Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Helena Gil
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Serrazina, Maria de Lurdes, Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36253
Resumo: Este artigo tem como objetivo indicar os contributos que uma trajetória com um foco inicial na percentagem, que faz emergir de seguida o numeral decimal e posteriormente a fração, traz para a compreensão da natureza relacional dos números racionais. Trata-se de uma investigação baseada em design na modalidade de experiência de ensino na sala de aula. A recolha de dados resultou da observação participante, apoiada num diário de bordo, de gravações áudio e vídeo e da recolha das produções escritas dos alunos. Os resultados revelam que esta abordagem, partindo da percentagem, permite integrar os conhecimentos numéricos prévios intuitivos dos alunos na compreensão dos números racionais e apoia a construção de uma aprendizagem das diferentes representações, de forma interrelacionada, numa perspetiva de desenvolvimento de sentido de número.
id RCAP_3882a76eddaa62942549bcf6cc6ee149
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/36253
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagemA trajectory in the learning of rational numbers enhanced by percentagePercentagemPercentAprendizagemLearningSentido de númeroNumber senseNúmeros racionaisRational numbersGrandezaMagnitudeEste artigo tem como objetivo indicar os contributos que uma trajetória com um foco inicial na percentagem, que faz emergir de seguida o numeral decimal e posteriormente a fração, traz para a compreensão da natureza relacional dos números racionais. Trata-se de uma investigação baseada em design na modalidade de experiência de ensino na sala de aula. A recolha de dados resultou da observação participante, apoiada num diário de bordo, de gravações áudio e vídeo e da recolha das produções escritas dos alunos. Os resultados revelam que esta abordagem, partindo da percentagem, permite integrar os conhecimentos numéricos prévios intuitivos dos alunos na compreensão dos números racionais e apoia a construção de uma aprendizagem das diferentes representações, de forma interrelacionada, numa perspetiva de desenvolvimento de sentido de número.This article aims to figure out the contributions that a trajectory with an initial focus on percentage which leads to the emergence of decimals and later of fractions brings to the understanding of the relational nature of rational numbers. A classroom teaching experiment was developed as a design based research. Data were collected through participant observation, supported by a logbook, audio- and video-recorded lessons and collecting students’ written productions. The results show that this approach, based on percentage, allows integrating students' previous intuitive numerical knowledge into the understanding of rational numbers and supports the construction of learning of the different representations, in an interrelated way, in a perspective of the development of number sense.Pontifícia Universidade Católica de São PauloRepositório da Universidade de LisboaGuerreiro, Helena GilSerrazina, Maria de LurdesPonte, João Pedro da2019-01-04T13:44:44Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36253porGuerreiro, H., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2018). Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem. Educação Matemática Pesquisa, 20(1), 359-384. doi: 10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-3841983-3156 (Online)10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:32:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:31.458582Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem
A trajectory in the learning of rational numbers enhanced by percentage
title Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem
spellingShingle Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem
Guerreiro, Helena Gil
Percentagem
Percent
Aprendizagem
Learning
Sentido de número
Number sense
Números racionais
Rational numbers
Grandeza
Magnitude
title_short Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem
title_full Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem
title_fullStr Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem
title_full_unstemmed Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem
title_sort Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem
author Guerreiro, Helena Gil
author_facet Guerreiro, Helena Gil
Serrazina, Maria de Lurdes
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Serrazina, Maria de Lurdes
Ponte, João Pedro da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Helena Gil
Serrazina, Maria de Lurdes
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Percentagem
Percent
Aprendizagem
Learning
Sentido de número
Number sense
Números racionais
Rational numbers
Grandeza
Magnitude
topic Percentagem
Percent
Aprendizagem
Learning
Sentido de número
Number sense
Números racionais
Rational numbers
Grandeza
Magnitude
description Este artigo tem como objetivo indicar os contributos que uma trajetória com um foco inicial na percentagem, que faz emergir de seguida o numeral decimal e posteriormente a fração, traz para a compreensão da natureza relacional dos números racionais. Trata-se de uma investigação baseada em design na modalidade de experiência de ensino na sala de aula. A recolha de dados resultou da observação participante, apoiada num diário de bordo, de gravações áudio e vídeo e da recolha das produções escritas dos alunos. Os resultados revelam que esta abordagem, partindo da percentagem, permite integrar os conhecimentos numéricos prévios intuitivos dos alunos na compreensão dos números racionais e apoia a construção de uma aprendizagem das diferentes representações, de forma interrelacionada, numa perspetiva de desenvolvimento de sentido de número.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-04T13:44:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/36253
url http://hdl.handle.net/10451/36253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Guerreiro, H., Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2018). Uma trajetória na aprendizagem dos números racionais através da percentagem. Educação Matemática Pesquisa, 20(1), 359-384. doi: 10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384
1983-3156 (Online)
10.23925/1983-3156.2018v20i1p359-384
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134440084996096