Música concreta integrada no curso secundário artístico especializado de música
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13627 |
Resumo: | As ferramentas de edição e as técnicas de manipulação de áudio representam, nos dias de hoje, um vasto leque de possibilidades produtivas, devidamente estudadas e contextualizadas, no âmbito da criação e da organização sonora. Alicerçado na herança deixada por Pierre Schaeffer e no desenvolvimento da Música Concreta, este estudo procura situar as ferramentas informáticas destinadas à edição e manipulação de áudio e a estética musical adjacente às mesmas, no Plano de Estudos do Curso Secundário Artístico Especializado de Música. A ausência de competências informáticas e de conteúdos associados às correntes musicais mobilizadas por meios electrónicos, após uma análise minuciada das Componentes de Formação do aluno e dos respetivos Planos de Estudos, conduziu à criação da disciplina de Tecnologias e Física da Música na Academia de Música e Dança do Fundão e no Conservatório Regional de Castelo Branco. Integrada na planificação a longo prazo da disciplina supracitada está a Unidade Didática de manipulação de áudio e Música Concreta, com vista à aquisição de competências nos domínios da captação, edição e transformação sonora, usando para tal software especializado de utilização livre. Através desta Unidade Didática, pretende-se com este trabalho contribuir para o enriquecimento do Plano de Estudos do Curso Secundário Artístico Especializado de Música, assim como, perceber a pertinência e a utilidade destas competências no perfil geral do aluno, tendo em conta o seu carácter multidisciplinar. O estudo decorreu, paralelamente nas duas instituições de ensino, durante o 1º período do ano letivo de 2013/14, contando com a participação ativa de 13 alunos. Durante o período letivo foram demonstradas ferramentas informáticas, apresentados conteúdos associados à física do som e contextualizadas as estéticas e os autores predominantes das temáticas em estudo. O conceito de competência durante este trabalho assenta no paradigma do “saber em uso”, promovendo uma atividade letiva em formato de laboratório de cariz prático e criativo. Este saber fazer proporcionou aos alunos a realização de vários trabalhos sonoros originais, anexados em formato áudio neste documento, assim como a captação e edição de audições, recitais e concertos desenvolvidos nas respetivas escolas. De modo a perceber o impacto da Unidade Didática nos alunos e algumas questões de índole funcional das aulas e das escolas envolvidas, os participantes no estudo foram alvo de uma entrevista individual no final do processo, de modo a recolher opiniões e testemunhos avaliativos sobre os conteúdos, as competências adquiridas e os recursos utilizados. |
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Música concreta integrada no curso secundário artístico especializado de músicaEnsino de músicaMúsica concretaMúsica electroacústicaEdição - MúsicaEstética musicalComposição musicalTécnicas musicaisNovas tecnologiasAs ferramentas de edição e as técnicas de manipulação de áudio representam, nos dias de hoje, um vasto leque de possibilidades produtivas, devidamente estudadas e contextualizadas, no âmbito da criação e da organização sonora. Alicerçado na herança deixada por Pierre Schaeffer e no desenvolvimento da Música Concreta, este estudo procura situar as ferramentas informáticas destinadas à edição e manipulação de áudio e a estética musical adjacente às mesmas, no Plano de Estudos do Curso Secundário Artístico Especializado de Música. A ausência de competências informáticas e de conteúdos associados às correntes musicais mobilizadas por meios electrónicos, após uma análise minuciada das Componentes de Formação do aluno e dos respetivos Planos de Estudos, conduziu à criação da disciplina de Tecnologias e Física da Música na Academia de Música e Dança do Fundão e no Conservatório Regional de Castelo Branco. Integrada na planificação a longo prazo da disciplina supracitada está a Unidade Didática de manipulação de áudio e Música Concreta, com vista à aquisição de competências nos domínios da captação, edição e transformação sonora, usando para tal software especializado de utilização livre. Através desta Unidade Didática, pretende-se com este trabalho contribuir para o enriquecimento do Plano de Estudos do Curso Secundário Artístico Especializado de Música, assim como, perceber a pertinência e a utilidade destas competências no perfil geral do aluno, tendo em conta o seu carácter multidisciplinar. O estudo decorreu, paralelamente nas duas instituições de ensino, durante o 1º período do ano letivo de 2013/14, contando com a participação ativa de 13 alunos. Durante o período letivo foram demonstradas ferramentas informáticas, apresentados conteúdos associados à física do som e contextualizadas as estéticas e os autores predominantes das temáticas em estudo. O conceito de competência durante este trabalho assenta no paradigma do “saber em uso”, promovendo uma atividade letiva em formato de laboratório de cariz prático e criativo. Este saber fazer proporcionou aos alunos a realização de vários trabalhos sonoros originais, anexados em formato áudio neste documento, assim como a captação e edição de audições, recitais e concertos desenvolvidos nas respetivas escolas. De modo a perceber o impacto da Unidade Didática nos alunos e algumas questões de índole funcional das aulas e das escolas envolvidas, os participantes no estudo foram alvo de uma entrevista individual no final do processo, de modo a recolher opiniões e testemunhos avaliativos sobre os conteúdos, as competências adquiridas e os recursos utilizados.The editing tools and techniques for manipulating audio typify, nowadays, a wide range of production possibilities, properly researched and contextualized within the creation and organization of sound. Based upon the legacy of Pierre Schaeffer and in the development of Concrete Music, this study seeks to situate the software tools designed for editing and manipulating audio and music aesthetics adjacent thereto, in the Syllabus of Secondary Artistic Specialized Music Course. The lack of digital skills and content associated to musical currents mobilized by electronic means, after a thorough analysis of Training Components of the student and the respective Plans of Study, led to the creation of the subject of Physics and Technology of Music in the Academy of Music and Dance of Fundão and in the Regional Conservatory of Castelo Branco. Integrated in the long-term planning of the aforementioned discipline is the Didactic Unit of handling audio and Concrete Music, with the purpose of acquiring competence in capturing, editing and sound processing, using for such specialized software for free use. Through this Didactic Unit, the aim of this work is to contribute to the enrichment of the Syllabus of the Secondary Artistic Specialized Music Course, as well as realize the relevance and the usefulness of these skills in the general profile of the student, taking into account its multidisciplinary character. The study took place in parallel in the two schools during the 1st period of the school year 2013/14, with the active participation of 13 students. During the term time not only IT tools were presented, associated with the physics of sound content, but also contextualized aesthetic and authors of the predominant themes in the study were demonstrated. The concept of competence for this work is based on the paradigm of "knowledge in use", promoting a teaching activity in practical and creative nature lab format. This know-how has provided students performing several original sound works, audio format attached in this document, as well as capturing and editing auditions, recitals and concerts developed in their respective schools. In order to understand the impact of the Didactic Unit in students and some functional issues of character classes and schools involved, the participants in the study were subjected to a personal interview at the end of the process, in order to gather opinions and evaluative statements about the contents, the skills and the resources used.Universidade de Aveiro2015-03-16T18:46:19Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13627TID:201573245porSilva, Duarte Paulo Dinis dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:51Zoai:ria.ua.pt:10773/13627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:26.915678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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