Programa de suporte medicamentoso com pessoas dependentes de substâncias: Satisfação com os cuidados de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra,Paulo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Simões,Ana, Sequeira,Ana, Filipe,Fernando, Amaral,Paula, Sequeira,Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602022000200146
Resumo: Resumo Contexto: Na saúde, a satisfação com os cuidados recebidos é um indicador relevante para a qualidade e é fundamental para a adesão terapêutica dos utentes. Objetivos: Caraterizar a satisfação com os cuidados de enfermagem numa população atendida por enfermeiros num programa de suporte medicamentoso para pessoas dependentes de substâncias. Métodos: Estudo quantitativo, observacional de corte transversal. Amostra de conveniência acedida em janeiro 2019. Elaborou-se um questionário para caraterização sociodemográfica e psicossocial, e utilizada a “Escala da satisfação dos utentes com os cuidados de enfermagem no centro de saúde”, com 22 itens [resposta entre 0-66], que avaliam a satisfação em 6 dimensões (Qualidade na assistência; Envolvimento do utente; Formalização da informação; Promoção de elo de ligação; Informação de recursos; Individualização da informação). Obteve-se o parecer positivo de uma comissão de ética. Resultados: Participaram 181 (n) pessoas. Obteve-se um Alpha de Cronbach da escala, de 0,892. A média apurada foi 59,36 dp=8,19 [23-66]. A subescala que revelou maior índice de satisfação foi “Individualização da informação” (itens relacionados com explicação da informação, de forma compreensível, por parte dos enfermeiros, assim como garantir que o utente percebeu a informação). Com menor índice de satisfação “Informação de recursos” (preocupação em envolver os familiares, informação sobre utilização de outros recursos disponíveis ou serviços de saúde). Conclusões: A satisfação é elevada, sendo a maior dificuldade apontada à inclusão de outros agentes no processo de acompanhamento e a informação de outros recursos disponíveis. Os resultados mantêm aberta a discussão sobre a melhor forma de fazer investigação sobre satisfação.
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