Leitura no 1º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/17728 |
Resumo: | O presente relatório tem como finalidade descrever e refletir sobre o trabalho de intervenção realizado durante o estágio numa escola do Ensino Básico. O tema escolhido foi a dinamização de uma biblioteca escolar e a sua articulação com a sala de aula, no sentido da promoção da leitura junto de alunos(as) de uma turma de 3ºano do Ensino Básico. Metodologicamente, o estudo segue uma abordagem do tipo investigação-ação baseada em experiências de ensino. As propostas pedagógicas desenvolveram-se ao longo de seis semanas. O estudo fundamenta-se, do ponto de vista teórico, num quadro que inscreve o processo (complexo) que envolve saber ler, a importância de encorajar as crianças a serem leitores, a reflexão sobre o papel da escola e das bibliotecas escolares na formação de leitores competentes e na promoção de hábitos de leitura duradouros. |
id |
RCAP_1e1cecf0029cb00365ec837fecbbacb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17728 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Leitura no 1º cicloo contributo da biblioteca escolarPromoção da leitura no 1º ciclo do ensino básicoBiblioteca escolarRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioPromoting of reading in 1st cycle of basic educationSchool libraryO presente relatório tem como finalidade descrever e refletir sobre o trabalho de intervenção realizado durante o estágio numa escola do Ensino Básico. O tema escolhido foi a dinamização de uma biblioteca escolar e a sua articulação com a sala de aula, no sentido da promoção da leitura junto de alunos(as) de uma turma de 3ºano do Ensino Básico. Metodologicamente, o estudo segue uma abordagem do tipo investigação-ação baseada em experiências de ensino. As propostas pedagógicas desenvolveram-se ao longo de seis semanas. O estudo fundamenta-se, do ponto de vista teórico, num quadro que inscreve o processo (complexo) que envolve saber ler, a importância de encorajar as crianças a serem leitores, a reflexão sobre o papel da escola e das bibliotecas escolares na formação de leitores competentes e na promoção de hábitos de leitura duradouros.The purpose of the present study is to study the use of a school library in the classroom, in the elementar school the promotion of reading among students of a class of third grade of basic education is another goal to achieve. Methodologically, the study is a research-action approach based on educational experiments, including the educational school library resources. The study is based, from the theoretical point on a framework that is part of the complex process that involves reading, the importance of encouraging children to read, the role of the school and the school libraries in the development of competent readers and in the promotion of lasting reading habits.Pessoa, Ana MariaRepositório ComumMarques, Carla Madeira2017-01-26T15:14:22Z2014-1220152014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17728TID:201191679porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:32.295824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura no 1º ciclo o contributo da biblioteca escolar |
title |
Leitura no 1º ciclo |
spellingShingle |
Leitura no 1º ciclo Marques, Carla Madeira Promoção da leitura no 1º ciclo do ensino básico Biblioteca escolar Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Promoting of reading in 1st cycle of basic education School library |
title_short |
Leitura no 1º ciclo |
title_full |
Leitura no 1º ciclo |
title_fullStr |
Leitura no 1º ciclo |
title_full_unstemmed |
Leitura no 1º ciclo |
title_sort |
Leitura no 1º ciclo |
author |
Marques, Carla Madeira |
author_facet |
Marques, Carla Madeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pessoa, Ana Maria Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Carla Madeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção da leitura no 1º ciclo do ensino básico Biblioteca escolar Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Promoting of reading in 1st cycle of basic education School library |
topic |
Promoção da leitura no 1º ciclo do ensino básico Biblioteca escolar Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Promoting of reading in 1st cycle of basic education School library |
description |
O presente relatório tem como finalidade descrever e refletir sobre o trabalho de intervenção realizado durante o estágio numa escola do Ensino Básico. O tema escolhido foi a dinamização de uma biblioteca escolar e a sua articulação com a sala de aula, no sentido da promoção da leitura junto de alunos(as) de uma turma de 3ºano do Ensino Básico. Metodologicamente, o estudo segue uma abordagem do tipo investigação-ação baseada em experiências de ensino. As propostas pedagógicas desenvolveram-se ao longo de seis semanas. O estudo fundamenta-se, do ponto de vista teórico, num quadro que inscreve o processo (complexo) que envolve saber ler, a importância de encorajar as crianças a serem leitores, a reflexão sobre o papel da escola e das bibliotecas escolares na formação de leitores competentes e na promoção de hábitos de leitura duradouros. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12 2014-12-01T00:00:00Z 2015 2017-01-26T15:14:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/17728 TID:201191679 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/17728 |
identifier_str_mv |
TID:201191679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135344513253376 |