A manipulação do tempo fílmico : elipse e outras ferramentas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/19485 |
Resumo: | Esta dissertação aborda a manipulação do tempo no cinema através da elipse (primordialmente) e de outras técnicas, em articulação com a minha experiência no projeto final de mestrado. A questão a que pretendo responder é então: como é que a elipse, e outras ferramentas, me ajuda a manipular o tempo fílmico? Procura portanto, contextualizar a elipse, seja como fenómeno literário ou dispositivo fílmico, bem como estudar as diversas técnicas cinematográficas que lhe estão associadas. É feito também um estudo de dois realizadores relevantes neste âmbito, por manipularem o tempo nos seus filmes com um estilo de elipse muito próprio. São analisadas também técnicas que, ainda não estando diretamente ligadas à elipse, desempenham um papel importante no panorama da manipulação do tempo no cinema. É então feita uma breve reflexão sobre a minha experiência como realizador no projeto final, aprofundando-se o papel das elipses presentes no Bom dia, Alegria! e na manipulação do tempo. Antes de tirar conclusões sobre os frutos desta investigação, realizo ainda umas experiências post-mortem no projeto: à luz de novas técnicas elipticas e conhecimento adquirido durante a produção desta dissertação, experimento outras abordagens de elipse em momentos chave da narrativa, e analiso qual o resultado obtido. |
id |
RCAP_1dfb791754b507cfb506d04e073e94f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19485 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A manipulação do tempo fílmico : elipse e outras ferramentasEsta dissertação aborda a manipulação do tempo no cinema através da elipse (primordialmente) e de outras técnicas, em articulação com a minha experiência no projeto final de mestrado. A questão a que pretendo responder é então: como é que a elipse, e outras ferramentas, me ajuda a manipular o tempo fílmico? Procura portanto, contextualizar a elipse, seja como fenómeno literário ou dispositivo fílmico, bem como estudar as diversas técnicas cinematográficas que lhe estão associadas. É feito também um estudo de dois realizadores relevantes neste âmbito, por manipularem o tempo nos seus filmes com um estilo de elipse muito próprio. São analisadas também técnicas que, ainda não estando diretamente ligadas à elipse, desempenham um papel importante no panorama da manipulação do tempo no cinema. É então feita uma breve reflexão sobre a minha experiência como realizador no projeto final, aprofundando-se o papel das elipses presentes no Bom dia, Alegria! e na manipulação do tempo. Antes de tirar conclusões sobre os frutos desta investigação, realizo ainda umas experiências post-mortem no projeto: à luz de novas técnicas elipticas e conhecimento adquirido durante a produção desta dissertação, experimento outras abordagens de elipse em momentos chave da narrativa, e analiso qual o resultado obtido.Ruiz, CarlosCastro, Maria GuilherminaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLourenço, João2016-04-04T09:45:25Z2015-06-2420152015-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-20T01:32:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:22.128767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A manipulação do tempo fílmico : elipse e outras ferramentas |
title |
A manipulação do tempo fílmico : elipse e outras ferramentas |
spellingShingle |
A manipulação do tempo fílmico : elipse e outras ferramentas Lourenço, João |
title_short |
A manipulação do tempo fílmico : elipse e outras ferramentas |
title_full |
A manipulação do tempo fílmico : elipse e outras ferramentas |
title_fullStr |
A manipulação do tempo fílmico : elipse e outras ferramentas |
title_full_unstemmed |
A manipulação do tempo fílmico : elipse e outras ferramentas |
title_sort |
A manipulação do tempo fílmico : elipse e outras ferramentas |
author |
Lourenço, João |
author_facet |
Lourenço, João |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ruiz, Carlos Castro, Maria Guilhermina Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, João |
description |
Esta dissertação aborda a manipulação do tempo no cinema através da elipse (primordialmente) e de outras técnicas, em articulação com a minha experiência no projeto final de mestrado. A questão a que pretendo responder é então: como é que a elipse, e outras ferramentas, me ajuda a manipular o tempo fílmico? Procura portanto, contextualizar a elipse, seja como fenómeno literário ou dispositivo fílmico, bem como estudar as diversas técnicas cinematográficas que lhe estão associadas. É feito também um estudo de dois realizadores relevantes neste âmbito, por manipularem o tempo nos seus filmes com um estilo de elipse muito próprio. São analisadas também técnicas que, ainda não estando diretamente ligadas à elipse, desempenham um papel importante no panorama da manipulação do tempo no cinema. É então feita uma breve reflexão sobre a minha experiência como realizador no projeto final, aprofundando-se o papel das elipses presentes no Bom dia, Alegria! e na manipulação do tempo. Antes de tirar conclusões sobre os frutos desta investigação, realizo ainda umas experiências post-mortem no projeto: à luz de novas técnicas elipticas e conhecimento adquirido durante a produção desta dissertação, experimento outras abordagens de elipse em momentos chave da narrativa, e analiso qual o resultado obtido. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-24 2015 2015-06-24T00:00:00Z 2016-04-04T09:45:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/19485 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/19485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131846931382272 |