Gestão do risco clínico na segurança do doente : contributos para a melhoria da qualidade dos cuidados em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Sofia Batista
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/16383
Resumo: Este relatório pretende evidenciar a evolução potenciada pelas experiências vivenciadas nos estágios e dar a conhecer as atividades desenvolvidas no percurso efetuado. Os estágios realizados visaram especificamente o desenvolvimento de competências para assistência de Enfermagem avançada ao doente adulto e idoso com doença grave, especialmente dirigido para a assistência ao doente em estado crítico. O estágio encontra-se inserido na Unidade Curricular de Enfermagem Médico- Cirúrgica, a qual é composta por três módulos: Módulo I – Serviço de Urgência, realizado num serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, Módulo II – Cuidados Intermédios/Intensivos, realizado numa Unidade de Cuidados Pós Cirúrgicos e Módulo III – Enfermagem Geriátrica (opcional) creditado pela experiência anterior nesta área. Estes locais de estágio, foram propícios à prestação de cuidados especializados à pessoa em situação crítica e sua família, foco fundamental dos cuidados do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. As atividades desenvolvidas para a concretização dos objetivos traçados, permitiram o desenvolvimento da capacidade de reflexão e análise crítica das experiências de aprendizagem, e, de competências na área de especialidade. A temática central desenvolvida, transversal aos dois contextos de estágio, perante a conjetura atual da promoção da segurança do doente, centrou-se na gestão de risco como contributo para a qualidade dos cuidados em Enfermagem. A par desta, outras áreas foram trabalhadas e desenvolvidas, nomeadamente a área relacional, com foco na comunicação, na humanização dos cuidados. Ao longo deste trabalho, foi realçada a capacidade de identificar situações problema, de refletir e debater as várias situações vivenciadas, tendo em vista o desenvolvimento de competências.
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