Orientação para o Mercado Individual no contexto empresarial Português: As suas inter-relações com o Bem-estar, a Orientação para a Aprendizagem e a Orientação Empreendedora do trabalhador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Vânia Isabel Saraiva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5701
Resumo: O conhecimento, a informação e o capital intelectual das organizações tornaram-se cada vez mais importantes para o seu desenvolvimento sustentável. Nesta perspetiva, os trabalhadores são considerados fatores-chave na determinação da capacidade de resposta das organizações. É, portanto, fundamental que estes estejam dispostos a adotar a filosofia da organização para a qual trabalham. Neste enquadramento, a presente investigação tem como principal objetivo analisar as relações existentes entre Orientação para o Mercado Individual e as variáveis Orientação para a Aprendizagem Individual, Orientação Empreendedora Individual e Bem-estar. Neste sentido, é proposto um modelo de investigação que descreve estas relações. Pretende-se, ainda, compreender o nível de Orientação para o Mercado dos trabalhadores em Portugal, qual o grau de exibição das restantes variáveis neste contexto específico, e se existem diferenças nas variáveis de acordo com o cargo ocupado na empresa. No sentido de cumprir os objetivos propostos, foi aplicado um questionário a 313 pessoas no ativo em Portugal. A análise dos dados foi realizada com recurso ao Teste T, à Anova e ao método das Equações Estruturais. Os resultados revelam que existem relações diretas e indiretas entre as variáveis em estudo. Especificamente, existem relações diretas positivas entre a Orientação para o Mercado Individual e a Orientação para a Aprendizagem e o Bem-estar e entre a Orientação Empreendedora Individual e o Bem-estar. Conclui-se, ainda, que o nível de exibição das variáveis em estudo nos Portugueses inquiridos não é elevado. Foi possível, ainda, verificar que os trabalhadores que ocupam cargos hierárquicos mais elevados estão mais orientados para o mercado, para a Aprendizagem e para o Empreendedorismo. Os resultados obtidos poderão contribuir para as organizações em geral, na medida em que demonstram a importância de promover a Orientação para o mercado, no sentido de potenciar a orientação para a Aprendizagem e o Bem-estar dos funcionários, o que permite, consequentemente, elevar o seu Desempenho e, portanto, a sua capacidade competitiva.
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Neste enquadramento, a presente investigação tem como principal objetivo analisar as relações existentes entre Orientação para o Mercado Individual e as variáveis Orientação para a Aprendizagem Individual, Orientação Empreendedora Individual e Bem-estar. Neste sentido, é proposto um modelo de investigação que descreve estas relações. Pretende-se, ainda, compreender o nível de Orientação para o Mercado dos trabalhadores em Portugal, qual o grau de exibição das restantes variáveis neste contexto específico, e se existem diferenças nas variáveis de acordo com o cargo ocupado na empresa. No sentido de cumprir os objetivos propostos, foi aplicado um questionário a 313 pessoas no ativo em Portugal. A análise dos dados foi realizada com recurso ao Teste T, à Anova e ao método das Equações Estruturais. Os resultados revelam que existem relações diretas e indiretas entre as variáveis em estudo. Especificamente, existem relações diretas positivas entre a Orientação para o Mercado Individual e a Orientação para a Aprendizagem e o Bem-estar e entre a Orientação Empreendedora Individual e o Bem-estar. Conclui-se, ainda, que o nível de exibição das variáveis em estudo nos Portugueses inquiridos não é elevado. Foi possível, ainda, verificar que os trabalhadores que ocupam cargos hierárquicos mais elevados estão mais orientados para o mercado, para a Aprendizagem e para o Empreendedorismo. Os resultados obtidos poderão contribuir para as organizações em geral, na medida em que demonstram a importância de promover a Orientação para o mercado, no sentido de potenciar a orientação para a Aprendizagem e o Bem-estar dos funcionários, o que permite, consequentemente, elevar o seu Desempenho e, portanto, a sua capacidade competitiva.Knowledge, information and intellectual capital of organizations have become increasingly important for their sustainable development. In this perspective, the workers are considered key factors in determining the responsiveness of organizations. It is, therefore, essential that they are willing to adopt the philosophy of the organization they work for. In this framework, the present research aims at analyzing the relationships between Individual market orientation and Learning and Entrepreneurial Orientation of workers and their Well-being. In this sense, we propose a research model that describes these relationships. Also, we aim at understanding the level of Market orientation of workers in Portugal, the degree to which they display the remaining variables in this specific context, and whether there are differences in the variables according to the position occupied in the company. In order to achieve the proposed objectives, a questionnaire was administered to 313 people working in Portugal. Data analysis was performed using the T test, ANOVA and the Structural equations method. The results reveal that there are direct and indirect relationships between the variables under study. Specifically, there are positive direct relationships between Individual market orientation and Learning orientation and Well-being, and between Entrepreneurial orientation and Well-being. Furthermore, it is concluded that the level of display of the variables under study is not high. It was also possible to verify that the workers who occupy higher hierarchical positions are more market-oriented, more learning-oriented and also more oriented towards Entrepreneurship. The results may contribute to organizations in general, since they demonstrate the importance of promoting Market orientation in order to enhance the orientation for Learning and the Well-being of workers, allowing, consequently, to enhance Organizational performance and, therefore, the organization´s competitive capability.Carlos, Vera SilvaRodrigues, Ricardo José de Ascensão GouveiauBibliorumMonteiro, Vânia Isabel Saraiva2018-08-23T15:45:10Z2014-10-62014-11-062014-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5701TID:201643200porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:51Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:34.598791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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