"A rua onde eu moro...": um projeto interdisciplinar no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7791 |
Resumo: | Num contexto em que outras áreas curriculares tendem a ser mais valorizadas nas práticas letivas do 1º Ciclo do Ensino Básico, o Programa deste nível de ensino continua a reconhecer à área curricular do Estudo do Meio as suas potencialidades como área promotora da interdisciplinaridade e, por isso, permitir o desenvolvimento das aprendizagens em todas as áreas do currículo. Assim, este estudo reflete sobre uma intervenção pedagógica em contexto de estágio numa sala de aula com 23 crianças do 2º ano de escolaridade, assente num projeto interdisciplinar com uma temática na área do Estudo do Meio: “A rua onde eu moro…”. As atividades desenvolvidas com as crianças e os conteúdos abordados pretenderam superar as barreiras disciplinares, concretizando objetivos próprios de cada área curricular, mas concorrendo de forma articulada para os objetivos do projeto. Este estudo adota uma perspetiva metodológica de investigação sobre a prática docente e tem como objetivo apresentar, interpretar e analisar todo o processo de desenvolvimento deste projeto interdisciplinar, sobre os seus resultados e relativamente ao envolvimento e interação dos seus atores. Com este projeto interdisciplinar foi possível desenvolver as aprendizagens em todas as áreas curriculares, verificar o empenhamento dos alunos nas propostas de trabalho, a cooperação e interajuda entre os alunos e a valorização do meio local. |
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"A rua onde eu moro...": um projeto interdisciplinar no 1º ciclo do ensino básicoProjeto interdisciplinarEstudo do meioPortuguêsMatemáticaExpressões1º Ciclo do ensino básicoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioInterdisciplinary projectEnvironmental studiesPortugueseMathematicsExpressions1st Cycle of basic educationNum contexto em que outras áreas curriculares tendem a ser mais valorizadas nas práticas letivas do 1º Ciclo do Ensino Básico, o Programa deste nível de ensino continua a reconhecer à área curricular do Estudo do Meio as suas potencialidades como área promotora da interdisciplinaridade e, por isso, permitir o desenvolvimento das aprendizagens em todas as áreas do currículo. Assim, este estudo reflete sobre uma intervenção pedagógica em contexto de estágio numa sala de aula com 23 crianças do 2º ano de escolaridade, assente num projeto interdisciplinar com uma temática na área do Estudo do Meio: “A rua onde eu moro…”. As atividades desenvolvidas com as crianças e os conteúdos abordados pretenderam superar as barreiras disciplinares, concretizando objetivos próprios de cada área curricular, mas concorrendo de forma articulada para os objetivos do projeto. Este estudo adota uma perspetiva metodológica de investigação sobre a prática docente e tem como objetivo apresentar, interpretar e analisar todo o processo de desenvolvimento deste projeto interdisciplinar, sobre os seus resultados e relativamente ao envolvimento e interação dos seus atores. Com este projeto interdisciplinar foi possível desenvolver as aprendizagens em todas as áreas curriculares, verificar o empenhamento dos alunos nas propostas de trabalho, a cooperação e interajuda entre os alunos e a valorização do meio local.In a context where other curriculum areas tend to be more valued in Semester practices of the 1st Cycle of Basic Education, the Program of this level of education continues to recognize to the curricular area of environmental studies its potential as a promoter of interdisciplinary area and therefore allow the development of learning in all curriculum areas. That way, this study reflects on a pedagogical intervention in the context of training in a classroom with 23 children in the 2nd grade, based on an interdisciplinary project with a theme in Environment Study area: "The street where I live ...". The activities developed with the children and the content covered, intended overcome disciplinary barriers, realizing own objectives of each curriculum area, but competing in an articulated manner to the project objectives. This study adopts a methodological perspective of research on teaching practice and aims to present, interpret and analyze the whole process of development of this interdisciplinary project on their results and the involvement and interaction of its actors. With this interdisciplinary project was possible to develop the learning in all curriculum areas, check the engagement of students in work proposals, cooperation and mutual aid among students and the valorization of the local environment.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalAlmeida, FernandoCruz, Carlos MoreiraRepositório ComumGomes, Carla Sofia Martins2015-02-20T14:09:11Z2014-092015-022014-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7791TID:203262310porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:22.651730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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