Recursos, ideias, concepção e realização material no alvorecer da música electrónica - o poème electronique de Edgard Varèse
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1128 |
Resumo: | O compositor Edgard Varèse (1883-1966) apregoou com frequência a necessidade de aproveitar, no domínio da criação e da investigação musical, dos recursos que surgiram com o desenvolvimento da electrónica. No entanto, apenas no final da sua vida teve acesso a esses recursos, ao ser convidado para compor a obra Poème Electronique para o Pavilhão Philips da Exposição Universal de Bruxelas (1958). A presente investigação teve com o objectivo reunir elementos de contextualização, factual e cronologicamente definidos, que permitam avaliar a articulação entre os progressos tecnológicos ao nível da electroacústica e dos instrumentos musicais electrónicos e os objectivos estéticos de Varèse, tomando como caso exemplar a realização material do Poème Electronique e reavaliando a m edida em que esta obra é um produto do seu tempo. ABSTRACT: Composer Edgard Varèse (1883-1966) often heralded the need to apply the resources that emerged along with the development of electronics, in the context of music creation and research. However, only towards the end of his life did he obtain access to such resources, as he was invited to compose Poème Electronique for the Philips Pavillion at the 1958 Brussels W orld Fair. This research aims to collect context elem ents, well defined as fac ts and in time, in order to evaluate the interconnections between technological progress in electroacoustics and electronic m usical instruments and the aesthetic purposes of Varèse, taking Poème Electronique’s material realization as a case study and reassessing the way this work is a product of its own time. |
id |
RCAP_1e41763781af555320e5d4082913a9fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1128 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Recursos, ideias, concepção e realização material no alvorecer da música electrónica - o poème electronique de Edgard VarèseMúsicaMúsica electroacústicaO compositor Edgard Varèse (1883-1966) apregoou com frequência a necessidade de aproveitar, no domínio da criação e da investigação musical, dos recursos que surgiram com o desenvolvimento da electrónica. No entanto, apenas no final da sua vida teve acesso a esses recursos, ao ser convidado para compor a obra Poème Electronique para o Pavilhão Philips da Exposição Universal de Bruxelas (1958). A presente investigação teve com o objectivo reunir elementos de contextualização, factual e cronologicamente definidos, que permitam avaliar a articulação entre os progressos tecnológicos ao nível da electroacústica e dos instrumentos musicais electrónicos e os objectivos estéticos de Varèse, tomando como caso exemplar a realização material do Poème Electronique e reavaliando a m edida em que esta obra é um produto do seu tempo. ABSTRACT: Composer Edgard Varèse (1883-1966) often heralded the need to apply the resources that emerged along with the development of electronics, in the context of music creation and research. However, only towards the end of his life did he obtain access to such resources, as he was invited to compose Poème Electronique for the Philips Pavillion at the 1958 Brussels W orld Fair. This research aims to collect context elem ents, well defined as fac ts and in time, in order to evaluate the interconnections between technological progress in electroacoustics and electronic m usical instruments and the aesthetic purposes of Varèse, taking Poème Electronique’s material realization as a case study and reassessing the way this work is a product of its own time.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:32:34Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1128porBento, Pedro Manuel Branco dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:27:09Zoai:ria.ua.pt:10773/1128Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:27:09Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos, ideias, concepção e realização material no alvorecer da música electrónica - o poème electronique de Edgard Varèse |
title |
Recursos, ideias, concepção e realização material no alvorecer da música electrónica - o poème electronique de Edgard Varèse |
spellingShingle |
Recursos, ideias, concepção e realização material no alvorecer da música electrónica - o poème electronique de Edgard Varèse Bento, Pedro Manuel Branco dos Santos Música Música electroacústica |
title_short |
Recursos, ideias, concepção e realização material no alvorecer da música electrónica - o poème electronique de Edgard Varèse |
title_full |
Recursos, ideias, concepção e realização material no alvorecer da música electrónica - o poème electronique de Edgard Varèse |
title_fullStr |
Recursos, ideias, concepção e realização material no alvorecer da música electrónica - o poème electronique de Edgard Varèse |
title_full_unstemmed |
Recursos, ideias, concepção e realização material no alvorecer da música electrónica - o poème electronique de Edgard Varèse |
title_sort |
Recursos, ideias, concepção e realização material no alvorecer da música electrónica - o poème electronique de Edgard Varèse |
author |
Bento, Pedro Manuel Branco dos Santos |
author_facet |
Bento, Pedro Manuel Branco dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bento, Pedro Manuel Branco dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Música electroacústica |
topic |
Música Música electroacústica |
description |
O compositor Edgard Varèse (1883-1966) apregoou com frequência a necessidade de aproveitar, no domínio da criação e da investigação musical, dos recursos que surgiram com o desenvolvimento da electrónica. No entanto, apenas no final da sua vida teve acesso a esses recursos, ao ser convidado para compor a obra Poème Electronique para o Pavilhão Philips da Exposição Universal de Bruxelas (1958). A presente investigação teve com o objectivo reunir elementos de contextualização, factual e cronologicamente definidos, que permitam avaliar a articulação entre os progressos tecnológicos ao nível da electroacústica e dos instrumentos musicais electrónicos e os objectivos estéticos de Varèse, tomando como caso exemplar a realização material do Poème Electronique e reavaliando a m edida em que esta obra é um produto do seu tempo. ABSTRACT: Composer Edgard Varèse (1883-1966) often heralded the need to apply the resources that emerged along with the development of electronics, in the context of music creation and research. However, only towards the end of his life did he obtain access to such resources, as he was invited to compose Poème Electronique for the Philips Pavillion at the 1958 Brussels W orld Fair. This research aims to collect context elem ents, well defined as fac ts and in time, in order to evaluate the interconnections between technological progress in electroacoustics and electronic m usical instruments and the aesthetic purposes of Varèse, taking Poème Electronique’s material realization as a case study and reassessing the way this work is a product of its own time. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01T00:00:00Z 2005 2011-04-19T13:32:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1128 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543367500759040 |