Jogos electrónicos violentos e dessensibilização emocional: um estudo com reflexo de alarme (startle reflex)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4551 |
Resumo: | Estudos recentes sugerem que os jogos electrónicos violentos (JV) habituam e dessensibilizam os jogadores à violência. Este estudo investigou se jogar um JV reduz a reactividade emocional para com estímulos afectivos. Em luz das evidências que indicam que o reflexo de alarme é modulado pela valência afectiva e a condutância dérmica é indicadora de activação, medimos estes reflexos básicos como índices da reactividade emocional. Foram tidos em conta factores diversos do jogo (e.g. activação fisiológica e percebida, percepção da violência do jogo, controle sobre o jogo). Sessenta e dois participantes jogaram, em duas sessões. Na primeira, jogaram um JV e um jogo não violento (JNV), em ordem contrabalançada. Na segunda, foram aleatoriamente distribuídos para jogar o JV ou o JNV, após o qual foram expostos aos slides emocionais e neutros, enquanto o reflexo de alarme (licitado por um paradigma acústico) e a condutância dérmica foram medidos. Os resultados mostram uma diminuição na activação fisiológica suscitada pelo jogo entre as duas sessões. por comparação com o JNV. Como era esperado um padrão linear de modulação do reflexo de alarme ocorreu para ambos os grupos: o reflexo foi superior durante a exposição às imagens violentas por comparação às agradáveis. O grupo JV mostrou respostas de reflexo significativamente menores, do que o grupo na condição de JNV, sugerindo que jogar um JV pode reduzir este reflexo durante a exposição a estímulos exteriores, o que encoraja futuras investigações nos efeitos de jogar um JV na reactividade emocional usando este reflexo básico. |
id |
RCAP_1df0cda3de26a1976a2a5e613307c186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4551 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jogos electrónicos violentos e dessensibilização emocional: um estudo com reflexo de alarme (startle reflex)Jogos electrónicos violentosDessensibilização emocionalCondutância dérmicaReflexo de alarmeViolent video gamesEmotional desensitizationSkin conductanceStartle reflexEstudos recentes sugerem que os jogos electrónicos violentos (JV) habituam e dessensibilizam os jogadores à violência. Este estudo investigou se jogar um JV reduz a reactividade emocional para com estímulos afectivos. Em luz das evidências que indicam que o reflexo de alarme é modulado pela valência afectiva e a condutância dérmica é indicadora de activação, medimos estes reflexos básicos como índices da reactividade emocional. Foram tidos em conta factores diversos do jogo (e.g. activação fisiológica e percebida, percepção da violência do jogo, controle sobre o jogo). Sessenta e dois participantes jogaram, em duas sessões. Na primeira, jogaram um JV e um jogo não violento (JNV), em ordem contrabalançada. Na segunda, foram aleatoriamente distribuídos para jogar o JV ou o JNV, após o qual foram expostos aos slides emocionais e neutros, enquanto o reflexo de alarme (licitado por um paradigma acústico) e a condutância dérmica foram medidos. Os resultados mostram uma diminuição na activação fisiológica suscitada pelo jogo entre as duas sessões. por comparação com o JNV. Como era esperado um padrão linear de modulação do reflexo de alarme ocorreu para ambos os grupos: o reflexo foi superior durante a exposição às imagens violentas por comparação às agradáveis. O grupo JV mostrou respostas de reflexo significativamente menores, do que o grupo na condição de JNV, sugerindo que jogar um JV pode reduzir este reflexo durante a exposição a estímulos exteriores, o que encoraja futuras investigações nos efeitos de jogar um JV na reactividade emocional usando este reflexo básico.Recent studies suggest that violent videogames (VG) habituate and desensitize players to violence. This study investigated whether playing a violent game (VG) reduces emotional reactivity to affective stimuli. In light of evidence indicating that startle reflex is modulated by affective valence and that skin conductance is a good indicator of arousal, we measured this two basic reflexes as in index of emotional reactivity. Factors during the playing activity were taken into account (e.g., physiological and perceived arousal, perception of game’s violence). Sixty participants played the videogames in two sessions. In the first session, they played a violent (VG) and a nonviolent game (NVG) in a counterbalanced order. In the second session, they were randomly assigned to play a VG or a NVG, and were then exposed to emotional and neutral slides while eyeblink startle reflex, elicited by an acoustic probe, was measured. Results showed a decrease on physiological arousal between the two sessions. A linear pattern of startle modulation occurred for both groups: blinks were larger during violent compared to pleasant pictures. The VG group showed significantly smaller startle magnitude responses overall than those in the NVG condition, suggesting that playing a VG may reduce this reflex to acoustic startle probe during exposure to foreground stimulus, and encourage further investigation on the effects of playing VG on emotional reactivity using this basic reflex.2013-02-07T11:55:10Z2011-01-01T00:00:00Z20112011-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4551porAdrião, Joana Gradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:22Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:50.220875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos electrónicos violentos e dessensibilização emocional: um estudo com reflexo de alarme (startle reflex) |
title |
Jogos electrónicos violentos e dessensibilização emocional: um estudo com reflexo de alarme (startle reflex) |
spellingShingle |
Jogos electrónicos violentos e dessensibilização emocional: um estudo com reflexo de alarme (startle reflex) Adrião, Joana Grade Jogos electrónicos violentos Dessensibilização emocional Condutância dérmica Reflexo de alarme Violent video games Emotional desensitization Skin conductance Startle reflex |
title_short |
Jogos electrónicos violentos e dessensibilização emocional: um estudo com reflexo de alarme (startle reflex) |
title_full |
Jogos electrónicos violentos e dessensibilização emocional: um estudo com reflexo de alarme (startle reflex) |
title_fullStr |
Jogos electrónicos violentos e dessensibilização emocional: um estudo com reflexo de alarme (startle reflex) |
title_full_unstemmed |
Jogos electrónicos violentos e dessensibilização emocional: um estudo com reflexo de alarme (startle reflex) |
title_sort |
Jogos electrónicos violentos e dessensibilização emocional: um estudo com reflexo de alarme (startle reflex) |
author |
Adrião, Joana Grade |
author_facet |
Adrião, Joana Grade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adrião, Joana Grade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos electrónicos violentos Dessensibilização emocional Condutância dérmica Reflexo de alarme Violent video games Emotional desensitization Skin conductance Startle reflex |
topic |
Jogos electrónicos violentos Dessensibilização emocional Condutância dérmica Reflexo de alarme Violent video games Emotional desensitization Skin conductance Startle reflex |
description |
Estudos recentes sugerem que os jogos electrónicos violentos (JV) habituam e dessensibilizam os jogadores à violência. Este estudo investigou se jogar um JV reduz a reactividade emocional para com estímulos afectivos. Em luz das evidências que indicam que o reflexo de alarme é modulado pela valência afectiva e a condutância dérmica é indicadora de activação, medimos estes reflexos básicos como índices da reactividade emocional. Foram tidos em conta factores diversos do jogo (e.g. activação fisiológica e percebida, percepção da violência do jogo, controle sobre o jogo). Sessenta e dois participantes jogaram, em duas sessões. Na primeira, jogaram um JV e um jogo não violento (JNV), em ordem contrabalançada. Na segunda, foram aleatoriamente distribuídos para jogar o JV ou o JNV, após o qual foram expostos aos slides emocionais e neutros, enquanto o reflexo de alarme (licitado por um paradigma acústico) e a condutância dérmica foram medidos. Os resultados mostram uma diminuição na activação fisiológica suscitada pelo jogo entre as duas sessões. por comparação com o JNV. Como era esperado um padrão linear de modulação do reflexo de alarme ocorreu para ambos os grupos: o reflexo foi superior durante a exposição às imagens violentas por comparação às agradáveis. O grupo JV mostrou respostas de reflexo significativamente menores, do que o grupo na condição de JNV, sugerindo que jogar um JV pode reduzir este reflexo durante a exposição a estímulos exteriores, o que encoraja futuras investigações nos efeitos de jogar um JV na reactividade emocional usando este reflexo básico. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2011-10 2013-02-07T11:55:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/4551 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/4551 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134889492086784 |