Números racionais no 1.º ciclo: Compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Serrazina, Maria De Lurdes, Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36245
Resumo: Neste artigo procuramos compreender de que modo o uso de modelos contribui para a compreensão da noção de grandeza de número racional e de densidade como propriedade do conjunto dos números racionais. Relatamos parte de um estudo que seguiu a modalidade de Investigação Baseada em Design, tendo sido realizada uma intervenção onde participaram 25 alunos de uma turma e respetiva professora, nos 3.º e 4.º anos de escolaridade. Analisamos episódios de sala de aula centrados no uso dos modelos da reta numérica, de grelhas 10×10 e 10×100 e da barra. Os resultados mostram que o recurso a estes modelos contribuiu para a compreensão da noção de grandeza de número racional, uma vez que promoveram a identificação e mudança de unidade de referência, o uso de diferentes representações para um mesmo número, a mobilização de números de referência, e relações de ordem entre diferentes números. O uso dos modelos apoiou o desenvolvimento da noção de densidade, ajudando a identificar a existência de um número racional entre dois números racionais e a reconhecer a possibilidade de progressivas divisões das unidades por 10.
id RCAP_1e12c661d8bdb82d4370372bdcbadfab
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/36245
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Números racionais no 1.º ciclo: Compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelosRational numbers in the elementary school: Understanding the magnitude and density supported by modelsNúmeros racionaisRational numbersGrandezaMagnitudeDensidadeDensityModeloModelRepresentaçõesRepresentationNeste artigo procuramos compreender de que modo o uso de modelos contribui para a compreensão da noção de grandeza de número racional e de densidade como propriedade do conjunto dos números racionais. Relatamos parte de um estudo que seguiu a modalidade de Investigação Baseada em Design, tendo sido realizada uma intervenção onde participaram 25 alunos de uma turma e respetiva professora, nos 3.º e 4.º anos de escolaridade. Analisamos episódios de sala de aula centrados no uso dos modelos da reta numérica, de grelhas 10×10 e 10×100 e da barra. Os resultados mostram que o recurso a estes modelos contribuiu para a compreensão da noção de grandeza de número racional, uma vez que promoveram a identificação e mudança de unidade de referência, o uso de diferentes representações para um mesmo número, a mobilização de números de referência, e relações de ordem entre diferentes números. O uso dos modelos apoiou o desenvolvimento da noção de densidade, ajudando a identificar a existência de um número racional entre dois números racionais e a reconhecer a possibilidade de progressivas divisões das unidades por 10.APMRepositório da Universidade de LisboaMorais, CristinaSerrazina, Maria De LurdesPonte, João Pedro da2019-01-03T16:36:43Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36245porMorais, C., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2018). Números racionais no 1.º ciclo: Compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelos. Quadrante, 27(1), 25-45.0872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:32:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:31.602162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Números racionais no 1.º ciclo: Compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelos
Rational numbers in the elementary school: Understanding the magnitude and density supported by models
title Números racionais no 1.º ciclo: Compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelos
spellingShingle Números racionais no 1.º ciclo: Compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelos
Morais, Cristina
Números racionais
Rational numbers
Grandeza
Magnitude
Densidade
Density
Modelo
Model
Representações
Representation
title_short Números racionais no 1.º ciclo: Compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelos
title_full Números racionais no 1.º ciclo: Compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelos
title_fullStr Números racionais no 1.º ciclo: Compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelos
title_full_unstemmed Números racionais no 1.º ciclo: Compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelos
title_sort Números racionais no 1.º ciclo: Compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelos
author Morais, Cristina
author_facet Morais, Cristina
Serrazina, Maria De Lurdes
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Serrazina, Maria De Lurdes
Ponte, João Pedro da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Cristina
Serrazina, Maria De Lurdes
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Números racionais
Rational numbers
Grandeza
Magnitude
Densidade
Density
Modelo
Model
Representações
Representation
topic Números racionais
Rational numbers
Grandeza
Magnitude
Densidade
Density
Modelo
Model
Representações
Representation
description Neste artigo procuramos compreender de que modo o uso de modelos contribui para a compreensão da noção de grandeza de número racional e de densidade como propriedade do conjunto dos números racionais. Relatamos parte de um estudo que seguiu a modalidade de Investigação Baseada em Design, tendo sido realizada uma intervenção onde participaram 25 alunos de uma turma e respetiva professora, nos 3.º e 4.º anos de escolaridade. Analisamos episódios de sala de aula centrados no uso dos modelos da reta numérica, de grelhas 10×10 e 10×100 e da barra. Os resultados mostram que o recurso a estes modelos contribuiu para a compreensão da noção de grandeza de número racional, uma vez que promoveram a identificação e mudança de unidade de referência, o uso de diferentes representações para um mesmo número, a mobilização de números de referência, e relações de ordem entre diferentes números. O uso dos modelos apoiou o desenvolvimento da noção de densidade, ajudando a identificar a existência de um número racional entre dois números racionais e a reconhecer a possibilidade de progressivas divisões das unidades por 10.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-03T16:36:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/36245
url http://hdl.handle.net/10451/36245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais, C., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2018). Números racionais no 1.º ciclo: Compreensão de grandeza e densidade apoiada pelo uso de modelos. Quadrante, 27(1), 25-45.
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv APM
publisher.none.fl_str_mv APM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134440090238976