área da formação e da gestão dos recursos humanos, que mostram a situação real da avaliação dos impactos da formação nas organizações. Estes resultados mostraram que, a motivação dos supervisores e dirigentes esta em primeiro lugar nos fatores que mais influenciam o sucesso de uma formação e que o plano de formação resulta de um diagnóstico de necessidades de formação e não esta alinhado com um sistema de avaliação de desempenho e que apesar de a metodologia ROI ser a escolhida como a que mais gostariam de aplicar o modelo de kirkpatrick é o mais utilizado pelas empresas, devido ao custo associado a implementação da metodologia ROI.This study describes a set of efforts to develop training evaluation measures. The methodological challenges are discussed for each of these levels of evaluation and some examples of how the analysis and measurement problems have been solved. It is a theoretical survey of the state of the art in this field and describes the most important and recognized models of impact assessment training. It will be a reflection on the methodological array of training evaluation and discusses the conditions for the implementation of the ROI methodology. Data were obtained through the application of an online survey conducted for professional training area and the management of human resources, showing the actual progress of the assessment of the impacts of training in organizations. These results showed that the motivation of supervisors and managers is in first place on the factors that mostly influenced the success of a training and that the training plan is the result of a diagnosis of training needs and is not aligned with a performance appraisal system and that despite the ROI methodology to be chosen as the one that would like to apply kirkpatrick model is mostly used by companies because of the cost associated with implementation of the ROI methodology.2015-09-02T13:06:19Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6635TID:201272016porSantos, Neusa Kussemainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:34Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:34.526021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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