Leitura no 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Carla Madeira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17728
Resumo: O presente relatório tem como finalidade descrever e refletir sobre o trabalho de intervenção realizado durante o estágio numa escola do Ensino Básico. O tema escolhido foi a dinamização de uma biblioteca escolar e a sua articulação com a sala de aula, no sentido da promoção da leitura junto de alunos(as) de uma turma de 3ºano do Ensino Básico. Metodologicamente, o estudo segue uma abordagem do tipo investigação-ação baseada em experiências de ensino. As propostas pedagógicas desenvolveram-se ao longo de seis semanas. O estudo fundamenta-se, do ponto de vista teórico, num quadro que inscreve o processo (complexo) que envolve saber ler, a importância de encorajar as crianças a serem leitores, a reflexão sobre o papel da escola e das bibliotecas escolares na formação de leitores competentes e na promoção de hábitos de leitura duradouros.
id RCAP_1e1cecf0029cb00365ec837fecbbacb4
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17728
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leitura no 1º cicloo contributo da biblioteca escolarPromoção da leitura no 1º ciclo do ensino básicoBiblioteca escolarRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioPromoting of reading in 1st cycle of basic educationSchool libraryO presente relatório tem como finalidade descrever e refletir sobre o trabalho de intervenção realizado durante o estágio numa escola do Ensino Básico. O tema escolhido foi a dinamização de uma biblioteca escolar e a sua articulação com a sala de aula, no sentido da promoção da leitura junto de alunos(as) de uma turma de 3ºano do Ensino Básico. Metodologicamente, o estudo segue uma abordagem do tipo investigação-ação baseada em experiências de ensino. As propostas pedagógicas desenvolveram-se ao longo de seis semanas. O estudo fundamenta-se, do ponto de vista teórico, num quadro que inscreve o processo (complexo) que envolve saber ler, a importância de encorajar as crianças a serem leitores, a reflexão sobre o papel da escola e das bibliotecas escolares na formação de leitores competentes e na promoção de hábitos de leitura duradouros.The purpose of the present study is to study the use of a school library in the classroom, in the elementar school the promotion of reading among students of a class of third grade of basic education is another goal to achieve. Methodologically, the study is a research-action approach based on educational experiments, including the educational school library resources. The study is based, from the theoretical point on a framework that is part of the complex process that involves reading, the importance of encouraging children to read, the role of the school and the school libraries in the development of competent readers and in the promotion of lasting reading habits.Pessoa, Ana MariaRepositório ComumMarques, Carla Madeira2017-01-26T15:14:22Z2014-1220152014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17728TID:201191679porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:39Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:32.295824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leitura no 1º ciclo
o contributo da biblioteca escolar
title Leitura no 1º ciclo
spellingShingle Leitura no 1º ciclo
Marques, Carla Madeira
Promoção da leitura no 1º ciclo do ensino básico
Biblioteca escolar
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Promoting of reading in 1st cycle of basic education
School library
title_short Leitura no 1º ciclo
title_full Leitura no 1º ciclo
title_fullStr Leitura no 1º ciclo
title_full_unstemmed Leitura no 1º ciclo
title_sort Leitura no 1º ciclo
author Marques, Carla Madeira
author_facet Marques, Carla Madeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pessoa, Ana Maria
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Carla Madeira
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da leitura no 1º ciclo do ensino básico
Biblioteca escolar
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Promoting of reading in 1st cycle of basic education
School library
topic Promoção da leitura no 1º ciclo do ensino básico
Biblioteca escolar
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Promoting of reading in 1st cycle of basic education
School library
description O presente relatório tem como finalidade descrever e refletir sobre o trabalho de intervenção realizado durante o estágio numa escola do Ensino Básico. O tema escolhido foi a dinamização de uma biblioteca escolar e a sua articulação com a sala de aula, no sentido da promoção da leitura junto de alunos(as) de uma turma de 3ºano do Ensino Básico. Metodologicamente, o estudo segue uma abordagem do tipo investigação-ação baseada em experiências de ensino. As propostas pedagógicas desenvolveram-se ao longo de seis semanas. O estudo fundamenta-se, do ponto de vista teórico, num quadro que inscreve o processo (complexo) que envolve saber ler, a importância de encorajar as crianças a serem leitores, a reflexão sobre o papel da escola e das bibliotecas escolares na formação de leitores competentes e na promoção de hábitos de leitura duradouros.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
2015
2017-01-26T15:14:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17728
TID:201191679
url http://hdl.handle.net/10400.26/17728
identifier_str_mv TID:201191679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135344513253376