A identidade das organizações (organizacional e visual): estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parreira, Suzana Malveiro
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22428
Resumo: Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações.
id RCAP_1defff93398d13920eb578a88d2dc5eb
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22428
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A identidade das organizações (organizacional e visual): estudo de caso.identidade organizacionalidentidade visualimagemculturaidentificaçãoestudo de casosorganizational identityvisual identityimagecultureidentificationcase studiesMestrado em Sociologia Económica e das Organizações.O entendimento das organizações como entidades abstractas e desumanizadas resulta, em grande medida, da presente conjuntura económica e social e do ambiente turbulento em que as organizações se inserem. Todavia, as alterações operadas no meio organizacional pela crescente globalização dos mercados têm levado à emergência de novas noções no domínio da organização. A identidade organizacional concretiza um conceito recente cuja real abrangência e relevância estão ainda por determinar, podendo ser duplamente encarada pela vantagem competitiva que encerra e pelo papel que desempenha na natureza humana da vida organizacional. O modo como a organização expressa a sua identidade pode assumir diversas formas, materiais e comportamentais, mas os seus recursos intangíveis despertam especial interesse. A identificação dos membros com a organização, bem como de outras audiências externas, representa um mecanismo importante nos processos de construção da identidade organizacional. Para além disso, a organização possui uma identidade visual que disponibiliza um identificador físico da mesma, que a identifica e diferencia das outras. Neste cenário, este estudo procura compreender a identidade das organizações na sua multidisciplinariedade e contribuir para estabelecer a relação entre a identidade organizacional e a identidade visual da organização.Facing organizations as non-human and abstract entities is mostly a result of current economic and social conjuncture and turbulent environment in which organizations are. Nevertheless, following the increased globalisation of markets, changes in organizational field take place and support emerging new notions in the area. As a recent concept, organizational identity's range and relevance are yet to establish but we observed that it has been simultaneously faced as a competitive advantage and also as an important role in human nature of organizational life. The way an organization expresses it's own identity may assume several forms, both behavioural and material, however intangible resources take special interest. Members' Identification with the organization, as well as other externai audiences, becomes an important mechanism of construction^ processes of organizational identity. Beyond that, the organization holds a visual identity, which supplies a physical identifier that brings identification and differentiation from the others.ISEGFerreira, José Maria CarvalhoRepositório da Universidade de LisboaParreira, Suzana Malveiro2021-10-27T14:39:32Z2004-052004-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22428porParreira, Suzana Malveiro ( 2004). " A identidade das organizações (organizacional e visual): estudo de caso". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:57ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A identidade das organizações (organizacional e visual): estudo de caso.
title A identidade das organizações (organizacional e visual): estudo de caso.
spellingShingle A identidade das organizações (organizacional e visual): estudo de caso.
Parreira, Suzana Malveiro
identidade organizacional
identidade visual
imagem
cultura
identificação
estudo de casos
organizational identity
visual identity
image
culture
identification
case studies
title_short A identidade das organizações (organizacional e visual): estudo de caso.
title_full A identidade das organizações (organizacional e visual): estudo de caso.
title_fullStr A identidade das organizações (organizacional e visual): estudo de caso.
title_full_unstemmed A identidade das organizações (organizacional e visual): estudo de caso.
title_sort A identidade das organizações (organizacional e visual): estudo de caso.
author Parreira, Suzana Malveiro
author_facet Parreira, Suzana Malveiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, José Maria Carvalho
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Parreira, Suzana Malveiro
dc.subject.por.fl_str_mv identidade organizacional
identidade visual
imagem
cultura
identificação
estudo de casos
organizational identity
visual identity
image
culture
identification
case studies
topic identidade organizacional
identidade visual
imagem
cultura
identificação
estudo de casos
organizational identity
visual identity
image
culture
identification
case studies
description Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-05
2004-05-01T00:00:00Z
2021-10-27T14:39:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22428
url http://hdl.handle.net/10400.5/22428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Parreira, Suzana Malveiro ( 2004). " A identidade das organizações (organizacional e visual): estudo de caso". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEG
publisher.none.fl_str_mv ISEG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302182429720576