A avaliação do impacto no 'ciclo virtuoso' de gestão da formação em contexto autárquico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria João Monteiro da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/54857
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
id RCAP_e487567d828f747f952917ba9fe064f7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54857
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação do impacto no 'ciclo virtuoso' de gestão da formação em contexto autárquicoEvaluation of the impact in the ‘virtuous cycle’ of training management at local government servicesAdministração localGestão da formaçãoAvaliação da formaçãoAvaliação do impactoRepresentações da formaçãoLocal administrationTraining managementEvaluation of trainingEvaluation of the impactTraining representationsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)O presente Relatório de Estágio Curricular apresenta um estudo de caso desenvolvido no contexto da Administração Local, onde se procurou conhecer e analisar o ciclo de formação existente, questionar os instrumentos de avaliação da formação e identificar as representações dos trabalhadores acerca da formação. Consideraram-se todas as fases do ciclo formativo, em prol do cumprimento de um ciclo virtuoso: o levantamento de necessidades e acesso à formação; a gestão, desenvolvimento e execução do plano de formação e dos seus programas; e, com maior destaque, a avaliação da formação, do impacto e da eficácia. Pretendia-se realizar uma proposta de melhoria do instrumento de avaliação do impacto da formação, o inquérito por questionário. Para isso, aplicaram-se novas técnicas de recolha de dados, tais como a observação, a entrevista e o focus group, por forma a compreender quais seriam os dispositivos a adotar e recolher as representações dos colaboradores e dos responsáveis pela formação profissional. As representações dos participantes ofereceram um contributo significativo para a perceção da transferência e efeitos da formação ao nível do trabalho e do impacto na organização e nos próprios colaboradores. De acordo com os dados obtidos e para uma melhor adaptação ao contexto, produziu-se um documento que envolve a aplicação de uma metodologia mista, mantendo as características globais de um questionário, todavia com perguntas mais específicas e espaço para os formandos revelarem as suas opiniões, constituindo-se aquele documento como um instrumento de avaliação do impacto da formação que produza informação significativa para os gestores da formação, revelando as transformações ocorridas no desenvolvimento profissional, pessoal e social dos colaboradores e no ambiente organizacional.This Professional Practice Report presents a case study developed in the context of the Local Administration, where we looked to understand and to analyse the existing training cycle, to question the instruments of evaluation of the training and to identify the representations of workers about training. All the phases of the training cycle were accounted in order to accomplish a "virtuous cycle": survey of needs and access to the training; management, development and execution of the training plan and associated programs; and, most importantly, the evaluation of the training, impact and effectiveness. Our goal was to draft a proposal to improve the evaluation of the training impact, i.e. the questionnaire survey. For this, we resorted to new techniques of data collection, such as observation, interview and focus group, that helped us to understand what devices to adopt, and also to collect the representations of employees and those responsible for the job training. The representations of the participants made a significant contribution to the perception of the transfer and effects of training on work and the impact on the organization and the employees themselves. Basing ourselves on a mixed methodology approach we created a new questionnaire which is in line with the derived data and is better suited to the context. This new questionnaire maintained the core characteristics of the original while adding more specific questions and room for the trainees to share their opinions. That lead to an evaluative tool of the training impact that should produce significant input for training managers, displaying the changes that occur in the professional, personal and social development of the employees and in the organizational environment.Vilarinho, EmíliaUniversidade do MinhoRocha, Maria João Monteiro da20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/54857por201896559info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:16.982663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação do impacto no 'ciclo virtuoso' de gestão da formação em contexto autárquico
Evaluation of the impact in the ‘virtuous cycle’ of training management at local government services
title A avaliação do impacto no 'ciclo virtuoso' de gestão da formação em contexto autárquico
spellingShingle A avaliação do impacto no 'ciclo virtuoso' de gestão da formação em contexto autárquico
Rocha, Maria João Monteiro da
Administração local
Gestão da formação
Avaliação da formação
Avaliação do impacto
Representações da formação
Local administration
Training management
Evaluation of training
Evaluation of the impact
Training representations
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A avaliação do impacto no 'ciclo virtuoso' de gestão da formação em contexto autárquico
title_full A avaliação do impacto no 'ciclo virtuoso' de gestão da formação em contexto autárquico
title_fullStr A avaliação do impacto no 'ciclo virtuoso' de gestão da formação em contexto autárquico
title_full_unstemmed A avaliação do impacto no 'ciclo virtuoso' de gestão da formação em contexto autárquico
title_sort A avaliação do impacto no 'ciclo virtuoso' de gestão da formação em contexto autárquico
author Rocha, Maria João Monteiro da
author_facet Rocha, Maria João Monteiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilarinho, Emília
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria João Monteiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Administração local
Gestão da formação
Avaliação da formação
Avaliação do impacto
Representações da formação
Local administration
Training management
Evaluation of training
Evaluation of the impact
Training representations
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Administração local
Gestão da formação
Avaliação da formação
Avaliação do impacto
Representações da formação
Local administration
Training management
Evaluation of training
Evaluation of the impact
Training representations
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/54857
url http://hdl.handle.net/1822/54857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201896559
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132988805480448